Por que corretores de imóveis devem ter cuidado ao usar o Whatsapp como estratégia de venda?

As redes sociais e aplicativos de mensagens têm sido cada vez mais utilizados no mercado imobiliário como ferramenta de contato entre clientes e corretores. A praticidade e facilidade que esses meios oferecem, garante participação mais ativa na hora de entender os interesses do cliente e sanar suas dúvidas. Porém, é necessário saber dosar até onde utilizar desses meios para manter um relacionamento saudável e invasivo entre as partes.

Quando se trata de meios digitais no mercado, é indispensável certa cautela para garantir que o cliente não se aborreça. É necessário sempre lembrar que o corretor carrega consigo a marca que ele representa, portanto, todo cuidado é importante ao iniciar uma conversa com seu potencial comprador.

Algumas coisas devem ser evitadas desde o início para impedir o afastamento do interessado na sua venda. Entenda os cuidados que você deve ter para tornar a sua negociação mais agradável e vantajosa!

Seja cordial

Ao iniciar um contato com o cliente, peça autorização para continuar o assunto, pois o Whatsapp é, na maior parte das vezes, utilizado para conversas pessoais, com quem o usuário possui maior intimidade. A abordagem utilizada é quem vai definir o rumo da sua conversa e sucesso na negociação. Tratar o cliente com certa formalidade, demonstra educação e disponibilidade para auxiliá-lo em caso de dúvidas, de forma séria e respeitosa. Iniciar conversas com bom dia, boa tarde ou boa noite e agradecer o tempo que a pessoa disponibilizou para te ouvir é fundamental.

Tenha um posicionamento profissional

Sua foto de perfil e status no aplicativo deve demonstrar profissionalismo. Evite a utilização de status com mensagens ou opiniões que possam causar desconforto em alguém, como por exemplo, conteúdo de cunho político. Fotos em ambientes muito informais também devem ser evitadas e roupas de cores e estampas sóbrias ajudam a passar maior credibilidade. Essa é a melhor forma de garantir uma primeira impressão positiva com o comprador através do Whastapp.

Esteja sempre disponível

O cliente precisa sentir confiança e perceber que, de fato, você está disposto a ajudá-lo a fechar um bom negócio e garantir que ele não se arrependa depois. É de extrema importância que você se mostre disponível e preparado para auxiliar o seu comprador. Sempre que possível, tenha um número de telefone exclusivo para o atendimento de seus clientes e mantenha-se alerta caso seja acionado ao longo do dia. Procure responder aos questionamentos com agilidade e precisão.

Conheça o seu cliente

Lembre-se que a aquisição de uma casa, apartamento ou outro tipo de imóvel próprio é uma grande decisão na vida do comprador e demanda muita pesquisa. É necessário entender qual é o estilo de vida do seu cliente, o que ele procura, em que tipo de imóvel ele está interessado e apresentar as melhores opções que estejam ao alcance dele. Mantenha a pessoa interessada no que você tem a dizer e mostre que você está preparado para discutir o assunto com ela.

Saiba quando falar

Entenda os horários do seu cliente para tornar a sua conversa mais confortável e ajudar a mantê-lo interessado. Não tente iniciar contato e evite enviar arquivos e áudios longos no horário de expediente dele ou durante o seu período de folga e descanso. Isso fará com que ele se sinta invadido por mensagens fora de hora e contexto ao longo do seu dia. Esse cuidado tornará o seu contato mais agradável e direto.

Atenha-se ao assunto

Outro fator que pode interferir de forma negativa na sua conversa é sair do assunto de interesse do comprador. O envio de imagens e vídeos cômicos deve ser evitado a todo custo. Apesar da informalidade da plataforma digital para conduzir o contato com o cliente, lembre-se que a conversa ainda é trabalho e deve ser tratada como tal.

Atente-se ao volume de mensagens e periodicidade dos envios

O volume de envios de mensagens ao cliente pode se tornar um grande inimigo na hora de negociar a sua venda. Seja direto nas suas mensagens, sem tomar tempo demais do comprador com textos extensos e diversas tentativas de contato ao longo do dia. Entenda que a compra é de interesse do cliente e que demanda tempo para a tomada de decisão acontecer. Saturar o usuário com spam, inclusões em grupo sem aviso prévio e muitas mensagens em um curto período de tempo pode afastar o comprador.

Agora que você já tem as dicas para vender melhor através do Whatsapp e quais cuidados devem ser tomados, é hora de colocar em prática e realizar as suas vendas com mais confiança e sabedoria!

Fonte: SóCorretor

Deixe seu comentário