O que é taxa Selic e como ela influencia no mercado imobiliário?

Você já deve ter ouvido falar sobre a taxa Selic, não é mesmo? De vez em quando, ela ganha destaque nos noticiários econômicos. Mas você sabe o que é taxa Selic? Ao contrário do que as pessoas imaginam, entender esse conceito não é algo destinado apenas aos economistas, uma vez que a taxa Selic influencia a oferta de crédito ao cidadão comum.

Se você quer aprender mais sobre esse tema, bem como de que forma essa taxa afeta o mercado imobiliário, basta ler este artigo!

Afinal de contas, o que é a taxa Selic?

Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Essa taxa foi criada em 1979, com o objetivo de tornar mais transparente e segura a compra de títulos públicos. Os títulos públicos, por sua vez, são ativos que o governo vende para poder financiar a dívida pública. Quem os compra empresta dinheiro ao governo e, em troca, recebe rendimentos por essa aplicação.

Todos os dias, os bancos realizam milhões de transações financeiras (depósitos e saques). Existe um valor mínimo que um banco deve manter em caixa, mas, para evitar que falte de dinheiro, é comum que os bancos emprestem capital entre si, no final do expediente, para equilibrar as contas.

Esse empréstimo dura um dia, e os bancos dão como garantia os títulos públicos que têm. Obviamente, o banco que tomou o empréstimo precisa pagar juros à instituição que emprestou a quantia. A taxa Selic é que define o valor dos juros desse empréstimo entre bancos.

Por fim, o Comitê de Política Monetária (COPOM) estabelece uma meta para a Selic: ela não é imposta, como muitos imaginam.

Viu como não é complicado saber o que é a taxa Selic? Então, vamos ver como ela impacta o mercado imobiliário.

Como essa taxa altera o mercado imobiliário?

Comprar um imóvel é um grande investimento financeiro. É normal que as pessoas precisem de crédito para poder realizá-lo. Toda a vez que a taxa de juros do empréstimo entre os bancos (Selic) sobe, as outras linhas de crédito também se tornam mais caras.

Sendo mais caro obter um financiamento, é provável que a procura por imóveis diminua, o que ajuda a baixar o preço dessas propriedades — ou, pelo menos, evitar que continuem subindo.

Por outro lado, se a Selic estiver menor, torna-se mais barato obter um financiamento, a procura por imóveis cresce e, consequentemente, casas, terrenos e apartamentos podem se tornar mais caros.

A Selic altera a compra de quem paga à vista?

Sim. Com mais ou menos pessoas obtendo crédito, a procura imobiliária é alterada, e isso pode abrir oportunidades para quem já tem o capital necessário para investir. Nesse contexto, comprar um imóvel à vista pode ser mais fácil se a Selic estiver alta.

Ademais, percebemos que essa taxa ajuda a conter a inflação. Por isso, ainda que você não tenha planos de comprar nada, saiba que o seu dia a dia será impactado pela Selic.

Agora que você entendeu o que é taxa Selic, ficou mais fácil compreender como esse tema muda o seu dia a dia, não é verdade? A queda da Selic pode indicar um bom momento para comprar uma casa, mas existem outros sinais que revelam se o período é adequado para realizar o melhor negócio.

Fonte: Master Imóveis

Deixe seu comentário