Conhecendo a Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros mais exclusivos da capital do Rio de Janeiro, com ruas largas e linhas de metrô, facilitando e agilizando o deslocamento dos moradores.

Além da praia no quintal, os moradores também contam com espaços verdes que proporcionam melhor qualidade de vida, momentos de lazer e espaço para exercícios. Entre eles estão o Bosque da Barra e o Parque Natural da Prainha.

Devido aos grandes eventos da região, como os Jogos Olímpicos de 2016, a Barra da Tijuca recebeu muitos investimentos em infraestrutura e se tornou uma das zonas econômicas mais dinâmicas da cidade.

Tudo isso atrai mais moradores para o bairro. De fato, os futuros moradores do lançamento da Patrimar no bairro, o Atlântico Golf Barra são privilegiados.

Conhecendo a Educação

Quem mora na Barra da Tijuca não precisa se preocupar com as excelentes opções de ensino para bebês, crianças, jovens e adolescentes.

De acordo com o ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, o bairro abriga algumas das melhores escolas do Rio de Janeiro, como o Centro Educacional de Marapendi (Cemp), Colégio Cruzeiro, Colégio Santo Agostinho, Escola Parque Barra e o Espaço Integral Centro de Educação.

Há também escolas bilíngues como Colégio Anglo-Americano, Escola Eleva e Escola Carolina Patrício.

Conhecendo a Gastronomia

Um bom lugar para comer. Essa é a Barra da Tijuca, que oferece uma variedade incrível de possibilidades culinárias para moradores próximos e cariocas que visitam a região.

Os amantes da comida italiana não podem perder o requintado Gabbiano, um dos poucos restaurantes do mundo com o certificado de qualidade Ospitlità Italiana. Lá, peça Spaghettoni alla Carbonara di Mare.

O Org Bistrô aposta na culinária orgânica, conhecida pelos bolinhos de quinoa e mini ciabatta integral com queijo de cabra.

Quem não abre mão das vistas deslumbrantes deve visitar o terraço gourmet do One Beach Club, especializado em bebidas e frutos do mar.

Outras boas opções são o italiano Maccherone, o rústico Fratelli, o Restaurante Laguna, especializado em frutos do mar, e o Bar do Cícero, que serve deliciosas tapas.

E o Lazer?

Despojado para todos os gostos. Na Barra, os passeios podem começar na Praia do Pepê, entre o quebra-mar e o Posto 2, ideal para windsurf, surf e kitesurf.

Outras ótimas opções são o Sítio Roberto Burle Marx, que possui 3.500 espécies vegetais com destaque para as plantas tropicais, e o Parque Nacional da Tijuca, com suas montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas – incluindo a Pedra da Gávea, a mais bela vista da cidade.

Quem prefere um city tour não pode perder a Cidade das Artes, um complexo cultural com apresentações de dança, música, teatro, cinema e artes visuais, e o centro da cidade, uma cidade com passarelas arborizadas, bares, cinemas e restaurantes.

Sua localização

A Barra da Tijuca é um dos maiores balneários do Rio de Janeiro, com uma extensão total de 14,4 quilômetros.

Localiza-se na zona oeste do Rio de Janeiro e é atravessado por importantes vias como a Avenida Lúcio Costa e a Avenida Ayrton Senna.

Suas áreas vizinhas são Itanhangá, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica, Joá e Jacarepaguá.

Dicas do que fazer

  • Praia do Pepê
  • Barra Shopping
  • One Beach Club
  • Cidade das Artes
  • Bosque da Barra

Transportes

O centro da cidade do Rio de Janeiro é separado da Barra da Tijuca em cerca de 30 minutos de carro. Mas também é fácil pegar o transporte público, seja o BRT, que funciona todos os dias (inclusive finais de semana), ou o metrô. Desde 2016, a comunidade possui um terminal Jardim Oceânico na Linha 4. Para quem viaja de ônibus, o terminal Alvorada fica no centro da Barra e faz conexão com as principais atrações da Cidade Maravilhosa.

Serviços

  • Mercados
  • Restaurantes
  • Padarias
  • Farmácias
  • Escolas
  • Casa de Saúde e Maternidade Santa Martha
  • Hospital Casa de Saúde Nossa Senhora Auxiliadora
  • Gastronomia

Você sabia?

A Barra da Tijuca é um pântano com florestas em repouso. Tanto que a palavra “barra” significa a entrada de um rio ou córrego, e “tijuca” é nativa e significa “o caminho para o mar”.

Deixe seu comentário