Donos de imóvel preferem pagar aluguel em busca conforto e praticidade


GEORGE GARCIA

Uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), divulgado esta semana revela que 37% da nova classe média quer comprar imóvel nos próximos meses. Mas, enquanto milhares de pessoas buscam alcançar o sonho da casa própria, outras, que já são proprietárias de imóveis, preferem pagar aluguel em outras casas. Esse fenômeno tem sido verificado nas principais capitais do país e agora também é verificado na região do ABC.
Na capital a Lello, empresa de administração imobiliária, tem em sua carteira de clientes 330 proprietários de casas ou apartamentos que não moram no imóvel comprado, mas sim em unidades alugadas. Os motivos vão desde o trânsito e a distância entre casa e trabalho, até a proximidade com a escola das crianças e também pela busca de um imóvel maior e mais confortável. “É cada vez mais comum as pessoas darem prioridade à moradia com qualidade de vida. E, em alguns casos, calculando-se o valor do aluguel e encargos, mais o custo de deslocamentos e alimentação fora de casa, pode ser mais vantajoso que o proprietário alugue seu imóvel para terceiros e, com parte dos rendimentos da locação, mude-se como inquilino para um local com maior comodidade”, diz Roseli Hernandes, diretora da Lello.
Na região do ABC esse fenômeno tem se tornado muito comum, segundo análise de João Batista Bonadio, da Bonadio Imóveis e especialista na área, e autor do livro Corretor Master. “Isso acontece principalmente com aquelas pessoas que não tem a necessidade de um imóvel grande. Por exemplo quando os filhos casam e o casal fica só em uma casa com uma despesa alta. Então optam por um imóvel menor, e alugam o que é próprio. Eu mesmo tenho clientes que tem casa grande alugada, e moram em um pequeno apartamento, porque viajam muito para o interior ou para a praia, e a casa menor acaba ficando mais prática e funcional”.
O trânsito na região do ABC também é outro fator que faz com que os proprietários busquem morar em imóvel locado. “As pessoas buscam a tranqüilidade de estarem mais perto da escola dos filhos e também perto do trabalho. Mas também acontece a situação em que as pessoas buscam um imóvel maior, então alugam o seu e complementam o valor para terem mais espaço”.
Para Bonadio, esse privilégio de poder colocar um imóvel próprio para alugar e pagar aluguel em outro, passou a existir com a estabilidade da moeda. “Antes a inadimplência chegava a 20% então o proprietário tinha até medo de alugar porque era um risco muito grande, mas agora que está em torno dos 2%, a situação ficou melhor. Podemos dizer que com a estabilidade econômica é possível barganhar”, conclui.

fonte: http://www.jornalabcreporter.com.br

Deixe seu comentário