O que uma Persona pode fazer pela sua empresa?

Conhecer bem o seu cliente é essencial para que possa oferecer a ele o que precisa, no melhor momento possível.

Isso ajuda as empresas a conseguirem mais vendas e fidelizar consumidores que vão trabalhar ao seu favor, evangelizando o público e trazendo mais clientes. Entretanto, a principal dificuldade que esse assunto causa é como saber encontrar esses clientes ideais.

Conhecer os compradores não é a coisa mais fácil do mundo de se fazer, mas pode ser simplificada usando de estratégias como a Persona.

Essa é uma ferramenta que te auxilia a conhecer a fundo o seu cliente e preparar sua empresa para um foco total no consumidor. O que acha de aprender tudo sobre o tema neste conteúdo?

Boa leitura!

O que é Persona?

Você com certeza conhece bem seu melhor amigo, certo? Sabe sobre seus gostos, preferências, dores e mais uma série de informações. O quão maravilhoso seria se você pudesse ser melhor amigo dos seus clientes?

Pois bem, é quase isso que a persona oferece!

Podemos entender a persona como sendo uma representação do cliente ideal de uma empresa. Sendo feita com base em dados reais do público, ela é uma ferramenta muito confiável e útil.

Ela vai funcionar fornecendo informações para que você possa entender e escolher as melhores estratégias e campanhas que vão funcionar com os seus clientes em específico. Os resultados disso são uma grande otimização de tempo, esforços e dinheiro, já que saberá com exatidão onde investir.

A persona parece ser a estratégia dos sonhos, e realmente é. Isso porque além de, por si só, já contribuir infinitamente para as marcas, ela também auxilia outras estratégias a terem um melhor desempenho. Uma delas é o Plano de Marketing, que vamos ver com mais detalhes agora!

Persona x Plano de Marketing

Entendemos por plano de marketing a estratégia que vai mapear o ambiente interno e externo de uma empresa, bem como seus clientes, a fim de encontrar brechas nas quais pode se infiltrar e conquistar mais o mercado.

Essa é uma definição bem simples, pois na realidade esse planejamento é uma ferramenta mais complexa e dividida em várias partes. Caso queira se aprofundar no assunto, acesse nosso conteúdo sobre o tema aqui!

Mas voltando a falar de personas, onde elas se encaixam nessa história?

O plano de marketing tem um grande objetivo final, escolher qual a melhor estratégia para fazer as campanhas de marketing de uma marca terem bons resultados.

Para que possa acertar em cheio, é preciso saber algumas informações cruciais sobre seus clientes, como os canais de comunicação que mais usa, suas dores, necessidades e até mesmo as objeções que eles têm contra a sua empresa. E adivinhe só, é a persona que fornece tudo isso!

Ao estruturar uma persona a partir dos dados reais de seus clientes, terá segurança para escolher as melhores estratégias para sua marca sem medo de estar errando ou desperdiçando tempo e dinheiro.

Não apenas para o plano de marketing que a persona é útil. Ela se encaixa em praticamente todas as estratégias de marketing digital por aí, desde de marketing de conteúdo até customer success.

Agora que já sabemos sobre as vantagens de se ter uma persona em sua marca, resta saber: como encontrar o cliente ideal?

Como fazer uma Persona?

Antes de começarmos a detalhar os passos para fazer uma persona, há um detalhe que precisamos dar atenção.

Diferente do que se possa pensar, uma empresa quase nunca consegue resumir seus clientes em apenas uma persona. Por conta da diversidade de de suas características, é comum que se precise de 2 ou mais para abranger todo o público. Por isso indicamos que mantenha suas pernas em até 4 clientes ideais.

Desse modo conseguirá gerenciar todos eles e criar mais identificação com os consumidores.

Com isso estabelecido, vamos aos passos:

  1. Conhecer o cliente

A primeira etapa do processo de criação de persona é a identificação de informações sobre o seu público.

Para essa coleta de dados vale usar desde entrevistas e pesquisas, até mesmo ferramentas online como Google Analytics, Google Trends e Facebook Insights.

O importante nesse primeiro momento é coletar o máximo de informações possíveis dos seus clientes. É a partir delas que vamos não somente sermos capazes de desenvolver a persona, como também descobrir quantos consumidores ideais uma empresa precisa.

Caso ache essa etapa muito complicada e trabalhosa, pode recorrer a softwares de criação de personas espalhados por aí, como é o caso do Jornio, que cria o seu cliente ideal automaticamente.

  1. Desenvolva a persona

Uma vez com os dados em mãos, é hora de organizar a persona. Para isso, basta usar templates para preencher as lacunas.

Sabemos que existem inúmeros modelos diferentes de persona pela internet, cada um com sua própria lista de dados a serem preenchidos. Mas para facilitar, selecionamos as informações que não podem faltar para que saiba por onde começar.

  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Status Civil
  • Profissão
  • Renda
  • Dores
  • Necessidade
  • Objetivos
  • Objeções a sua empresa
  • Marcas que admira
  • Canais de comunicação que mais utiliza
  • Storytelling

Caso ache que precisa de mais dados, fique à vontade. Quanto mais informação melhor!

  1. Revise a persona

 

Por ser baseada em dados reais, a persona funciona como nós e é extremamente mutável, se alterando com o passar do tempo.

Para garantir que ela ainda é válida, revise sua persona constantemente. A periodicidade dessa revisão pode variar de acordo com as necessidades da empresa, mas sugerimos que seja feita ao menos uma vez ao ano!

Conclusão

Ter uma persona na sua empresa é a chave para conseguir conquistar mais clientes.

Foque seus esforços no que importa e encontre seu cliente ideal de forma simples e muito rentável. Agora que já sabe como, o que está esperando?

Deixe seu comentário