O primeiro impacto que um anúncio online são fotos de imóveis, pois é por meio delas que o potencial cliente conseguirá visualizar como é, de fato, a casa ou o apartamento que está à busca. Se houver dois anúncios, por exemplo, que descrevam o mesmo imóvel para aluguel ou venda, um com imagens e o outro sem foto alguma, o primeiro com certeza será o mais visualizado e contatado.
Ou seja, é imprescindível fotos do imóvel que está querendo anunciar para ter bons resultados com o seu anúncio. Mais que isso, é preciso que tais fotografias estejam em boa qualidade, para que mostrem o local da melhor forma possível para que o negócio seja concretizado mais facilmente.
Confira 7 dicas de como tirar fotos de imóveis para seus anúncios:
1 – Deixe tudo limpo e organizado para as fotos
Antes de tudo, é importante que o imóvel esteja em bom estado nas fotos. Então, se houver lixo ou sujeiras muito aparentes, é preferível que o ambiente seja limpo para que ele passe uma boa impressão.
2 – Tire muitas fotos
A quantia de imagens para mostrar um imóvel, recomendada pela plataforma VivaReal – que conecta corretores, incorporadoras e imobiliárias aos consumidores que buscam imóveis -, é de no mínimo 15 fotos. Uma boa média, no entanto, são 30 fotos. Então, tenha esse número como base e abuse da quantidade de fotos, pegando os ambientes de vários ângulos, os armários fechados e abertos (se houver), com as janelas abertas e fechadas, etc.
3 – Prefira tirar foto na posição horizontal
Para ser mais bem visualizadas, as fotos devem estar, de preferência, na posição de “paisagem” (na horizontal). Na vertical o campo de visão do ambiente fica limitado e a foto, quando colocada em uma página com limitação de espaço, pode ser diminuída, ficando, assim, pior que uma foto inserida na horizontal.
4 – Escolha uma alta resolução de imagem
Opte sempre também por tirar a foto na maior resolução disponível. Diminuir as fotos depois não prejudica a qualidade da foto (as plataformas que permitem anúncio geralmente tem um tamanho de imagem padrão, podendo diminui-la), ao contrário de tirar fotos pequenas, pois, ao aumentá-las, acaba gerando imagens ruins.
5 – Tente usar uma câmera ao invés do celular
É possível fazer boas fotos com um smartphone, mas se você tiver a opção de usar uma câmera, prefira ela! Afinal, o equipamento é feito para isso, permitindo tirar fotos melhores mesmo estando em baixa luminosidade. Se a câmera for semiprofissional ou profissional, então, melhor ainda.
6 – Monte a galeria conforme a ordem da visita
O recomendado é que as fotos estejam na ordem da visita, ou seja, os cômodos após a entrada da casa ou apartamento podem ser os primeiros. Você também pode colocar fotos do condomínio, mas deixe-as ao final da galeria, para priorizar as imagens do imóvel e, depois, mostrar os benefícios além dele.
7 – Deixe os ambientes bem iluminados
Quanto mais iluminado o ambiente no momento das fotos, melhor. Então, acenda as luzes, configure a câmera para balancear bem a luminosidade e abra as janelas (e portas para a sacada, se houver), para que cada canto do cômodo seja visto com mais clareza. Quanto ao flash da câmera, opte pelas duas formas: com e sem, e veja qual é a melhor opção para cada ambiente – às vezes, uma foto com flash pode mais prejudicar do que ajudar, refletindo em vidros, espelhos e azulejos, por exemplo. Só é importante lembrar que fotos dos ambientes fechados também são importantes para mostrar o estado das janelas e portas, então, deixe as lâmpadas acesas.
Essas são as principais dicas! Você tem mais alguma? Comente abaixo! 🙂
Confira também os principais cursos e eventos do mercado imobiliário