Você percebe claramente que a competição no mercado imobiliário é grande e que é preciso sua imobiliária estar em condições para garantir o espaço do seu negócio diante de uma concorrência cada vez mais forte. Nesse cenário, quem tem experiência no segmento entende que o sucesso da sua atividade depende principalmente de uma boa gestão. E boa gestão é aquela que, entre outras coisas, sabe como captar novos clientes.
Assim, assumindo essa responsabilidade, é indispensável traçar estratégias para que a sua organização se destaque e apresente diferenciais, com uma operação planejada, controle financeiro, bom atendimento e clientes, muitos clientes. Para auxiliar nessa prospecção, preparamos este post com dicas fundamentais de atração eficaz de clientes. Gostou? Continue a leitura.
Por que é tão importante investir na captação e retenção de clientes
Manter o equilíbrio do fluxo de caixa da sua empresa é uma tarefa que exige atenção e, muitas vezes, jogo de cintura para evitar problemas mais graves. A receita proveniente dos valores recebidos pelas vendas é variável, pois não é possível comercializar o mesmo número de unidades todos os meses, enquanto a originada dos pagamentos de aluguéis costuma não ser o faturamento principal da firma.
Por outro lado, na coluna das despesas fixas, estão os custos com pagamento de colaboradores, comissão de corretores, água e energia elétrica, por exemplo. Além disso, há os gastos eventuais e imprevistos.
Bem, é preciso ter muita calma nessa hora. A estabilidade e a sustentação financeira da sua imobiliária dependem prioritariamente da carteira de clientes. Eles são o foco do empreendimento e devem ser tratados com toda a consideração.
Não meça esforços no sentido de obter novos clientes e reter os que já têm. Um cliente que se dispõe a fazer negócios com você e se sente satisfeito ao final do processo é uma conquista que deve ser preservada. O mesmo vale para seus clientes antigos: trabalhe na retenção e fidelização deles, pois sempre representarão potenciais oportunidades de boas transações.
Como captar novos clientes com estas 5 dicas de atração
Atualmente, a gestão de uma carteira de clientes e a obtenção de novos ficou facilitada pela grande oferta de ferramentas e recursos tecnológicos, além do acesso aos novos (e sempre renovados) métodos de relacionamento com o mercado consumidor.
Quer mudar seus conceitos e aprender o que é preciso fazer para conquistar mais clientes com eficácia e ser um diferencial no segmento? Confira as dicas que separamos para ajudar você a dar um up na empresa!
1. Conheça o seu público
Você conhece as pessoas que adquirem seus imóveis e aquelas para as quais espera vender os itens da sua carteira imobiliária? As informações de cada uma dessas categorias são imprescindíveis para você planejar e executar suas ações.
O primeiro passo é realizar pesquisas periódicas (com análise dos concorrentes) e entender profundamente o seu público-alvo: quais as suas expectativas, necessidades, sonhos e comportamentos. Com esses dados, é possível determinar as atitudes a serem tomadas para que escolham a sua imobiliária entre as várias opções disponíveis.
2. Mantenha o negócio atualizado
Fuja daquele rastro de tradicionalismo e aposte em tecnologia e inovação como respostas para incrementar a sua atividade. Acredite: o setor imobiliário vem passando por significativas transformações provocadas pelas ferramentas digitais. Ficar à margem desse processo pode conduzir seu empreendimento à perda competitiva. Por isso:
- informe-se sobre as mais recentes soluções tecnológicas;
- avalie a possibilidade de contar com o suporte dos serviços de TI (Tecnologia da Informação);
- ouça com atenção as sugestões e críticas de seus clientes, corretores e colaboradores.
Um estabelecimento inovador é aquele que promove e demonstra um pensamento gerencial moderno, com um planejamento arrojado e acompanhamento permanente das tendências e mudanças mercadológicas.
3. Marque presença nas plataformas digitais
As plataformas digitais são parceiras. Comece com um site de qualidade, atualizado com informações importantes e responsivo (que pode ser acessado do PC, smartphone, tablet). Nele, o cliente deve encontrar fotos, vídeos e dados sobre os imóveis postos à venda e diversas opções de atendimento (e-mail, telefone, WhatsApp, redes sociais, entre outros).
Inclua as mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, por exemplo) no seu planejamento de conquista e retenção de clientes. São espaços dinâmicos com um número sempre crescente de inscritos.
Além desses canais, utilize-se do Skype, WhatsApp, Messenger e Hangouts. São vias de comunicação acessíveis aos dispositivos móveis que, inclusive, são gratuitas ou de custo baixo, permitindo a transmissão e recepção de documentos, vídeos, mensagens de voz e fotografia.
4. Valorize o imóvel do possível cliente
Um portfólio nota 10 é sem demandar muito tempo para isso. O potencial cliente — que é proprietário de um imóvel e procura a sua empresa para vendê-lo — certamente espera que o valor que ele dá ao bem seja percebido e confirmado por você.
Claro que, de modo gentil e aconselhador, você pode sugerir determinadas providências de consertos e reformas que contribuam para realçar o patrimônio, deixando-o mais aconchegante e atrativo para facilitar o processo de negociação.
5. Forneça dados favoráveis para a negociação do cliente
O cliente recorre à sua imobiliária com a perspectiva de receber toda a orientação e suporte para efetivar uma negociação de venda de acordo com a vontade dele. Ele espera ser atendido com profissionalismo e de forma personalizada.
Uma boa negociação reúne diversas técnicas e argumentações. Uma das mais importantes é a qualidade das informações, que devem favorecer o andamento e a conclusão do processo. Ou seja, os dados devem ser consistentes e convincentes, sem deixar espaço para dúvidas.
Pesquisar o mercado, conhecer as características do imóvel, situação jurídica, referências de localização e infraestrutura no entorno são informações fundamentais durante o procedimento de compra e venda. Elas aprimoram a credibilidade da sua empresa, garantem a confiabilidade do patrimônio comercializado e asseguram a tranquilidade das partes envolvidas.
Para você que atua no mercado de imóveis, manter o negócio ativo e fazer com que a sua imobiliária seja sustentável é uma tarefa que exige percepção aguçada da realidade do setor e ações estratégicas mais agressivas que ampliem a visibilidade da empresa e a consolidem como referência na região em que está situada.
Essa sustentabilidade e essa visibilidade dependem do seu plano de como captar novos clientes e de como reter os antigos para aumentar as suas vendas. Visão de negócio e de mercado associada ao desejo de crescimento empresarial contribuem muito para o seu sucesso.
Quer saber mais sobre captação e retenção de clientes e contar com o suporte de um portal imobiliário? Entre em contato com o Moving Imóveis!
Fonte: Moving Imóveis