10 Perguntas e Respostas para corretores de imóveis iniciantes

Muitos corretores nos pediram para elaborar algumas questões que todos corretores de imóveis iniciantes devem saber para melhorar suas vendas e trabalhar de forma mais eficiente e segura.

Resolvemos listar 10 perguntas e respostas para você saber orientar melhor seus clientes e obter melhores resultados em seus negócios. corretores de imóveis

1 – O que é um lançamento imobiliário?

É a abertura de vendas de um empreendimento imobiliário, após o seu Registro de Incorporação. O início das vendas é acompanhado de eventos, ações promocionais e anúncios na mídia.

2 – O que é um imóvel na planta?

É o imóvel comercializado durante a fase de lançamento, ou seja, antes do início da construção.

 3 – O que encontro em um estande de vendas?

O estande de vendas é usualmente construído no local onde será erguido um empreendimento imobiliário. Nele, encontram-se expostos a maquete do projeto, plantas e imagens dos apartamentos e das áreas comuns, bem como, na maioria das vezes, o apartamento modelo decorado. No estande de vendas, encontram-se também os corretores de imóveis treinados para apresentar o empreendimento.

4 – Para que serve o apartamento modelo decorado?

O apartamento modelo decorado, geralmente construído nos estandes de vendas, tem como finalidade mostrar em escala real as características da planta do apartamento, apresentando também uma sugestão de decoração.

5 – O que é Memorial de Acabamento?

Memorial de Acabamento é a relação dos materiais de acabamento que serão utilizados na construção do imóvel. Esse memorial deve ser apresentado e rubricado pelo comprador no ato da compra do imóvel.

 6 – Que documentos o comprador deve verificar antes de assinar um contrato?

É importante que o seu cliente verifique se o imóvel encontra-se com o projeto devidamente aprovado e com o alvará emitido pela respectiva Prefeitura Municipal. Também é fundamental que se verifique a certidão de matrícula do imóvel, onde deve constar que a sua Incorporação Imobiliária está devidamente registrada. Vale verificar também a minuta da convenção de condomínio arquivada no registro do Memorial de Incorporação, em que constam as futuras regras condominiais.

 7 – O que é compromisso de venda e compra de imóvel?

É o contrato particular ou público pelo qual alguém se compromete a adquirir um imóvel de outra pessoa (física ou jurídica), que se obriga a transferi-lo após o recebimento do preço ajustado, observadas as condições ali pactuadas. Com a assinatura do contrato, o comprador passa a ser titular de direitos aquisitivos do imóvel, e a lei assegura direito real do comprador em face do vendedor para exigir a efetiva transmissão do imóvel.

8 – Quais as cláusulas essenciais que devem constar num contrato de compra e venda de imóvel?

No contrato de venda e compra são essenciais as cláusulas que disponham sobre: as características do imóvel e do empreendimento onde está inserido, preço e forma de pagamento, forma de cálculo da correção monetária, quando for o caso, incidência de juros, índice e quando de sua aplicabilidade, penalidades a que esteja sujeito o comprador na hipótese de inadimplemento e atraso no pagamento do preço na forma ajustada, prazo de entrega das unidades e demais obrigações assumidas pela Incorporadora.

9 – Qual a diferença entre contrato de compra e escritura definitiva?

O contrato de venda e compra é o instrumento pelo qual uma das partes se compromete a vender à outra determinado imóvel, por determinado preço e condições. O contrato, ou promessa de venda e compra, pode ser efetivado por instrumento particular (e, nesse caso, há que se observar a presença de duas testemunhas, avaliação da qualificação das partes) ou por instrumento público (escritura de promessa de venda e compra) que, nesse caso, é lavrado pelo Cartório de Notas, que tem fé pública. Por outro lado, a escritura definitiva de compra e venda é o instrumento pelo qual alguém transmite definitivamente um bem a outro, muitas vezes em cumprimento a um contrato (promessa) previamente assinado. A escritura definitiva de uma unidade autônoma é lavrada quando a mesma está devidamente concluída, ou seja, com a averbação da construção do empreendimento junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente.

10 – Por que há necessidade de se registrar a escritura definitiva do imóvel?

Para que se opere efetivamente a transferência da titularidade do imóvel, é necessário o registro do título de transmissão perante o competente Cartório de Registro de Imóveis, conforme determina o art. 1245 do Código Civil Brasileiro.

Dica de Ouro – Como fazer parcerias com corretores de imóveis

O aplicativo Homer se tornou a forma mais segura e prática para se fazer parcerias imobiliárias. Se você e seu parceiro fecharem o negócio, o aplicativo garante que você receba a sua comissão caso o seu parceiro receba e não repasse a sua parte. E em poucos passos, você se conecta com segurança à maior rede de parcerias imobiliárias do Brasil Tudo 100% grátis.

Saiba mais em: https://share.homer.com.br/publicidadeimobiliaria

E aí, achou interessante as perguntas? Tem algum termo do mercado imobiliário que você ainda não sabe o que significa?

Mande para nós nos comentários!

Boas vendas!

Deixe seu comentário