Saiba por que é importante investir em formas inovadoras de divulgar imóveis

A oferta de imóveis em meios digitais trouxe comodidade a quem procura e agilidade para encontrar a opção desejada, mas também exige dos negócios imobiliários nada menos do que a reinvenção. A preferência de alguns clientes por atendimento no endereço físico das imobiliárias desde o primeiro contato continua sustentando a publicidade tradicional, como os anúncios em jornais e materiais gráficos de divulgação. Entretanto, há uma demanda crescente e irreversível: a dos clientes que começam a procurar o imóvel pela internet.

Segundo dados divulgados na edição 2014 do Google Think Real Estate, evento que congrega as principais empresas do mercado imobiliário no Brasil, em agosto, o consumidor está cada vez mais acostumado a procurar e adquirir bens no ambiente online. Mais de 30% dos donos de smartphones usam a internet mais frequentemente no aparelho do que nos próprios computadores. No ramo dos imóveis, 65% dos compradores afirmam que consultam vídeos online em busca de opções, com dicas de especialistas e também sobre a região alvo.

Para este perfil de comprador, o surgimento dos sites com fotos acompanhadas de uma ferramenta de busca foram o primeiro passo para a significativa economia de tempo em visitas, que também passou a beneficiar os corretores. Mas o potencial do mercado online ainda está fora do alcance dos olhos. São cerca de 7 milhões de espectadores de vídeos online no Brasil, que assistem em média a 8h de conteúdo digital por semana. Não há como desprezar tal estatística.

O comprador que prima pela agilidade da web demanda informações completas, integradas e em uma interface atualizada. Como vantagem, a imobiliária pode vislumbrar um alcance sem fronteiras sobre o público-alvo para converter em vendas. Um bom portal de imóveis, portanto, é o começo da presença digital da imobiliária, mas o passo seguinte – a apresentação do produto – deve estar cercada da mesma atenção às necessidades do cliente.

O mercado oferece hoje algumas ferramentas (www.beview.com.br) para o ambiente online que se alinham à urgência do público, à renovação das técnicas de vendas e à necessidade de navegar adiante da concorrência em meio ao mar de ofertas da internet. Nesse caso, a habilidade do corretor é potencializada quando ele tem acesso a instrumentos que agilizam seu trabalho e o ajudam a se comunicar melhor com o comprador. Fazer uso de notebooks, tablets, smartphones e ter todos os imóveis catalogados com fotos, descrições, localização, valores e outras informações é um otimizador do tempo.

A imobiliária irá perceber que acertou na apresentação de seus imóveis quando proporcionar uma experiência de compra individualizada ao cliente, com o maior detalhamento possível das informações antes e durante a visita, sem a necessidade de recorrer a outros departamentos para buscar atualização de dados. Tal nível de organização empodera o corretor como consultor, gera credibilidade e potencializa mais vendas.

Mesmo que a inovação coexista com algumas formas tradicionais de divulgação no ramo imobiliário, o avanço do uso da internet demanda transformações em todas as etapas de venda. Hoje, esse ainda é um chamado rumo ao potencial do mercado online. Em pouco tempo, será questão de sobrevivência nos negócios.

Curta Beview no Facebook

Paulo Zamboni.Diretor de Negócios da Belab Soluções Criativas, empresa especializada em soluções para aplicativos móveis e desenvolvedora do aplicativo Beview. Para saber mais sobre o aplicativo, acesse o vídeo em http://goo.gl/3DAVJp.

Deixe seu comentário