Como capturar leads qualificadas para o mercado imobiliário?

Não seja mais panfleteiro na internet, venda de forma inteligente.

Se as compras são feitas de forma inteligente, por quê as vendas não são feitas de forma inteligente?

Não precisa ser guru ou alguém altamente estudado, para entender que a forma de fazer negócios mudou e muito, ao longo dos tempos. O primeiro e um dos principais “Ps” do Marketing Tradicional (Praça) e do marketing digital (Pesquisa) nunca estiveram tão ligados como nos últimos anos.

Para ter volume de vendas considerável hoje em dia, é de suma importância que sua empresa seja facilmente encontrável na internet ou melhor dizendo, rankeavel. Sua página, blog, site, landingpage, deve aparecer com facilidade nos mecanismos de busca, principalmente na primeira página do Google com as palavras mais importantes do seu negócio.

O primeiro passo para quem atua no ramo imobiliário por exemplo, é captar e cadastrar o imóvel. Sem imóvel na carteira, o corretor perde uma peça fundável para dar procedimento na venda. Antes de captar um cliente, é indispensável que você
tenha algo para vender a ele, e nesse caso, o imóvel.

Em grandes corretoras, é normal ter pessoas altamente capacitadas para desempenhar a função de captação de imóvel, e a mesma também é comissionada por isso, quanto ocorre o fechamento da venda.

O cliente da era digital chamado de “Consumers” alguém que consome de forma massiva e rápida, ao mesmo tempo que produz e dissemina conteúdo na internet. Esse perfil de lead, tem por necessidade básica, encontrar toda a solução em um só lugar, por isso, a importância de você investir em estratégias de marketing digital.

A pesquisa é inicio da caminhada do consumidor digital. Antes de sair comprando qualquer coisa, o potencial cliente, inicia sua jornada fazendo diversas pesquisas em sites renomados e com conteúdo de valor, pois é disso que o Google gosta e por isso, sites com conteúdo de valor (relevantes) são facilmente indexados na internet.

Um site atraente, é um site responsivel, com boa interatividade e conteúdo (vamos conversar mais sobre isso nos próximos artigos aqui no portal). O internauta, adora conteúdo que seja do interesse e a da necessidade dele, e nesse processo tanto de tração de lead quanto de nutrição de lead (através de conteúdo) é interessante usar uma isca digital “E-book por exemplo” para a captura de e-mail e geração de relacionamento com seu potencial cliente.

Na maioria das vezes, o consumidor inicia o processo de compra, através de mecanismos de busca na internet. Antigamente, quando alguém queria comprar um imóvel, perguntava para familiares e amigos, sobre alguns imóveis que estavam à venda em sua região. Hoje, com apenas alguns cliques, é possível encontrar uma infinidade de anúncios de imóveis na internet, e a partir daí, começar sua jornada de aquisição.

Para você ter uma ideia do que realmente representa essa primeira etapa da jornada do consumidor de imóveis, cerca de 60% da decisão dele, já está tomada, graças a pesquisa realizada nos buscadores da internet. Bem diferente dos tempos antigos,
onde não existia internet, e cabia ao corretor, conduzir o cliente em praticamente todas as etapas da venda.

Nessa etapa, é importante falarmos aqui, o consumidor analisa opiniões de terceiros, de pessoas que já residem naquele imóvel, bem como, a idoneidade da corretora, a satisfação de compra de outros clientes, e outros fatores que podem influenciar na hora da decisão.

Por isso, não basta ter uma fanpage ou um site com lindas imagens do empreendimento, ou um vídeo com conteúdo de valor no youtube, se o seu negócio não é facilmente encontrável na internet. Investir de campanhas de tráfego ou SEO, é de suma importância, para que todas essas engrenagens funcionem de forma conjunta, e assim atingir os resultados que busca usando o internet marketing.

Agora, imagine você ter que pensar nisso tudo na hora de montar seu próprio site, ou quem sabe, montar sua própria campanha de marketing para encontrar leads qualificadas para o seu imóvel, além de tomar muito do seu precioso tempo, as chances de fazer tudo isso funcionar de forma efetiva e automatizada, são pequenas, pois exigirá de você além de tempo, muito conhecimento na área.

Agora que estamos mais familiarizados com a essa nova jornada de compra do consumidor, e sabemos o quão importante é ter presença digital, chegou a hora de aprendermos a usar a poderosa arma de geração de leads qualificadas da Rankim, você já ouviu falar sobre ela?

A Rankim é a maior plataforma de geração de leads do mercado imobiliário, além de disponibilizar landinpages de alta qualidade e conversão, ela também trabalha com gerenciamento de campanhas qualificadas, quem como propósito captar, nutrir o potencial lead, ou seja, uma plataforma que entrega nas mãos do corretor, o lead com potencialidade de compra iminente.

Bom, agora que você já conhece a Rankim e aprendeu sobre o principal P da jornada de compra do consumidor digital, agora você deve cadastrar seu imóvel e iniciar sua campanha de captação de clientes.

O primeiro passo é cadastrar seu imóvel, e a grande dica aqui é: quanto melhor a descrição do imóvel, melhor será para captar um potencial cliente para a compra, por isso, capriche nas imagens desse imóvel, descrição do tipo “imóvel bem localizado próximo a universidades, supermercados e área de lazer por exemplo” esse tipo de descrição atrai pessoas que estejam buscando lugares com boa interatividade, comodidade e movimentados.

O cadastro do imóvel dentro da uma plataforma de anúncio, deve ser o mais o rico possível, quanto melhor descrito for o imóvel e com as palavras-chaves certas que remetem o cliente a clicar no anúncio, melhor sua conversão de vendas.

Vale lembrar, que na internet existem diversas ferramentas, sites e portais que possibilitam o cadastro do imóvel, e o que deve levar em grande consideração, é o poder de atração de tráfego (leads qualificadas) que cada um desses sites tem, pois o que você mais quer na hora de cadastrar e vender seu imóvel, é encontrar um potencial cliente para ele.

Por experiência na área de marketing digital, meu conselho é que você faça uma pesquisa quanto ao rankeamento de conteúdo de cada site, veja por exemplo, se eles são facilmente encontrável para as principais palavras-chaves do universo em que atuam, por exemplo: procure no Google a palavra-chave “Como Prospectar clientes no mercado imobiliário” e veja o que aparece na busca.

O primeiro passo da jornada do consumidor digital, é a pesquisa. Mesmo que a compra do produto não aconteça na internet, como é o caso de um imóvel, mesmo assim ela começa na internet, pois o cliente fará muitas pesquisas antes de decidir qual imóvel comprar, ou em outros casos, se vale a pena comprar ou alugar.

Essas bjeções que fazem parte da jornada do consumidor digital, tendem a ser sanadas pelo menos boa parte delas, durante a pesquisa. Por isso, quanto melhor a descrição do imóvel, e encontrável ele for, mais chances de venda você terá.

Esse tipo de pesquisa, será indispensável para você medir e se o site ou portal, onde será cadastrado o seu imóvel, está bem rankeavel e dessa forma, as chances de converter em venda se tornam maiores. Se preferir, tendo um bom conhecimento e capital, para criação de landingpages, sites em formato HTML ou WordPress, você poderá ter sua própria plataforma de conteúdo e geração de leads.

Outra dica, é investir no gerenciamento e criação de campanhas em facebook Ads ou Google Ads, aprender como comprar tráfego qualificado para o seu negócio, o que de certa forma, será um grande diferencial para você ter bons resultados nas vendas.

Caso não seja o seu perfil, tanto por não ter conhecimento nessa área, quanto por não ter muito capital para isso, a dica é iniciar nesse mar de leads, em plataformas já estruturadas, que possuem desde planos gratuitos, até os planos gerenciados com criação de landinpages e geração de tráfego qualificado (campanhas em redes sociais
e Google).

No próximo artigo aqui no portal Administradores, vamos conversar sobre como criar Headlines (título) poderas e persuasivas para atrair mais clientes para o seu negócio. Headlines, são peças fundamentais na hora de montar campanhas, gerar conteúdo e atrair clientes.

“Marketing é parte estratégica na geração de vendas”.

Por: Leonardo Posich

Fonte: Administradores

Gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!