06 áreas de atuação para quem deseja prosperar no mercado imobiliário

O mercado imobiliário oferece várias funções e especializações para quem deseja uma carreira próspera e cheia de experiências. Confira algumas delas!

Mesmo com a perspectiva de aquecimento da economia e do aumento das vendas de imóveis para este ano, ainda existem no Brasil um grande número de pessoas em busca de recolocação ou mesmo de ingressar em uma carreira.

O mercado imobiliário é uma boa opção para quem encontra-se nesta condição pois apresenta várias possibilidades de atuação e de especialização que permitem ao profissional uma boa remuneração e uma carreira consistente.

Confira aqui algumas dessas possibilidades:

Corretor de Imóveis:

Sim, parece óbvio que o corretor de imóveis seja a primeira opção quando falamos neste mercado. Mas como corretor é possível escolher atuar em diversas áreas como:

– Locação: atuando como facilitador na busca de novos endereços por parte de pessoas que ainda não irão comprar um imóvel;

– Comercial: os imóveis comerciais de salas e coworks consistem em uma grande fatia do mercado. Corretores especializados neste segmento costumam conseguir atrair grandes investidores que preferem negociar com segurança e com quem realmente conhece este tipo de imóvel.

– Loteamento: Corretores de loteamentos possuem a capacidade de materializar a simples visão de um terreno em uma casa construída em meio a vários  diferenciais de um novo bairro. Aqueles que possuem essa habilidade possuem uma carreira sólida vendendo bem todas as épocas do ano.

Existem ainda corretores especializados em lançamentos, em imóveis prontos além daqueles que sentem-se bem em trabalhar em todas estas áreas. De qualquer forma, atuar como corretor é sempre uma excelente oportunidade.

Administrador de imóveis

A administração de imóveis e condomínios requer múltiplas habilidades. Profissionais formados em gestão imobiliárias, contabilidade ou direito possuem o conhecimento técnico necessários para exercer esta função. São algumas das atividades do administrador de imóveis:

– Gestão da locação: tendo recebido do proprietário a autorização para gerir seus bens, é responsabilidade do administrador o recebimento de alugueis e manutenção do imóvel. Geralmente é cobrado um percentual do aluguel como remuneração

– Gestão de condomínios: receber o valor do condomínio, aplicar este valor e apresentar os balanços e resultados para os demais condomínios estão entre as funções do administrador. Não é uma tarefa fácil, mas um bom gestor é capaz de receber um bom valor pela sua capacidade de organização.

– Resolução de disputas: o administrador de imóveis é o profissional que busca soluções amigáveis para disputas familiares e até ações judiciais que envolvam um imóvel.

Advogado Imobiliário

O advogado especialista em ações imobiliárias é um profissional disputado e com agenda quase sempre cheia. O seu conhecimento é capaz de permitir segurança nos contratos e também lidar com situações onde seja necessário a intervenção de um profissional como este.

Montar um escritório com esta especialização ou atuar em uma imobiliária ou construtora que internalizam este tipo de serviço são as maneiras de trabalhar com direito imobiliário.

Perito avaliador

A avaliação de um imóvel só tem validade quando realizada por um perito, diplomado pelo CRECI e com sua atuação sendo reconhecida pela entidade por pelo menos 02 anos.

O avaliador é remunerado pelos laudos produzidos segundo seu conhecimento técnico e disponibilizado para empresas e pessoas que precisam destas informações para venda ou mesmo para fins de inventário por exemplo. Qualquer avaliação feita de outra maneira não possui valor legal.

Gestor de fundos imobiliários

O gestor de fundos imobiliários é um profissional que possui a responsabilidade de gerenciar as carteiras de investidores. É ele quem negocia em nome de empresas ou dos próprios investidores e decide sobre o patrimônio de seus clientes.

É também sua responsabilidade o recolhimento de impostos e taxas sobre os imóveis geridos por ele. Saber muito sobre rentabilidade de fundos e aplicações é um grande diferencial, por isso, ex-bancários costumam se dar bem como Gestores de Fundos Imobiliários.

Especialista em Prospecção

Este profissional recebe a missão de buscar imóveis segundo a característica determinada por construtoras ou incorporadoras. É comum encontrar especialistas em prospecção atuando na área de loteamentos, onde grandes áreas são necessárias para viabilidade dos empreendimentos e conhecimentos sobre as leis relacionadas a ocupação do solo nos municípios de atuação.

Como um corretor de imóveis, o prospector recebe comissões sobre o valor total do negócio fechado, o que costuma valer muito a pena financeiramente.

As variadas áreas apresentadas aqui apresentam sempre o corretor de imóveis como um profissional que possui várias habilidades. Nem todas as pessoas possuem estas habilidades ou mesmo competências para atuar.

Mas é preciso ter em mente que em qualquer que seja a função, é preciso ser credenciado ao CRECI para atuar legalmente na intermediação imobiliária.

Conhece algum outro tipo de função ou especialidade no mercado imobiliário? Compartilhe aqui nos comentários. Alguém que busca uma nova oportunidade pode se identificar e começar uma nova carreira.

Por: Denis Levati

Fonte: Blog suahouse

Deixe seu comentário