Veja como encontrar parcerias imobiliárias e por que elas são importantes

Fazer parcerias imobiliárias pode ser uma ótima forma de se destacar no mercado imobiliário e alcançar melhores resultados, fortalecendo-se também contra as ações da concorrência.

Mas, nem todos os players do mercado imobiliário hoje sabem como buscar por essas parcerias ou entendem como elas funcionam ou deveriam funcionar. Como então utilizar-se dessa estratégia?

No post de hoje, nosso objetivo é mostrar para você como aplicar os conceitos de parceria imobiliária e melhorar os seus resultados no mercado. Então continue conosco e boa leitura!

O que é uma parceria imobiliária

Vender, independentemente do momento econômico, é sempre um desafio, por isso, o corretor e a imobiliária devem estar prontos para enfrentá-lo utilizando criatividade e boas estratégias.

Nos últimos anos, a tecnologia tem se mostrado uma boa parceira, promovendo várias formas de atingir o cliente e buscar por produtos que possam atender a demanda.

Porém, bons corretores vão além do comum e se esforçam ao máximo para atingir a satisfação dos consumidores e fechar um negócio, sendo que a parceria imobiliária se apresenta como uma estratégia muito interessante para isso.

É comum que uma imobiliária conte com a confiança de um cliente e seja procurada para conduzir um processo de compra, mas não possa dispor do produto que ele procura em seu portfólio. Nesse contexto surge o conceito de parceria imobiliária.

Para não perder o cliente, a imobiliária pode buscar fechar um acordo com outra empresa que conte com produtos que estejam de acordo com essa busca, sendo que a parceria pode acontecer de forma ocasional, como em um caso específico, ou de maneira duradoura.

Por exemplo, duas imobiliárias com focos diferentes, residencial e comercial, podem auxiliar uma a outra sempre que receber uma requisição de um cliente que não esteja dentro de seu escopo.

Isso permite que elas conservem a fidelidade do cliente, mesmo sem a capacidade de atender diretamente a sua solicitação, ao mesmo tempo em que mantêm sua competitividade.

Quais os critérios de uma boa parceria imobiliária

Uma parceria imobiliária pode ser uma ótima forma de melhorar seus serviços, mas é preciso ficar muito atento aos parceiros escolhidos, afinal, eles trabalharão diretamente com seu cliente e podem prejudicar sua imagem. Veja alguns aspectos importantes para avaliar as alternativas.

Escolha parcerias centradas no cliente

O primeiro passo é escolher imobiliárias centradas no cliente e antenadas com as inovações do mercado e as novas tecnologias, prontas para atender as demandas do novo consumidor digital.

É preciso lembrar que elas terão contato direto com o seu cliente, e, caso ele tenha uma experiência ruim, poderá associar esse problema à imagem de sua imobiliária.

Obtenha referências do parceiro

Podem existir várias imobiliárias na região em que você atua, se falamos de cidades grandes, são vários players disponíveis. Realizar uma pesquisa para buscar qual deles pode ser a melhor parceira é fundamental antes de entrar em contato direto.

Crie regras de comissão

Em uma parceria imobiliária, pode-se realizar a divisão de comissão, afinal, a equipe de corretores do parceiro também pode ter se envolvido em todo o processo de venda.

Para que não haja problemas, é preciso estabelecer regras muito claras de comissionamento por vendas e negócios fechados, a fim de que ninguém se sinta prejudicado. Isso garante uma relação sólida entre os colaboradores.

Seja transparante

É sempre interessante deixar claro para o cliente, que o negócio está sendo realizado com o apoio de outra empresa, esclarecendo os motivos que levaram a essa necessidade, como a especificidade de seu pedido.

Seja solícito

A parceria é uma via de mão dupla, ou seja, você pode precisar de apoio em determinado momento, mas também pode ser acionado pelo seu parceiro para a busca de um determinado imóvel.

Nesse caso, é necessário ser solícito e cumprir com o que foi acordado anteriormente, buscando entregar a mesma experiência que sua empresa procura dispor aos seus próprios clientes.

Verifique o credenciamento dos corretores

Outro ponto muito importante é que você deve estar atento ao credenciamento dos corretores junto ao CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o que atesta que todos são profissionais realmente qualificados.

Entenda como ela usa a tecnologia

Empresas que utilizem softwares de relacionamento com o cliente, nas quais os corretores estão mais familiarizados com a tecnologia, podem gerar um maior retorno e melhorar a fluidez da informação entre os parceiros.

Quais as vantagens de uma parceria imobiliária

A parceria é uma ótima forma de ganhar mercado aos poucos e se destacar do restante da concorrência, sendo benéfico para ambos os lados envolvidos. Entre as principais vantagens estão:

Fidelização do cliente

Conseguir a lealdade do consumidor não é uma tarefa simples. Caso ele busque por uma opção e a imobiliária não possua, pode ser que ele considere isso uma má experiência, prejudicando a relação.

As parcerias permitem que sua empresa possa sempre atender as solicitações de seu cliente e garantir a sua fidelidade.

Rapidez na entrega

Quando você conta com uma parceria especializada em entregar opções de imóvel dentro daquilo que seu cliente busca, todo o processo de entrega fica muito mais rápido e as chances de negócio ficam maiores.

O resultado final é um cliente muito mais satisfeito e maior efetividade dos corretores, que podem se dedicar mais aos clientes e gerar vários negócios.

Maior quantidade de imóveis em sua carteira

Contar com poucos imóveis é reduzir suas chances de fechar negócios, pois, muitas vezes, pode ser que você não tenha em seu catálogo as opções que os clientes buscam.

Uma parceria pode ser uma ótima forma de melhorar suas alternativas, economizando o tempo necessário para a captação de imóveis, uma oportunidade viável para novas imobiliárias, que ainda estão iniciando suas atividades.

Melhoria da experiência profissional

Principalmente em imobiliárias novas, pode ser que o time de corretores ainda não esteja maduro, o que prejudica seus resultados. Ao firmar parceria com uma equipe mais experiente, ela pode absorver conhecimento e melhorar.

Além disso, ao formar uma rede de parcerias, com várias outras imobiliárias, seus corretores poderão se atualizar e tirar dúvidas com profissionais bem mais experientes a qualquer momento.

Firmar parcerias imobiliárias pode ser a chave para o crescimento do seu negócio e o desenvolvimento dos profissionais que atuam em sua imobiliária, além de gerar mais possibilidades de negócio.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Vamos adorar esclarecer quaisquer questionamentos seu! Deixe um comentário neste conteúdo e vamos discutir sobre o assunto!

Fonte: Moving Imóveis

Deixe seu comentário