Ser corretor de imóveis vale a pena?

Como é a profissão de corretor de imóveis? Será que é uma profissão rentável? Será que eu consigo sustentar minha família sendo um corretor de imóveis? Quais as qualidades que precisa ter um corretor de imóveis? O que os clientes esperam de um corretor de imóveis? Se você fosse comprar um imóvel, qual seria o corretor ideal para atendê-lo?

Qual segurança que tenho sendo um corretor de imóveis? É fácil conseguir a carteira de corretor de imóveis? Se eu me tornar um corretor de imóveis, quanto tempo eu começo a ganhar dinheiro? Varias pessoas me disseram que o corretor de imóveis, trabalha pouco e ganha muito, é verdade? Já ouvi falar que a profissão de corretor de imóveis, estará entre as cinco melhores profissões do futuro, será uma verdade? Tornei-me um corretor de imóveis, e agora o que eu faço? Existe diferença entre vendedor e corretor de imóveis? Qual a diferença entre corretor de imóveis e consultor de negócios imobiliários? Será que alguém poderia me falar um pouco sobre essa profissão?

São muitas as perguntas sobre a profissão de corretor de imóveis, só não perguntamos a nós mesmo, quem sou eu? Qual são as minhas qualidades? Quais são os meus defeitos? O que tenho que melhorar? O que fiz ou faço para merecer sucesso em alguma profissão? Qual a minha capacidade? Eu passo segurança para o cliente? Eu tenho ética profissional? Eu sou comprometido? Dou muitas desculpas? Sou organizado? Será que gosto do que faço?

Vejamos que fazer perguntas sobre a profissão é muito comum, nós procuramos sempre qual é a profissão mais fácil para exercer e com altos ganhos, mas esquecemos de verificar sobre nós mesmos, quem somos, para onde pretendo ir, vivendo no mundo da ilusão achando que podemos exercer qualquer profissão, basta escolher e pronto, como se o mundo nos devesse alguma coisa, ou a sociedade fosse culpada de você não ganhar mais.

É, parece que tem muita gente com sérios problemas, mas não querem enfrentar e procurar melhorar, então, é mais fácil culpar os outros e o mundo. Os tempos são outros, como diz no ditado popular a fila anda, então pense um pouco, faça uma reflexão, quando repetimos continuamente com desculpas, como se tudo em volta de nós estivesse errado, passado algum tempo vira costume, e passado mais um tempo vira uma característica da pessoa, então é o que você consegue passar, o que você é de verdade. E ai vem algumas perguntas. Como você acha que as pessoas te vêem? Qual a segurança e credibilidade que você passa? Como os teus colegas de trabalho te vêm? Você acredita em você? O que você significa na sua profissão? É fácil outro profissional ser melhor que você? Você utiliza toda sua capacidade? Hoje de 0 a 10 qual nota você daria a você mesmo?

Perguntas e mais perguntas, é assim que se formam as opiniões e também através das perguntas que descobrimos o que podemos melhorar em nossas vidas, quando nos preocupamos em saber como somos realmente, e que impressão passamos aos outros é quando seremos capazes de mudar. Precisamos ser realista com nós mesmo, temos que enfrentar nossos defeitos e maus costumes. É muito comum em nosso mundo interior, criarmos formas de pensamentos que é errado, e vivemos como se fosse verdade, o que não condiz com o mundo exterior. Precisamos sempre que possível quebrar os paradigmas, ser diferente, e fazer a diferença, você é o que você passa para as pessoas, as pessoas falam de você pelo que você passa para elas. Nossa atitude nos revela quem somos, precisamos nos curar dos maus que nos rodeiam, enfrentar com coragem sendo realista conosco mesmo. Se tivermos atitude de melhorar em alguns pontos, corrigindo hábitos e costumes que nos prejudicam, teremos dias melhores e conseqüentemente bons resultados profissional, e estaremos a caminho do sucesso em nossa vida. Com atitudes positivas melhoramos nossa alto-estima, e com certeza teremos dias felizes e com certeza as pessoas irão te elogiar e muitos terão você como exemplo. Então amigos onde esta o erro? O que a sociedade tem que mudar? Porque o mundo não é bom? Vamos em frente, vamos evoluir e crescer, nunca é tarde para tomarmos uma atitude, não tenha vergonha de mudar, tenha orgulho. Precisamos ser corajosos e todos têm capacidade, confia em Deus, em seus momentos de dificuldades peça ajuda peça com fé, Deus nunca vai negar ajuda aos seus filhos, então você não esta sozinho e nunca estará, pois quem tem Deus tem tudo, não é assim que temos a habito de falar? Vamos aproveitar o que Deus nos oferece e saber dar valor a cada dia de vida que ele nos dá, vamos retribuir pelo presente que ele nos dá, aproveitando o dia o mês o ano que ganhamos de vida. Refletindo um pouco: Você ficaria feliz em dar um presente para uma pessoa que não desse valor pelo presente recebido, e ainda reclamasse dele? Veja como Deus é bom, ele nos dá o dia de vida de presente e mesmo reclamando, ele continua nos presenteando. Sendo um pouco mais insistente no valor do dia, como a melhor riqueza que temos, eu te pergunto por quanto você me venderia um ano de vida? Você seria capaz de calcular rapidamente o valor? Difícil não é, tem coisas que o dinheiro, ouro, diamante e etc.., não paga. Dia mal aproveitado resultado condizente com o que você fez, lembre você tem as mesmas 24 horas das pessoas que tem bons resultados.

Agora vamos começar a falar um pouco sobre a profissão de corretor de imóveis, vou relatar alguns itens adiante, que, pode coincidir com alguns colegas na profissão que poderão até ficar um pouco chocado, por estarem maus na profissão e outros muito felizes por analisar, que esta bem profissionalmente. Resolvi escrever sobre a profissão de corretor de imóveis por já exercer alguns anos, e sempre sou questionado com algumas perguntas.

Vou tentar relatar alguns itens mais comuns no dia a dia desta profissão, serei o mais transparente possível, espero que eu possa ajudar alguns dos colegas a melhorar profissionalmente, caso não possa ajudá-los, espero não atrapalhar ninguém, a intenção é somarmos experiências, aceitarei criticas ou elogios, e se caso nada te servir desconsidere o que já leu até agora, e o que vem pela frente, como se fosse mais um texto qualquer.

Caros colegas, a profissão de corretor de imóveis, é uma profissão, que exige esforço, comprometimento e dedicação como qualquer outra profissão, porém com um diferencial muito grande, pois é uma profissão muito promissora, tendo cada vez mais destaque no mundo e segundo o que tem sido revelada através de pesquisas, a profissão de corretor de imóveis, estará entre as cinco melhores profissões do futuro. O corretor de imóveis tem a oportunidade de ter rendimentos que poucas profissões podem oferecer, porém depende de como cada profissional administra o seu tempo. Sendo uma profissão de futuro, tenho certeza que veremos em poucos anos corretores de sucesso, gozando de respeito e admiração tanto pelos colegas como pelos seus clientes, principalmente os jovens que tiverem mais votante e atitude, isso serve também para os que estão dormindo na profissão de acordar para uma nova realidade, procurar ser bem informado no que faz. Cuidado, o fato de o corretor ser um profissional liberal autônomo, da uma sensação de liberdade, sendo um dos fatores que mais prejudica no desenvolvimento profissional, comprometendo o sucesso de muitos colegas que poderiam ter um desempenho profissional muito melhor. São vários motivos que leva um profissional, ser simplesmente mais um corretor no mercado, que não faria muita diferença se não existisse, talvez você conheça um desses profissionais que quando não aparece na imobiliária, não faz muita diferença. Talvez eu seja um pouco radical em minhas palavras, mas, se faz necessário em algum momento para que possamos visualizar melhor nossa realidade. Tenho visto nos últimos anos uma melhora muito significativa no mercado imobiliário, o que não é novidade, pois toda população esta vendo as noticias em todas as mídias, falando sobre empréstimo para compra da casa própria, o crescimento de lançamento de loteamentos,condomínios horizontal e vertical, realmente é um momento privilegiado trabalhar no mercado imobiliário, fazer uma carreira brilhante e ter muito sucesso. Vamos aproveitar que esta findando mais este ano de 2012, para alguns colegas como o primeiro ano na profissão, para outros mais um ano que se vai, então vamos para mais algumas perguntas? Preparado? Legal, já estamos nos acostumando com as perguntas, afinal elas são importantes. Você estabeleceu metas na área profissional para o ano de 2012? Conseguiu atingir pelo menos 50%? E para o ano de 2013, quais são as suas metas? Você tem o hábito de escrever suas metas? Incrível como o ano passou rápido, não da para acreditar, se você conseguiu atingir pelo menos 50% de suas metas, parabéns, você é um bom profissional, e esta dentro das expectativas de se tornar um bom corretor de imóveis, sinal que você foi responsável por fazer muitas famílias felizes, que terão um natal diferente, todos comemorando um novo lar, que profissão maravilhosa.

Vamos verificar alguns tipos de corretores existentes, vamos ver exemplos que podemos ter como bom ou ruim, aproveitar para melhorar, ou se conformar e continuar com a síndrome de Gabriela (eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim).

Não é difícil observar que esta faltando bons corretores no mercado, nunca houve tanto anuncio precisando de corretor de imóveis, as imobiliárias estão enfrentado sérios problemas para formar e aumentar a equipe de corretores de imóveis, a quantidade de corretores hoje não é suficiente para atender um mercado que esta apenas começando, com tendência de maior aquecimento. Acredito que nos próximos anos a maioria dos corretores terão que melhorar seus trabalhos, inovar, reciclar, participar de palestras, ser um profissional mais comprometido. Com o mercado aquecido não significa que corretores que não se prepararem irão ter sucesso, muito pelo contrario poderão ser excluídos do mercado, pois o cliente de hoje não é o mesmo do passado, tudo mudou.

Conheço vários tipos de corretores que, passa anos e anos e continua do mesmo jeito, não muda, sinal de oportunidade, na incompetência de certos profissionais é que traz a chance de quem esta investindo na profissão ter sucesso mais rápido do que se imagina. Eu já contribui um pouco na minha profissão, alguns anos atrás como Delegado Regional de Osasco, do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, e o que me deixa mais irritado é quando alguém me pede uma vaga de corretor de imóveis, como bico, isso mesmo trabalhar nas horas de folga, me controlo para dar a resposta, pois tenho orgulho de ser corretor de imóveis, afinal é com essa profissão que sustento a minha família. Fazer um bico para mim, se a pessoa for boa para trabalhar, seria carpir terreno ou algo parecido, e não se comprometer com pessoas que querem realizar um sonho, algo tão sério, que muitos tem a oportunidade uma vez na vida. Já imaginou você com sua família comprando uma casa de quem esta fazendo um bico de corretor de imóveis. Mas é incrível que muitos colegas que exerce a profissão também não tem consciência, de como se comportar na profissão, já vi corretor deixar de atender cliente para ir segurar lugar na fila do médico para sogra, ir no banco pagar contas, buscar familiares na rodoviária, levar o cachorro no veterinário, esperar chegar os moveis do cunhado que vai casar e muitas outras situações, pelo fato de o corretor ter a imagem na própria família de que não faz nada o dia todo, tem tempo para resolver o que os outros não tem, pois ninguém pode faltar do serviço se não perde o emprego, então vai o corretor.

O corretor tem que saber se comportar perante as pessoas que convive, que ele tem compromisso o dia todo, que sua profissão é mais importante que muitas outras, e o quanto pode perder fazendo pequenos serviços. Tudo é questão do que você passa para as pessoas, já imaginou um corretor que ganha mais de R$ 20.000,00 por mês, será que alguém pede para ele ir pagar alguma conta, difícil não é? É mais fácil alguém prestar favores a ele ou pedir dinheiro emprestado.

É comum também na maioria dos corretores não gostarem de fazer captação de imóveis, sabendo que seu produto é o imóvel e que esta espalhado pela cidade inteira, eu sempre acreditei que só é bom corretor quem for bom captador, é incrível, mas pode prestar atenção, normalmente quem tem mais captação é o corretor que mais vende, como será que ele consegue, arrumar tempo para atender mais clientes e ainda captar mais imóveis. O ditado antigo ainda permanece, “nunca peça nada para quem é desocupado, o ocupado fará mais rápido”.

Agora já conhecem aquele estilo de corretores que forma dupla para trabalhar, tipo sociedade, é de ficar indignado, vai levar o mesmo cliente, faz companhia para o colega quando os outros pedem favor, vão juntos para almoçar, se um não vem trabalhar outro também não trabalha, viaja juntos, conclusão rende menos que um corretor empenhado sozinho, sempre esperando um do outro.

Agora quero falar num item que infelizmente a maioria dos profissionais peca muito, o pós-venda, ou seja, parte principal da venda. O profissional tem que dar acompanhamento na assinatura do contrato, acompanhar o andamento das certidões, estar presente na assinatura no banco quando se tratar de financiamento. O pós-venda é parte fundamental para marcar o profissionalismo, para obter indicações de novos clientes. Dificilmente um corretor liga para seu cliente agradecendo pela oportunidade de ter realizado a venda, que alias não é uma venda qualquer é o sonho da casa própria.

Na verdade o correto seria o corretor ir pessoalmente fazer um agradecimento, perguntar se ele falhou em algum momento da venda, saber se o seu cliente precisa de mais alguma coisa que ele possa ajudar, ou até levar algo de presente como gratidão, algo simples ex. um vinho, que custa em torno de R$ 30,00 ou outro objeto simbólico, não precisa ser nada de valor alto, é somente para você ficar sempre na lembrança do seu cliente, outro exemplo simples é quando você acompanha o cliente no cartório, pega a data que vai ficar pronto a escritura já registrada com o escrevente, agende e na data ligue para seu cliente ou leva a escritura em mãos, vejamos que pequenos atos faz muita diferença. O pós-venda também deve ser feito com o cliente que vendeu, da mesma forma agradecimento, e mais, o que ele ira fazer com o dinheiro que recebeu da venda, é a oportunidade de ganharmos mais uma venda.

O profissional tem que estar atento a todos os detalhes do inicio, meio e fim de uma venda, quando falo em parte anterior neste texto que temos que quebrar os paradigmas, basta fazer uma reflexão para entendermos se estamos falhando ou não. Quero colocar aos colegas uma situação para que todos possam o mais rápido possível se preocupar em se atualizar, chama-se, marketing pessoal é um hábito, e você precisará de tempo para se habituar a nova maneira de agir em sua vida, portanto, corra! Tanto tem se falado nesse assunto, mas é pura realidade, e não vamos confundir marketing pessoal, simplesmente achando que melhorei as roupas, sapatos, cortei o cabelo e pronto, já acertei meu marketing pessoal, não é bem assim, vai bem além disso.

O marketing pessoal depende de um plano, e que você tem que desenvolver passar varias etapas para atingi-lo, nada que seja difícil, hoje temos muitos livros, matérias na internet e cursos rápidos sobre este assunto. Acredito sempre que todos tem a oportunidade de melhorar em todos os aspectos da vida, mas precisamos ir em busca desta melhora, ter a humildade em aprender com as pessoas, saber ouvir e respeitar os sinais que recebemos.

Outro item que gostaria de colocar e é fundamental para todos nós, já que estamos falando em melhorar as nossas vidas, é a espiritualidade, não quero entrar no mérito religioso nem precisa cada um tem a sua preferência por religião, a espiritualidade é algo individual que cada ser humano pode desenvolver ou não, muitos não querem e preferem ficar estagnado ou talvez nunca tentou.

A espiritualidade hoje já realidade nas empresas em varias situações que envolve o ser humano, muitas pessoas estão sendo avaliadas pela sua espiritualidade. Para desenvolver simplesmente temos que acreditar e ter fé, lembrar que somos feito matéria e espírito, e que Deus é nosso ser superior e somos feito a sua imagem, a partir daí começa a ficar fácil, pois, nosso espírito pode tanto evoluir ou regredir, você determina o que quer. O espírito precisa de conforto, paz, alegria, amor, união, humildade, compreensão, disciplina, amizade, verdade, simplicidade e outros itens, por isso que precisamos alimentar o espírito, e assim teremos algo especial para nós e para as outras pessoas.

Admiro os profissionais que são determinados e que não deixam nada impedir o seu objetivo, e alcançam suas metas, pois o sucesso na vida é saber fazer as coisas acontecerem com sabedoria, saber administrar a vida e o dia de hoje para não ter insucesso amanhã. Tem corretor que ao invés de entrevistar o cliente, fala mais de si próprio, da opinião sem o cliente pedir, em resumo fala demais, achando que esta fazendo o maior sucesso, e lógico o cliente educadamente não vai apontar as falhas do corretor, não vendo hora de se livrar dele e nunca mais sair para ver imóvel, com este suposto profissional. Mas também podemos ver corretor que tem postura, sabe se apresentar perante o cliente, sabe fazer uma boa entrevista e lógico quem ouve mais, acerta mais, tem mais oportunidade de identificar a necessidade do cliente com mais eficácia.

Outro item que é determinante para o cliente é horário, jamais um profissional deve atrasar seu agendamento, sempre deverá chegar com antecedência. Outro ponto que podemos observar na corretagem, é quando vai levar o cliente para visitar os imóveis que possam interessar, corretores que estão bem na profissão, fazem questão que o cliente vá no seu carro, que normalmente é um carro novo na maioria quase OK., porém outros que estão mau já da uma desculpa que mandou o carro para revisão só para ir no carro do cliente, nesse momento o corretor já sai para não levar o cliente e sim ser levado pelo cliente, veja que começa com uma desvantagem, pois quem esta no comando é o cliente, posso estar sendo um pouco critico, existem casos que o cliente não abre mão de ir no seu próprio carro, mas são raros os casos, na maioria das vezes o corretor tem condições de levar em seu veiculo.

Bom e agora que chegou no imóvel qual é comportamento do corretor? Tem casos que o celular não para de tocar, normalmente é mulher ou marido, filhos, amigos e outros ligando, ficando sem condições de dialogar com o cliente e pior ainda o corretor não vê a reação do cliente, e tem alguns que acha importante que telefone fique tocando, tem alguns que acredita que o cliente vai pensar, nossa que importante que ele é. Hora de mostrar o imóvel é um momento mágico tem que estar atento prestando atenção no cliente se esta gostando ou não do imóvel. Pior é o corretor que antes do cliente expor o ponto de vista dele, o corretor já vai falando, falando e falando, pronto, falou demais, a opinião do corretor só deve ser dada quando o cliente pedir, e tem que pensar antes de dar opinião, ter a percepção se o cliente não esta testando o corretor, todo cuidado é pouco numa venda.

O atendimento ao cliente comprador de imóvel é muito delicado, são vários itens que o corretor tem que observar no cliente para chegar à proposta de venda, por isso que não deve deixar nada atrapalhar, citei o telefone, existem outros problemas, alguns pessoais, que o cliente não tem nada a ver com seus problemas, tem que ficar tranqüilo e atento, verificar no momento em que você tem a segurança de falar para o cliente fazer uma proposta.

Acredito que pelo que você leu até agora, você pode começar a ter uma noção em que posição profissional você se encontra, ou quem vai iniciar na profissão já pode começar a planejar para ter bons resultados. Relatei algumas idéias e experiências, com a expectativa que possa contribuir no sucesso profissional de todos que estão querendo atingir sucesso como corretor de imóveis.

Por: Elizeu Leonel

Deixe seu comentário