Devido a pandemia, o mercado imobiliário acabou sendo um dos mais afetados negativamente, e isso fez com que diversas soluções fossem encontradas para suprir as necessidades desse mercado, entre elas, é claro que temos o avanço da tecnologia, que assim como em uma empresa de aplicação de manta asfáltica, acabou sendo crucial para trazer conforto dentro do setor imobiliário.
Corretores de imóveis tiveram que se adaptar e novas tendências foram surgindo para conseguir atender as altas demandas e fazer com que esse segmento continuasse evoluindo e entregando valor para seus clientes.
Mas se você ainda não conhece os impactos e as tendências trazidas pela tecnologia fique tranquilo, no texto de hoje separamos 5 tendências tecnológicas que mudaram por completo o mercado imobiliário, bora conferir? Vamos lá!
-
Realidade Aumentada no mercado imobiliário
Começamos nossa lista com a Realidade Aumentada, essa que é uma tendência tecnológica extremamente comum e considerada ideal dentro do mercado imobiliário, em primeiro lugar você pode acessar as informações sobre a propriedade que estiverem “a venda” sem precisar necessariamente de um corretor imobiliário.
Além disso, você precisa apenas do seu dispositivo móvel para ver como é o interior da casa, realizar possíveis mudanças, adicionar móveis, e muito mais, tudo de maneira virtual, o que faz com que você tenha uma noção muito melhor e mais assertiva de como ficará a sua futura residência, e o melhor, a RA pode ser usada durante todas as etapas do imóvel, ou seja, você pode acompanhar de perto, cada passo da criação da sua casa ou do seu escritório que vende bomba centrífuga.
-
Processo totalmente online incluindo a assinatura digital
Antes considerado um dos grandes empecilhos do mercado imobiliário, nos dias de hoje a grande tendência é de que, toda a compra e venda de um imóvel possa ser feito de maneira totalmente virtual, sem precisar de toda a papelada física que dava uma enorme dor de cabeça para todo mundo.
Todo processo passou a ser executado de forma remota, desde a montagem do contrato até mesmo a assinatura digital, encurtando o prazo de que antes era de até 15 dias úteis para apenas 1, além de trazer facilidade e praticidade.
-
Mapeamento de projeções e hologramas 3D
Fazer uma projeção de como pode estar o seu novo imóvel é o sonho de muitas pessoas, e é claro que isso pode ser concretizado, além da RA, o mapeamento de projeções e os hologramas 3D, fornecem para o consumidor muito mais noção e visualização de como irá ficar a sua futura casa.
Através dessas ferramentas, é possível enxergar a projeção de uma casa mesmo ela estando na planta, acompanhando todo o processo e vendo como ela vai ficar após estar pronta, disponibilizando possíveis alterações no meio do caminho.
-
Utilização de aparelhos de realidade virtual
A realidade virtual é uma tecnologia já conhecida por muitas pessoas e ela disponibiliza que, um usuário faça uma visita em um imóvel de seu interesse sem necessariamente, estar presente por lá, ou seja, é como se fosse um tour totalmente virtual.
Isso facilita e muito na hora de marcar uma visita, economizando tempo e dinheiro tanto do corretor quanto do cliente que vai visitar o imóvel, fazendo com que tudo ocorra de forma virtual, facilitando a visita e deixando todo o processo para conhecer o quadro de distribuição muito mais prático.
-
Metaverso no mercado imobiliário
O metaverso é a tecnologia do momento, se você ligar a televisão ou abrir algum site de notícias provavelmente verá algo sobre ela, essa tecnologia vem crescendo muito dentro do mercado imobiliário muito por conta dos terrenos virtuais. Para quem não conhece, o metaverso é como se fosse um universo totalmente digital, onde as pessoas criam seus próprios avatares e vivem como se fosse uma segunda vida.
Isso faz com que o mercado imobiliário seja beneficiado através dele, afinal, muitas pessoas estão buscando comprar terrenos virtuais e montar suas próprias casas dentro do metaverso, o que faz com que abra um novo mercado imobiliário.
O que achou do texto de hoje? Caso tenha curtido não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos, até a próxima!
Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.