O Mercado ficou mais difícil ? Busque novos caminhos !

2014 não está sendo fácil para ninguém no mercado imobiliário. O Carnaval veio tarde, agora temos a Copa do Mundo e daqui a alguns meses eleições. Os anos de crédito mais fácil para a população e vendas abundantes definitivamente ficaram para trás.

O corretor (como sempre) precisa vender mês após mês, e dadas as circunstâncias atuais do mercado, precisa pensar em novas maneiras de vender, precisa fazer algo diferente. A internet é o caminho mais óbvio para isso, mas, como ?

Existem centenas de sites relacionados ao mercado imobiliário e me arriscaria a dizer que a maior parcela do tempo e dinheiro investidos pelos corretores na Internet vai para sites de classificados – estratégia muito comum mas pouco efetiva. É verdade que os principais classificados na web possuem enormes audiências, mas é também verdade que não apresentam informações confiáveis sobre cada imóvel anunciado (afinal, para o classificado, quanto mais anúncios melhor o que leva a muitos anúncios para o mesmo imóvel) e não permitem ao corretor avaliar se o dinheiro investido nos anúncios gerou o retorno desejado.

Outro tipo de site relacionado ao mercado imobiliário é aquele que se propõe a montar redes de corretores, de modo que um corretor possa interagir com vários outros, ampliando sua oferta de imóveis e aumentando suas chances de vender. O Corretor da Vez, por exemplo, oferece esta possibilidade gratuitamente ao corretor com um adicional que considero muito interessante: acesso direto ao estoque das principais Incorporadoras.

Em São Paulo, por exemplo, já há várias Incorporadoras ligadas à plataforma e a tendência é que haja cada vez mais, já que elas estão com estoques elevados e com dificuldade de realizar vendas, por todos os motivos já citados anteriormente.

Em resumo: tempos difíceis nos forçam a buscar novos caminhos. Converse com seus colegas corretores, pergunte suas experiências com sites especializados, busque parcerias, soluções. Há um ditado popular que ilustra bem o momento: “Se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, vamos continuar obtendo o que sempre obtivemos”.

E você já faz parte do Corretor da Vez?

Deixe seu comentário