Início Blog Colunistas Corretor de imóveis consegue trabalhar em home office?

Corretor de imóveis consegue trabalhar em home office?

Em tempos de pandemia, uma modalidade de trabalho entrou na moda: é o home office, o famoso “trabalhar de casa”. Uma grande parte da população passou a desenvolver suas atividades nesse formato, mas será que o corretor de imóveis consegue se adaptar a essa realidade?

Antes de mais nada, devemos considerar que ainda não há previsão de voltarmos à vida normal. Claro, muitos funcionários estão voltando a trabalhar no escritório ou nas ruas, mas ainda há riscos de contágio de Covid-19.

Além disso, outro fator a ser considerado é que o mercado imobiliário, mesmo com o isolamento social, cresceu bastante em 2020 e deve continuar a crescer em 2021. Ou seja, independente do momento em que vivemos, o setor não parou. Muito pelo contrário, segue em alta.

Com isso, chegamos à conclusão de que devemos, sim, reformular e adaptar a forma de trabalhar dos corretores de imóveis, pensando principalmente na segurança deles. Mas de qualquer forma, há vantagens e desvantagens ao se definir o home office como formato de trabalho. Confira abaixo alguns deles:

Vantagens do home office

Apesar de estar na moda, o home office não é algo novo. Muitas empresas já adotavam essa modalidade antes da pandemia, com o intuito principal de economizar e de melhorar o rendimento dos colaboradores.

E são justamente essas as principais vantagens do home office. Muitos gastos são diminuídos quando o trabalhador atua em casa, como luz, água, telefone, internet, entre outros. E trabalhar em seu lar pode também aumentar a motivação dele, já que pode desenvolver suas atividades com mais conforto e economizando o tempo de deslocamento.

Para quem é casado(a) e tem filhos, estar perto da família é também um fator positivo, já que passa mais tempo com eles, dando mais atenção e, assim, acaba por impactar no desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

Outra vantagem para o profissional é ter a possibilidade de tocar seus projetos pessoais como mais facilidade. El pode aproveitar tempo usado para deslocamento para fazer cursos, academia, lazer, entre outros.

E as desvantagens do home office?

Entretanto, há também algumas desvantagens em trabalhar de casa. A primeira que vamos falar é a já citada família: é bom, mas pode trazer problemas, principalmente quando alguém invade o espaço de trabalho do profissional, o que acaba por atrapalhar e tirar o foco dele.

Para quem tem filhos, o excesso de barulho também prejudica na atenção do colaborador. Com isso, é importante que ele saiba lidar com essa situação e consiga controlar situações que acabem por interferir no bom desenvolvimento de suas atividades.

Outro problema é a possível falta de planejamento com relação ao horário de trabalho. Muitos profissionais que atuam em home office ficam horas trabalhando, sem se dar conta de que descansar é fundamental para todos.

O corretor de imóveis pode trabalhar de casa?

Para quem é dono de empresa ou líder de equipe, a resposta é: sim, é possível que o corretor de imóveis trabalhe em home office. Claro que deve ter disciplina, foco e diversos cuidados, já que este profissional lida diretamente com pessoas.

Com os avanços da tecnologia, é muito mais fácil trabalhar em casa, já que as reuniões podem ser virtuais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, estão em alta para o atendimento ao cliente. Ou seja, é possível estar presente, mesmo que a distância.

O mais importante, neste momento, é pensar na segurança e bem estar dos profissionais, além de prestar bastante atenção nas finanças da empresa. Afinal, vivemos um período de instabilidade, no qual todo cuidado é pouco. Enquanto não voltamos à nossa normalidade, considere e avalie o home office, pode ser determinante para a sua empresa.

Deixe seu comentário

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui