Por que assinar um contrato entre o corretor de imóveis e a imobiliária?

Você sabe a importância de assinar um contrato com a imobiliária? Entenda porque essa prática é importante e saiba como acrescentá-la nos seus negócios

Ter um contrato com a imobiliária é de grande importância para garantir que seus direitos sejam preservados e você, como corretor, não tenha dores de cabeça na hora de fechar as suas vendas. O que geralmente acontece, é que o proprietário que deseja vender o seu imóvel costuma anunciá-lo em mais de uma imobiliária para que a venda aconteça mais rapidamente. Dessa forma, cada uma delas terá um corretor responsável pelo intermédio da negociação com os interessados em potencial. Neste caso, o dono da propriedade não pode firmar um contrato de exclusividade, pois isso ocasionaria problemas na hora de remunerar a corretagem da venda.

Sem o contrato de exclusividade, o corretor que concretizar a venda deverá receber o seu comissionamento normalmente. Para isso, é fundamental que conste no contrato informações sobre o relacionamento comercial com a imobiliária, principalmente sobre o pagamento de comissões nesses casos.

O contrato de corretagem se baseia nos artigos de 722 a 729 do Código Civil e pode ter mais de um corretor de imóveis envolvido, garantindo a divisão da comissão em partes iguais no caso de vendas efetivas. O contrato com base nesses artigos garante também que o corretor receba, mesmo se a venda for realizada posterior à sua dispensa pelo proprietário, caso ocorra através de sua mediação.

Há também um contrato de associação que é firmado entre a imobiliária e o corretor de imóveis ou entre corretores de uma mesma empresa que desejam firmar compromisso para trabalhar com empreendimentos “carteirados” das imobiliárias. Em parcerias deste tipo, é interessante trabalhar com termos para firmar esse acordo em relação à divisão de honorários, autorização de venda e alinhar o oferecimento do imóvel para os clientes.

Contrato de parceria entre corretor de imóveis e imobiliária. (modelo)

Em 2015, houve uma reforma na lei que altera os vínculos entre corretor e imobiliária. A reforma ganhou novos parágrafos que incluem a possibilidade de associação do corretor em uma ou mais imobiliárias, mantendo sua autonomia profissional sem que haja qualquer vínculo empregatício ou previdenciário. Para isso, é necessário que o contrato seja registrado no Sindicato dos Corretores de Imóveis ou nas delegacias da Federação Nacional de Corretores de Imóveis onde não houver sindicato instalado.

Entender a legislação da área é uma forma de garantir que as suas negociações imobiliárias sejam feitas de forma segura para todas as partes envolvidas. Ser um corretor vai além de apresentar imóveis e intermediar vendas.

É possível encontrar online modelos de contratos para diversas ocasiões (clique aqui)que podem ser usados como base para a confecção do seu próprio de acordo com as necessidades da sua negociação. Esse tipo de documento pode ajudar a formalizar com mais facilidade, bastando uma revisão para incluir dados que sejam relevantes para você.

Fonte: imóvelweb

Deixe seu comentário