Marketing digital para mercado imobiliário: tendências e estratégias para alcançar resultados

Não é atoa que os investimentos em marketing digital cresceram em 26% nos último ano. Atualmente, ferramentas e estratégias digitais, sejam elas de conteúdo Inbound, que têm como objetivo aumentar a autoridade de marca e a qualificação de clientes para a venda, de performance, que traz retornos mais rápidos e eficientes para as empresas, ou SEO, que otimizam os resultados das páginas nos buscadores, são fundamentais para o sucesso dos negócios.

No mercado imobiliário não é diferente. O setor, que tem altos níveis de concorrência,  teve que se reinventar para alcançar novos clientes por meio de estratégias digitais. Como é possível se destacar em meio a tanta competitividade? Entenda melhor!

Mercado imobiliário e marketing digital

Além de a instabilidade econômica afetar diretamente o mercado imobiliário, o que aumenta ainda mais a competitividade, outro fator foi decisivo para que nos últimos anos, o mercado imobiliário começasse a investir em ações digitais: a mudança de comportamento do consumidor.  A jornada de compra do cliente de imóveis e seu processo de tomada de decisão é um dos mais longos entre os mercados, cerca de 90 dias. Além disso, segundo pesquisas, no cenário atual, 8 a cada 10 pessoas buscam por imóveis na internet antes de tomar a decisão pela aquisição do bem, e cerca de 60% delas tem a decisão encaminhada por meios digitais.

Por esses motivos, imobiliárias e corretores de imóveis estão cada vez mais ligados em marketing digital, investimento em uma gestão estratégica mais eficiente, em ferramentas tecnológicas e em ações digitais  para obter referência e autoridade de mercado, trabalhar a qualificação de contatos e fechar mais negócios.

Mas, como se comportar nesse cenário e ter uma posição de destaque no mercado imobiliário, por meio de estratégias digitais? Investindo em serviços não somente a curto prazo, com o foco em vendas, mas também ações de médio a longo prazo. Para que isso seja possível, é necessário criar relevância online por meio de conteúdo e otimização, segmentação e direcionamento da mensagem para falar com o cliente certo na hora certa e engajar consumidores para criar um relacionamento de qualidade.

Fantástiko Day: insights para o mercado imobiliário mineiro

Novidades e tendências sobre gestão, vendas e tecnologia específicos para mercado imobiliário. Essa é a proposta do Fantástico Day, evento realizado pelo Fantástiko Marketplace Imobiliário, empresa do Grupo Monetizze, que produz o maior evento do segmento no mercado mineiro, que acontece anualmente em Belo Horizonte há 3 anos. A terceira edição, realizada no último 16 de setembro, contou com um dia inteiro de palestras e a participação de mais de 10 profissionais de grandes empresas referências de mercado, contando um pouco sobre como alcançar melhores resultados e dando insights importantes sobre como sair na frente, utilizando inovações tecnologias e marketing digital.

A participação em eventos, além da possibilidade de fazer networking e aumentar as oportunidades de aumentar parcerias e contatos, é essencial para o crescimento e capacitação dos profissionais e dos negócios. A A4D é parceira e patrocinadora do evento, apoiando o mercado imobiliário na qualificação em relação ao novo cenário de transformações digitais.

A4D: referência no mercado imobiliário

A A4D, agência de marketing de performance do grupo Diários Associados, está há 5 anos no mercado propondo soluções digitais para os mais diversos tipos de negócios. Mas, quando se trata do mercado imobiliário, a A4D é referência no segmento, trabalhando com imobiliárias do mercado como Vivar Imóveis, Campos Guimarães, Bom Sucesso e Casa Mineira Imóveis, essa última, cliente há mais de três anos e que vivencia no dia a dia ps os resultados de serviços como da A4D como SEO e Performance.

A A4D tem se especializado para atender os clientes do mercado imobiliário, levando em consideração as especificidades dos negócios, conseguindo alcançar relevância, autoridade e entregando leads mais qualificados e clientes. Nesses 3 anos de parceria, com a Casa Mineira, por exemplo, os crescimentos foram exponenciais. Dados do crescimento anual revelam que as estratégias de planejamento de palavra chave e de conteúdo, definidas pelo setor de SEO, alcançaram um aumento de 215% do tráfego orgânico no último ano. Além disso, as conversões de agendamento de visitas, aluguel e vendas cresceram, respectivamente, 1.582,65%, 869,51% e 1.393,78%.

Ainda com a Casa Mineira, nos resultados de performance com as campanhas do Google Ads, a parcela de impressão no Google e de 55,12, ele esta em primeiro lugar nas parcelas de impressão.  A taxa de cliques em 2017 era de 220 mil, hoje ela é de 454 mil cliques, ou seja, sofreu um aumento de 106,36% em um ano. Já quanto a taxa de conversão, em 2017, era de 7.85 mil, hoje temos uma taxa de 10.8 mil, o que significa um aumento anual de 37,58%.

Fonte: A4D