Com o avanço da internet, se tornou quase que uma obrigatoriedade para os corretores de imóveis aprender mais sobre marketing digital, e se você está pensando em trabalhar como destacar no mercado imobiliário, esse artigo foi feito pensando em você!
Poucos corretores de imóveis estão investindo em seu marketing pessoal e a grande maioria está focada somente em construir audiência nas redes sociais. As redes sociais são importantes pois é um dos lugares onde o cliente vai para saber sobre o corretor de imóveis que o atendeu. Mas dai surge a seguinte pergunta.
Mesmo com as redes sociais o corretor de imóveis tem que ter um site imobiliário?
A resposta é sim, e o motivo é muito simples: um site imobiliário é seu cartão de visitas e o primeiro local onde as pessoas pesquisam quando precisam comprar ou vender um imóvel.
Além disso, considerando a quantidade de portais de imóveis, é normal ter dúvidas se vale ou não a pena ter um site próprio de corretores de imóveis. Porem o seu site é sua vitrine de imóveis na internet e é nele onde os clientes vão conseguir visualizar todos os seus imóveis.
Portanto, continue a leitura e aprenda um passo a passo simples de como construir um site para corretores de imóveis!
Como deve ser o site de corretores de imóveis autônomos?
Para te ajudar, montamos um passo a passo para você criar o seu site de corretor de imóveis autônomos, desde a escolha do seu nome de domínio, design, até a criação de conteúdos.
Etapa 1: escolher um nome de domínio e registrar
A escolha do seu domínio é um ponto que deveria, em princípio, ser rápido e fácil, mas na prática pode ser um pouco mais complexo.
Você vai precisar encontrar um nome curto e atraente que deverá corresponder ao nome de sua empresa.
É claro que o nome e o endereço de domínio devem estar disponíveis.
Para isso, basta acessar o site registro.br e pesquisar se o nome que você escolheu já existe. Se sim, você vai precisar pensar em outro nome.
Depois disso, é necessário registrar esse endereço e escolher um software que além do site imobiliário faz todo gerenciamento dos seus imóveis.
Etapa 2: CRM e o site do corretor de imóveis autônomos
Ao usar um CRM o corretor de imóveis consegue registrar todo contato de clientes e prospects, além de seus dados, os interesses demonstrados nesses momentos. Isso é essencial para gerar oportunidades de negócios e agilizar todo o trabalho da imobiliária.
Ainda que um possível cliente não tenha ficado interessado em um imóvel após uma visita, se o corretor de imóveis registra os interesses desse cliente, posteriormente, será possível realizar melhores ofertas.
Dessa forma, quando o imóvel com o perfil desse cliente surgir, o corretor de imóveis pode retornar o contato e realizar uma nova proposta. O CRM no mercado imobiliário pode ser tão útil como em outros segmentos do Marketing Digital. Conheça um CRM recomendado por nós aqui!
Etapa 3: produzir conteúdo
Uma vez que a parte técnica está pronta, agora você pode focar no elemento principal: o conteúdo.
Vale lembrar que o conteúdo a produzir será a parte a trabalhar dia a dia em um site de corretor de imóveis.
Antes de tudo, ele terá um objetivo informativo, e ao entregar informação pertinente aos leitores, isso fortalece a sua imagem e notoriedade.
Será assim muito mais fácil de se lembrar de um site que ajuda a responder às principais dúvidas, seja de alguém que quer comprar ou alugar um imóvel.
É claro que você deve dedicar um tempo para criar as diferentes páginas, como por exemplo, Quem Somos, Missão, Valores…
De fato, o conteúdo principal de um site de corretor de imóveis são os imóveis.
Para isso, fotos profissionais são indispensáveis, assim como descrições informativas e pertinentes dos imóveis sob a forma de texto.
O uso de vídeos, tour visual e elementos interativos também podem ser integrados ao seu site, pois gera muitas visualizações, logo, mais tráfego.
Etapa 4: otimizar seu site
Tenha em mente que seu site precisa estar nos primeiros resultados do Google, pois é isso que gera mais visitas e algumas empresas oferecem essa solução pronta. Ai você pode focar no que mais sabe fazer que é a venda ou locação dos imóveis
Confira como colocar isso em prática:
- Ofereça conteúdos informativos sobre as principais preocupações dos seus visitantes: como determinar o preço de venda, como funciona o contrato de compra e venda…tudo para ajudar seu cliente a tomar a melhor decisão;
- tenha um site adaptado para todos os dispositivos;
- Carregamento rápido, de maneira que a pessoa possa visualizar o imóvel em no máximo 2 cliques.
Por que fazer um site para corretor de imóveis autônomo?
Hoje em dia, um website se tornou indispensável em todos os domínios, para qualquer tipo de empresa, e aqui se inclui o corretor de imóveis que trabalha sozinho.
Veja algumas vantagens de um site para corretor de imóveis:
- No segmento imobiliário, os negócios passam a um nível pessoal. Dessa forma, dispor de seu próprio site pode ser uma primeira etapa para um cliente entrar em contato;
- Otimizar sua presença e imagem no mercado;
- Estar visível 24h/7;
- Alcançar um público mais amplo;
- Gerar mais prospects (vendedores e compradores);
- Fechar mais negócios.
Comparando com os portais, um site de corretores autônomos oferece uma maior margem de manobra para apresentar seus pontos fortes.
Assim, você pode apresentar melhor as particularidades locais e regionais de um mercado tão competitivo.
Por fim, um site pode ocupar um papel importante na planificação e divulgação de campanhas e ações nas redes sociais.
Apenas não se esqueça que para criar um site de corretor de imóveis autônomo, você precisa estar registrado no conselho regional para evitar qualquer tipo de sanção.
Dicas para um site de corretores de imóveis autônomos de sucesso
Além de tudo o que foi mencionado aqui, como um design bem elaborado e otimização do site, separamos outras dicas para deixar seu site um sucesso.
Como é um setor com alta concorrência, você deve pensar em estratégias para se destacar de outro corretor e se tornar uma referência na sua região.
Portanto, confira o que fazer para posicionar seu site no topo dos motores de busca:
Atualize regularmente seu site
O ideal é atualizar seu site pelo menos uma vez por semana. Oportunidades não faltam: publique artigos de especialistas e mostre sua opinião, poste uma notícia nova, ofereça um e-book gratuito…
Crie artigos consistentes, atualize as fotos dos imóveis e uma estratégia que pode acelerar esse processo é conseguir links de outros sites também conhecidos popularmente por quem trabalha com marketing de busca com backlinks.
Isso mostra ao Google que você é uma autoridade no ramo imobiliário, o que traz mais credibilidade e gera muito mais tráfego para o seu site.
Crie um blog
O blog também é outra ótima estratégia para aumentar o tráfego do seu site.
Os artigos devem responder às dúvidas dos internautas, com assuntos que despertem o seu interesse.
Alguns temas muito pesquisados são: “cuidados antes de comprar um imóvel”, “financiamento ou comprar à vista”, “simulador financeiro de bancos”, “dicas de decoração”.
Melhore sua estratégia de marketing imobiliário
Para atrair seus prospects, você deve conhecer suas necessidades, seus desejos, seus problemas e entregar respostas ou soluções, ou seja, responder o cliente e não deixar no vácuo.
A boa notícia é que por meio do seu site, você tem à disposição diversas indicações sobre os comportamentos dos internautas.
Assim, é possível saber quais as páginas mais visitadas, quanto tempo seus prospects permaneceram em tal ou tal página. Tudo isso é possível por meio de um crm imobiliário.
Se você constatar que uma determinada página é menos visitada do que outra, você poderá usar estratégias para melhorar seu serviço e fidelizar seus clientes.
Marque presença nas redes sociais
Depois do site no ar, chegou o momento de investir em redes sociais, que embora não impactem diretamente no seu ranqueamento, geram mais tráfego para o seu site.
Você pode usar as redes sociais para postar fotos e anúncios de imóveis, que aumentam o engajamento e interação de potenciais clientes.
Apenas não se esqueça de inserir um link direcionando para o seu site.
Conclusão
Depois de tudo o que você viu aqui de como deve ser o site de corretores de imóveis autônomos, percebeu que é um processo em etapas, desde a escolha do nome do domínio até a produção e divulgação dos conteúdos.
Mas, com todas as dicas passadas aqui, com certeza, seu site será um sucesso!
Ainda não tem um site imobiliário?
O Tecimob é uma ferramenta que ajuda o corretor de imóveis a criar um site imobiliário responsivo otimizado para todos os dispositivos em poucos minutos.
Conheça o Tecimob