Quando um cliente está a procura de uma nova residência, uma boa dica para auxiliá-lo é perguntar os itens imprescindíveis para a seleção do imóvel. Um dos fatores decisivos é a localização. “Geralmente, o local é o ponto de partida para definir a aquisição de um bem. Além disso, é parcela relevante na composição do valor de mercado”, explica o Gerente Executivo de Engenharia da POUPEX, Olmiro Fernandes Roppa.
Seja quais forem as preferências do seu cliente, na hora de fechar negócio, uma dica valiosa é indicar o Crédito Imobiliário Digital POUPEX. Além de prático e seguro, pode proporcionar uma comissão extra ao corretor, com base no valor estipulado em acordo de parceria. Para saber mais, clique aqui.
Metragem, número de vagas de garagem e distribuição interna dos cômodos também são outros critérios relevantes. “Muitas pessoas priorizam ainda o espaço interno dos quartos, a área de serviço independente da cozinha, a claridade e a ventilação nos ambientes”, destaca o Gerente Executivo de Operações Imobiliárias da POUPEX, Americo Taguchi.
De acordo com ele, essas características, assim como a qualidade do acabamento empregado no empreendimento, interferem no preço final. “A escolha entre um imóvel novo e um usado não pode ser definida apenas pelo quanto será pago na aquisição. Muitas vezes, o valor cobrado está abaixo do praticado no mercado, mas há muitas reformas a fazer, o que acaba não sendo a melhor opção”, alerta Taguchi. “Aqueles que vão comprar um apartamento devem observar, por exemplo, as condições do edifício para evitar gastos não programados, como as taxas extras”, orienta.
O padrão construtivo, traduzido na qualidade dos materiais utilizados, eleva os preços, assim como as ofertas diferenciadas de automação e tecnologia. Essas aumentam os custos durante as obras, que, depois, são embutidos no preço final, visto que proporcionam mais conforto e segurança aos moradores. Também é importante avaliar a utilidade da área de lazer. “Quanto mais itens, maior será o valor do imóvel e, consequentemente, do condomínio. O comprador deve verificar se o custo-benefício valerá a pena”, acrescenta Roppa.
O que pode desvalorizar o imóvel? – É preciso ficar atento, também, aos requisitos que desvalorizam o bem, como proximidade a estações de tratamento de esgoto; bares; oficinas e invasões. “A orientação ao escolher um imóvel é observar tudo o que é oferecido e avaliar o que realmente atende às necessidades do interessado. Conhecer o imóvel em detalhes evita surpresas”, finaliza Roppa.
Itens que impactam o valor do imóvel
-
- Localização
- Metragem
- Distribuição interna
- Qualidade do acabamento
- Estado de conservação
- Claridade e ventilação dos ambientes
- Infraestrutura
- Conforto e segurança
- Área de lazer
Leia Também: Imobiliárias e corretores com CNPJ podem se cadastrar para parceria com a POUPEX