Vai colocar seu imóvel à venda? Veja estas dicas antes!

Pensando em colocar seu imóvel à venda ? Pode até parecer fácil, mas a verdade é que a venda de um imóvel é cercada por pequenos detalhes que podem por tudo a perder – ou agilizar o tempo de negociação. Isso só vai depender da forma como todo o processo é conduzido.

Por isso, nós preparamos uma espécie de check list para ajudar você a colocar seu imóvel à venda com mais segurança, otimizando o tempo de venda e evitando dores de cabeça futuras. Pronto para começar?

1 – Escolha da imobiliária é fundamental para colocar seu imóvel à venda

O processo de venda de qualquer imóvel envolve muitos aspectos financeiros, emocionais e burocráticos, por isso o planejamento é fundamental. Antes de colocar seu imóvel no mercado é preciso ter consciência de que a orientação qualificada reduz riscos e otimiza o tempo de negociação.

Então o primeiro passo a escolha da imobiliária ou do corretor de imóveis. O profissional ou a empresa deve ter larga experiência no mercado imobiliário, sim, mas também na região onde o imóvel se encontra.

Procure estabelecer uma relação de confiança com a imobiliária,a final ela será a sua representante legal e tem tanto interesse em que tudo corra bem quanto você. Uma dica para agilizar o processo é oferecer exclusividade na venda, o que fará com que seu imóvel seja tratado como VIP.

Isso significa que ele terá esforços voltados exclusivamente para ele, assim como toda uma estratégia de venda e divulgação. Afinal, exclusividade gera comprometimento. Acompanhe todo o processo mas lembre-se que só o corretor imobiliário tem o conhecimento necessário para fazer o melhor negócio em seu nome.

2 – Certifique que a documentação está toda regularizada

Como está a documentação do imóvel? Tem certeza que ela está toda regularizada? Se tiver dúvida, peça ajuda ao corretor para checar e ajudá-lo a regularizar qualquer débito ou trâmite antes de colocar seu imóvel à venda. Assim você evita percalços pelo meio do caminho e ou que acabe perdendo um bom comprador por causa de algum detalhe não visto com antecedência.

3 – Estabeleça um preço justo ao colocar seu imóvel à venda

É importante ter uma expectativa realista do valor do imóvel. De acordo com as estatísticas, o tempo médio de venda é de seis a oito meses, mas pode ser maior se você pedir um preço acima do mercado.

Para evitar “achismos”, a dica é contratar uma avaliação profissional, que levará diversos fatores para estabelecer um valor justo, consonante com os imóveis semelhantes na sua região, mas também com as particularidades do seu.

Mais vagas na garagem, proximidade com o metrô e condomínio com área de lazer são alguns itens que fazem o preço subir. É sempre bom lembrar que a avaliação só pode ser feita por corretores imobiliários especializados.

4 – Ajude seu corretor a fazer uma boa divulgação do imóvel

Você já deve ter ouvido que a divulgação é a alma do negócio – e é mesmo. Por isso ajude o corretor prestando todas as informações possíveis sobre documentação, estado e características do imóvel. Ele montará uma estratégia de divulgação específica para que quando colocar seu imóvel à venda consiga o público certo seja atingido.

Forneça plantas, disponibilize cópia de documentos, abra o imóvel para fotografias, e, principalmente, não esconda nada que possa prejudicar a negociação com um possível comprador lá na frente. Todo o negócio deve ser baseado em ética, honestidade e confiança.

5 – Faça uma vistoria completa e determine a necessidade de reforma

Reformar para vender? Sim, muitas vezes é bem mais lucrativo do que vender o imóvel no estado atual. Mas, para isso, vale a opinião de um profissional. Antes de colocar seu imóvel à venda faça uma vistoria para determinar que intervenções são necessárias para que o imóvel fique em bom estado.

Foque principalmente em problemas estruturais, redes elétricas e hidráulicas. Conserte vazamentos, janelas e portas, troque revestimentos muito castigados que dão a impressão de abandono, e pinte todo o imóvel para melhorar ainda mais a estética. Dificilmente alguém fechará negócio sabendo que terá problemas em pouco tempo.

6 – Mantenha uma parceria de confiança com a imobiliária

Esteja acessível sempre que for pedida alguma informação extra, um documento ou a sua presença para sanar alguma dúvida. Estabelecendo uma parceria de confiança com a imobiliária é possível otimizar o tempo de negociação com futuros compradores e ajudar seu corretor a prestar o melhor atendimento.

Agora sim, você está pronto para colocar seu imóvel à venda com toda a segurança e ter a certeza de estar no caminho certo. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Escrito por Marlon Moro, diretor da Etic Imóveis.