Cartão de crédito lançado pela Caixa reduz a burocracia no processo de locação e deve ampliar a oferta de imóveis
Regiane Soares von Atzingen
Agência BOM DIA
Duas boas notícias devem movimentar o mercado imobiliário a partir de 2011. A primeira é mais uma opção de garantia de locação para quem não tem fiador. A segunda é que o preço dos aluguéis deve cair devido à maior oferta de imóveis para este fim.
As expectativas positivas são resultado de uma nova modalidade de pagamento de aluguel que dá garantias para o proprietário do imóvel. Trata-se do Cartão Aluguel Caixa, que substitui o fiador, o seguro fiança ou o depósito. Ainda em fase de teste, o produto está sendo comercializado em apenas duas imobiliárias na Capital e duas em Goiânia (GO). Mas a previsão é que, em 60 dias, outras 300 imobiliárias façam convênio com a Caixa, agilizando as locações em todo o país.
Para o presidente do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), João Augusto Viana Neto, as garantias do cartão lançado ontem pela Caixa devem aumentar o interesse dos investidores em comprar imóveis para locação. Com maior oferta de unidades, o valor do aluguel deve cair
“Sem dúvida nenhuma [vai diminuir o preço do aluguel], pela forma atrativa que fica para o investidor comprar imóveis para locação. Aumentando a oferta, o valor [do aluguel] tende a diminuir”, afirmou Viana.
O presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), João Crestana, também acredita que o novo produto vai incentivar investidores a aplicarem seus recursos em imóveis para locação residencial, reduzindo o valor do aluguel. “Acho que vai permitir que o inquilino negocie com o proprietário até uma vantagem, como o aluguel um pouco menor, porque ele terá a garantia de recebimento”, disse Crestana.
Já o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fabio Lenza, disse que a maior vantagem do Cartão Aluguel é que o inquilino não precisa incomodar amigo ou parentes para locar um imóvel, além de ter uma forma de pagamento ágil e fácil. “É uma forma de pagamento que dá garantias para o aluguel”, afirmou Lenza.
Para o advogado Carlos Artur André Leite, conselheiro da Comissão de Habitação e Urbanismo da OAB-SP, o cartão é um “produto interessante” que deve representar um fomento para o setor. “O mercado carece de novas formas de garantias para a locação, mas vale lembrar que a Caixa é um banco público, e entre o discurso e a operação de um novo produto existe a burocracia”, opina o advogado.
PRATICIDADE
“Usar o Cartão Aluguel é simples como ir à uma loja para comprar um aparelho de TV em 12 vezes no cartão de crédito normal” – Fabio Lenza, vice-presidente da Caixa
Fonte: Rede Bom dia