Não é difícil perceber que a internet e seu mundo virtual dominaram a vida de todos. Antes de fazermos qualquer coisa, contamos sempre com a ajuda dos buscadores para facilitar nossas atividades. Com o mercado imobiliário não é diferente.
Saiba como fazer o anúncio do seu imóvel virar destaque nas buscas do Google.
A busca por imóveis na internet tem crescido consideravelmente a cada ano e para você, corretor de imóveis, ter sucesso com os anúncios de imóveis, é preciso estar atualizado e bem informado. A maioria dos clientes que buscam imóveis na internet utilizam o Google como principal ferramenta de busca.
O cliente em potencial digitará o tipo de imóvel e a região que procura, como por exemplo, “apartamento no Morumbi” ou “imóvel para alugar no Morumbi”. Devido à concorrência e à enorme quantidade de links na internet, essa busca pode gerar milhares de resultados. Ter um texto bem escrito e com as palavras-chaves certas pode potencializar a visibilidade de seu imóvel nas pesquisas.
Como realizar a descrição do seu imóvel
Basicamente, a descrição do imóvel é composta por dois itens: as características da região e as do próprio imóvel.
1-) Veja um exemplo de descrição da região:
“O bairro do Sumaré, situado na zona oeste de São Paulo, é um distrito nobre e predominantemente residencial. Projetado sobre o conceito “bairro-jardim”, o local é ideal para comprar um imóvel e é muito bem arborizado. Ao contrário de outras regiões nobres da cidade, o Sumaré não possui prédios muito altos, predominando edifícios de poucos andares e casas antigas. O Sumaré possui como vias principais as Avenidas Sumaré e Pompéia e a Rua Heitor Penteado e tem excelente acesso ao transporte público, principalmente através das Estações Vila Madalena e Sumaré da Linha Verde do metrô. Em cerca de 10 minutos do imóvel, você pode chegar a diversos pontos importantes da cidade, como a Avenida Paulista, a Marginal Pinheiros, o Terminal Barra Funda, os Shoppings Iguatemi, Bourbon e West Plaza, o Estádio do Pacaembu, entre outros. A região do imóvel também é conhecida por abrigar ótimos centros médicos, como os Hospitais Paulistano, Nove de Julho, Sírio-Libanês e Incor (Instituto do Coração)”.
Os termos em negrito são palavras-chaves que você precisa utilizar em seu texto, podendo repeti-las cerca de três vezes ao longo da descrição. Geralmente, são estas palavras que serão buscadas pelos clientes no Google. Ou seja, se a descrição do seu anúncio não estiver otimizada, a probabilidade de seu imóvel ser encontrado é menor.
Utilizar em seu texto apenas frases, como por exemplo, “Ótima oportunidade, consulte o corretor”, não fará seu texto ser relevante para o Google, fazendo com que seu cliente não encontre seu anúncio.
Além das palavras-chaves, foram citadas características básicas da região, como acesso ao transporte público, hospitais e vias importantes do bairro. Também foi citada uma característica peculiar, “o conceito bairro-jardim”, exclusivo do Sumaré. Você pode utilizar os diferenciais do bairro para otimizar sua descrição. Uma vez feito o seu texto de bairro, você poderá guardá-lo e utilizá-lo em outros imóveis da mesma região.
2-) Agora, veja um exemplo de descrição de imóvel:
“Venha conhecer esse ótimo apartamento de 150 m², com 3 dormitórios e 1 suíte no bairro Sumaré, em São Paulo. O apartamento é novo e está em excelente estado de conservação. O imóvel já está mobiliado e fica no 13º andar, proporcionando uma maravilhosa vista da região do Sumaré. Cozinha equipada e ótimo living com dois ambientes. Suíte com sacada e uma relaxante banheira com hidromassagem. O imóvel possui 2 banheiros. O edifício conta com várias opções de lazer: piscina, quadra poliesportiva, academia, salão de jogos, salão de festas e churrasqueira. Para sua segurança, o condomínio possui vigilância 24 horas, controlando o fluxo de entrada e saída dos moradores e visitantes. 2 vagas na garagem”.
O Google não analisa apenas as palavras-chaves, mas sim o quanto seu conteúdo pode ser interessante para quem pesquisa. Logo, não adianta redigir um texto com muitas palavras-chaves e poucas informações, pois não será relevante para o resultado do Google.
Nunca deixe de inserir: metragem do imóvel, número de dormitórios e de suítes, quantidade de banheiros, vagas na garagem, infraestrutura do prédio e áreas de lazer.
A descrição do bairro é muito importante tanto para informar o cliente, quanto para relevância no Google. Mas, se a foto do imóvel não for de qualidade, pouco adiantará. É a imagem que mais chama a atenção do cliente.
Em suma, o bom texto leva o cliente até o anúncio. Mas é a foto que leva o cliente a entrar em contato. Portanto, é essencial que o corretor de imóveis saiba fotografar os imóveis.
Atenção
– Escreva o texto em letras minúsculas
Não é a letra maiúscula que deixará seu texto mais atrativo. Pelo contrário. As descrições com letras maiúsculas ficam mais difíceis de serem lidas e tornam a leitura do cliente bastante cansativa. A impressão que passa é que você está gritando com o cliente, o que não é nada agradável. Utilize as maiúsculas apenas no início das frases e quando for necessário, como em casos de bairros, avenidas ou estabelecimentos da região e nunca na descrição inteira do imóvel.
Um texto com muitas abreviações se torna bastante confuso quando lido pelo cliente, além de que muitos leitores não conhecem algumas siglas, comuns para quem trabalha com o mercado imobiliário. No exemplo abaixo, além das abreviações (algumas indecifráveis), não há pontuação coerente, sem contar com os erros de acentuação.
É comum ver nas descrições dos imóveis não apenas uma, mas muitas exclamações ao final das frases. A prática deixa o texto carregado e mais dificulta do que facilita a compreensão do anúncio pelo cliente. É como se você estivesse gritando com o cliente e como citado no caso das letras maiúsculas, não é nada agradável. Não é a exclamação que faz uma descrição chamativa, mas sim as informações contidas.
– Escreva a descrição no Word
Depois, passe o texto para a página do anúncio. O principal motivo de utilizar o Word é que ele faz a revisão do seu texto. Se existir algum erro de português, por exemplo, ele acusará. Isso evita que sua descrição tenha erros de gramática, concordância e de espaçamento. Se o seu Word estiver configurado na língua inglesa, não se esqueça de alterar para o português.
Procure inserir no texto apenas informações que ajudarão o cliente a entender a região do imóvel e as características do produto anunciado. O cliente sempre visualiza diversos imóveis e não tem muito tempo para ler informações que não procura. Seja objetivo nas informações e descreva apenas o necessário.
– Convide o cliente para conhecer o imóvel
Faça o cliente se sentir atraído pelo anúncio. Você pode utilizar frases como “Agende uma visita e venha conhecer este lindo imóvel” ou “Consulte o corretor e agende já sua visita”. Deixe o cliente à vontade, mas sempre sendo objetivo e conciso. E o mais importante…
– Seja verdadeiro sobre a descrição do imóvel
Não se engane. Escrever informações enganosas e características que não fazem parte do imóvel não trará nenhum benefício para a negociação. Além de alimentar uma falsa esperança no cliente, sua imagem pode ficar manchada no mercado, sem contar que é antiético com o próprio ser humano. Escreva as informações reais do imóvel, pois quem visita o imóvel, busca constatar as informações lidas no anúncio. Se o cliente não encontrar o conteúdo visto no site, com certeza criará uma situação muito chata. Tempo é dinheiro, então seja sincero e objetivo.
Por: Gabriel Rossett
Fonte: Blog da Lopes