Para ajudar nesta tarefa, apresentamos alguns aspectos a considerar.
Atente para todos os detalhes, e não despreze os pequenos, pois podem se converter num enorme problema. Então, preveja adversidades.
Observe paredes, pintura, portas, vidros, janelas, telhado, instalações hidráulicas e elétricas, piso, quintal, jardim e tudo o mais que compuser o imóvel.
Nas instalações elétricas veja como a fiação está disposta, a qualidade dos fios e sua conservação. Fiações velhas caminham para curtos-circuitos.
Nas instalações hidráulicas dê atenção a sinais de vazamentos em torneiras, pias e banheiros, e para indícios de infiltrações.
Paredes trincadas alertam para problemas de estrutura e pinturas descascadas podem indicar excesso de umidade.
Faça visitas ao imóvel em horário diurno e noturno. Durante o dia aproveite a claridade para verificar detalhes, e se o imóvel está voltado para o sol, atestando sobre calor, sombra e arejamento, além de perceber se há aproveitamento de luz natural. À noite, é a localização que conta. Se a rua é deserta ou escura, e que pessoas circulam na área.
Vá olhar o imóvel também em dias de chuva, assim você verifica se há goteiras, excesso de umidade no chão e nas paredes, e possibilidade de alagamento da rua e do terreno.
Se o imóvel pretendido fizer parte de condomínio, certifique-se sobre segurança, vaga para veículos, e conheça as últimas deliberações do condomínio, para atualizar-se sobre os assuntos.
Examine se as despesas de condomínio estão em dia, se as taxas estão de acordo com a média local e sua viabilidade em longo prazo para seu orçamento.
Se houver algum detalhe comprometedor no imóvel que deseja comprar, não hesite em procurar outro e analisá-lo minuciosamente. Você evitará decepções e transtornos, e o sonho de obter um imóvel à altura de suas expectativas será realizado em toda sua plenitude.