O mercado imobiliário já mostra sinais de desaceleração

Banner do Brokers com convite para cadastro e vantagens exclusivas

O pessimismo visto nos últimos meses entre investidores e analistas quanto ao desempenho do mercado imobiliário foi atestado com a divulgação dos dados operacionais das principais construtoras e incorporadoras do país.

Das seis companhias que representam o setor no Ibovespa, cinco registraram queda nas vendas contratadas, enquanto apenas uma apurou alta nos lançamentos na comparação com igual trimestre em 2011.

Os lançamentos imobiliários no Brasil amarguram quedas em torno de 30%, 50% e até 80% em relação ao mesmo período de 2011. As construtoras fizeram estimativas baseadas no sucesso em vendas do ano passado, mas tiveram que reavaliar os projetos para o 2º semestre de 2012, priorizando a venda dos seus estoques. “Aquela situação era fora da realidade, tinha lançamento que era vendido todo no fim de semana, isso era fora da realidade”, afirma Eduardo Zylberstajn, economista – Fipe.

Estes dados refletem diretamente no mercado da construção civil, o qual outrora atraia investidores dos mais diferentes segmentos devido ao superaquecimento do setor, agora acumula decepções devido à desaceleração nas vendas de imóveis novos.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Muitas empresas do setor imobiliário tem procurado diminuir os custos operacionais ao máximo, tendo em vista do baixo fluxo de fechamento de negócios.

Segundo a Corretora de Imóveis Yara. “Há procura por imóveis, entretanto, os compradores tem feito propostas muito abaixo do valor para venda, alegando que o preço dos imóveis estão inflacionados, enquanto os vendedores resistem em rever o valor dos mesmos”.

Até mesmo a profissão de Corretor de Imóveis considerada a poucos meses atrás como “a profissão do momento”, já começa a ser reavaliada pelos novos interessados no segmento, que pensavam começar a trabalhar e em pouco tempo ter uma renda acima da média paga pelo mercado em geral.

“O mercado imobiliário esta baixando a poeira e voltando ao normal, o boom já está passando. Nos últimos 2 anos foram vendidos milhares de imóveis, resultando hoje na diminuição da quantidade de clientes para uma determinada faixa de preço. O que normalmente tem acontecido é que os compradores querem comprar um determinado imóvel, mas a renda dos mesmos não os possibilitam fechar negócio”. Diz James Antônio Gomes – pres. Sind. Corretores de Imóveis-MS.

Artigo enviado por: Wilson Coelho
Deixe seu comentário