Profissão não tem salário fixo, mas as oportunidades de trabalho na região são grandes.
Um mercado que está em plena expansão na região é o de corretor de imóveis. Em Taubaté, houve um aumento de 13% na procura pela profissão de abril do ano passado em relação ao mesmo período desse ano. E uma das explicações é justamente o crescimento da construção civil.
Em Taubaté, um empreendimento que ainda não passou do quarto andar já tem 90% dos apartamentos vendidos. E com o mercado tão aquecido, a carreira de corretor de imóveis acaba sendo até mais disputada que a casa própria.
Em todo estado, o aumento de novos corretores foi de 11,37% em um ano. Em 2010 eram 9.370 e em 2011 subiu para 10.438. Em Taubaté, esse número saltou de 425 profissionais em atividade em 2010 para 509 em 2011 e quase 580 profissionais neste ano.
O crescimento no número desses profissionais tem sido registrado em toda região do Vale do Paraíba.
“Esse ano nós tivemos aproximadamente 400 inscrições de janeiro até dia 30 de abril. Teve um crescimento com relação ao ano passado de mais de 25%. Hoj, o jovem que está iniciando sua carreira procura esse mercado, que é um mercado promissor”, diz o delegado regional do Creci, Denerval Melo.
Débora Guido fechou a agência de publicidade para se tornar corretora de imóveis. Já são cinco anos de atividade e orçamento dobrado. Em uma semana, chegou a vender 13 terrenos.
“O mercado tem vários lançamentos a todo momento, está crescendo muito e isso faz com que a gente tenha esse trabalho que é um trabalho instigante”, diz a corretora.
A carreira, normalmente, não tem salário fixo nem carteira assinada. Os ganhos dependem das vendas. As comissões variam entre 6% e 10% do valor dos imóveis. Onde há pagamento do fixo, ele chega a quase R$ 2 mil mensais.
Para trabalhar como corretor é preciso antes tirar o Creci, que é o registro dos corretores de imóveis. Para isso é preciso ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio e passar pelas provas de habilidade. Depois, o candidato a corretor ainda precisa cumprir as horas de estágio, treinamento obrigatório para as vendas.
Gabriela está encerrando o estágio. Foram oito meses de preparo depois de passar pelas provas.
“Você tem várias situações que você tem na hora de uma venda que implica em condições e o estudo, o estágio, isso te prepara”, conta a estagiária Gabriela Miné.
A decisão pela carreira veio depois de trancar duas faculdades. Influência do pai, que está no mercado imobiliário há 15 anos.
“O corretor tem que conhecer bem os produtos que ele tem na mão e ele tem que sentir bem o cliente no sentido de saber o coração do cliente, aquilo que ele quer. Eu costumo dizer que o corretor é um psicólogo, um padre”, diz o gerente de lançamentos, Luis Augusto Miné.
Junto com ela são mais oito estagiários. E todos vão ser contratados.
“Cada vez mais a gente precisa de mais pessoas habilitadas e quantas eu conseguir formar quantas eu contratarei”, diz o dono de imobiliária, Hodges Danelli.
Na região, a Etec oferece curso de transação imobiliária gratuitamente. Há vagas para São José dos Campos e Ubatuba para o segundo semestre. As inscrições para o vestibulinho seguem até o dia 17 de maio.
Fonte: Vnews
A carreira de corretor não esta em expansão… a expansão esta sendo realizada pelas empresas do mercado imobiliario que passam a contratar qualquer pessoa para depois informar que tem que fazer um curso de TTI para poder ser corretor de imoveis, mas usurpando as oportunidades passam a remunerar esses pseudoscorretores com comissão, e que apos alguns meses partem para a procura de outra profissão que lhe de estabilidade… Mas… até lá retirou o pão de profissionais que vestem a camisa de corretor de imoveis
Infelzmente o numero cresce e o CRECI (desculpem a cacofonia) nada faz parar coibir essa pratica… Corretor de imóveis não é valorizado porque deixam as empresas de lançamento tomarem conta do mercado com estagiarios e atiradores de faca, e o pior esta pratica esta afetando tambem o mercado de terceiros que esta sendo infectado por essa ideia esdruxula de inchar a empresa para vender… afinal o corretor passa a ser propagandista, demonstrador… copeiro,,, manobrista… e tudo mais que as empresas imobiliarias querem que ele seja… menos CORRETOR DE IMÓVEIS….
Rossatto, esta certissimo em sua colocação: estão prostituindo a profissaõ de corretor de imóveis, é só visitar qualquer grande plantão de vendas, de 100 ” corretores” sempre tem o verdadeiro ´profissional, o campeão de vendas laureado, os demais são franco atiradores, que estão presentes só para fazer presença e figuração para a grande empresa ficar bem na foto.
Quem está fazendo o Curso de TTI podem exercer de forma de estagiário a função de Corretor em uma imobiliária?
Comments are closed.