O guia para contratar e recrutar corretores de imóveis

Contratar e recrutar corretores de imóveis bons é fundamental para que as imobiliárias tenham êxito. Contar com um time qualificado, coeso e alinhado com o propósito da empresa é um diferencial, principalmente em um segmento tão saturado quanto o imobiliário.

Mas existem estratégias que os analistas de RH podem utilizar para vencer os desafios da contratação. Neste conteúdo, apresentaremos um passo a passo para atrair e selecionar os melhores corretores de imóveis para a sua imobiliária. Continue a leitura e descubra!

Conheça os desafios de recrutar corretores de imóveis

Para que uma imobiliária tenha sucesso nos negócios, é indispensável contar com uma boa equipe de profissionais.

Nesse sentido, corretores de alta performance elevam a cartela de clientes a outro patamar, uma vez que conhecem bons argumentos. Além disso, têm facilidade para conquistar a confiança dos investidores, sabem escutar e interpretar as necessidades dos compradores. Por isso, conseguem fechar mais vendas e trazem resultados positivos para o negócio.

Mas como atrair, contratar e reter profissionais desse nível na sua empresa? Esse é um dos maiores desafios dos RHs no setor imobiliário. Saiba que com a estratégia correta, é possível conquistar corretores altamente capazes para desempenhar a função.

Como atrair e selecionar corretores de imóveis

Contratar e recrutar corretores pode ser uma tarefa simples, quando o recrutador segue um passo a passo bem definido. Acompanhe!

Planejamento

Para atrair e selecionar um corretor de imóveis, defina o perfil profissional que a empresa procura. Ainda, elabore uma ficha, aponte atributos e competências que deseja encontrar nessa pessoa. Quais os conhecimentos técnicos ela deve ter? Quais traços de personalidade a empresa valoriza? Que tipo de experiência é interessante para a profissão?

Após responder a essas questões, comece a elaborar o perfil da vaga. Mas antes de publicar a oportunidade de emprego, defina:

  • as habilidades desejadas no perfil profissional;
  • os desafios que a vaga oferece;
  • como o corretor pode se candidatar à vaga;
  • qual é o salário e quais são os benefícios que a empresa oferece.

Com a descrição da vaga definida, escolha onde ela será divulgada e em quais canais será mais oportuno encontrar candidatos. Nesse caso, plataformas como LinkedIn, Instagram e a seção ‘Trabalhe conosco’ são as mais usuais.

Aliás, o ‘Trabalhe conosco’ pode conter informações sobre a empresa e sobre o ambiente de trabalho. Sendo assim, inclua um formulário para que os candidatos possam entrar em contato respondendo os pré-requisitos definidos.

Execução

Com o perfil definido, é hora de executar a contratação de um corretor de imóveis. Aqui, a vaga foi amplamente divulgada nos canais escolhidos e o gestor de RH começou a receber currículos.

Agora, faça uma triagem daqueles mais relevantes e capazes de contemplar os aspectos valorizados pela organização. Os currículos mais interessantes passam para a próxima etapa. Os demais podem ser arquivados em um banco para contratações futuras.

Entrevista

A triagem da etapa anterior serve para dar start na terceira e última etapa do recrutamento, que será filtrar as entrevistas, ou seja, serão chamados somente os candidatos que se encaixam na vaga e atendem às necessidades da empresa.

As entrevistas presenciais são mais proveitosas, pois permitem conhecer o corretor de imóveis de fato. Portanto, converse com ele sobre as experiências anteriores, suas expectativas em relação à imobiliária e à vaga. Confirme as informações apresentadas no currículo.

Por fim, aproveite a ocasião para avaliar a personalidade do candidato, sua forma de falar, seu posicionamento e como ele manifesta a linguagem corporal. Trata-se de detalhes que podem qualificá-lo como um futuro colaborador.

Dicas para desenvolver os profissionais

Após recrutar e contratar os melhores corretores, é necessário retê-los na empresa. Para fazer isso, o melhor caminho é incentivar o desenvolvimento desses profissionais. Essa atitude faz com que se sintam valorizados e reconhecidos.

Confira algumas formas de promover o desenvolvimento profissional dos corretores de imóveis.

Ofereça oportunidades para aumentar os conhecimentos

A retenção de talentos fica mais fácil quando a empresa ajuda a ampliar os conhecimentos dos colaboradores. E não colocam limite para o aprendizado. Inclusive, algumas fontes de conteúdo não exigem sequer investimentos.

Nesse sentido, podcasts, blogs, e-books, eventos presenciais e online, além de cursos são ótimos exemplos.

Mas para ter resultados mais relevantes, o mais indicado é que as oportunidades de aprendizagem não sejam obrigatórias. Cursos, palestras e workshops opcionais mostram quem está realmente interessado em se desenvolver na empresa.

Dê feedbacks constantes corretores de imóveis

Os feedbacks são ótimas oportunidades para os corretores melhorarem seus desempenhos. Assim, sempre que possível, dê retorno ao colaborador usando algumas estratégias:

  • a partir de situações específicas ocorridas durante o trabalho e nunca usando somente o depoimento de terceiros;
  • focando no comportamento profissional do corretor, sem se apegar a ataques pessoais;
  • mostrando alternativas do que poderia ser feito em determinada ocasião;
  • explicando o impacto que tal comportamento teve para o cliente, para a empresa e para o negócio.

Mostre que o feedback serve para melhorar alguns pontos e não para punir ou minimizar o trabalho do profissional.

Como diminuir a rotatividade imobiliária

Implementar estratégias para atrair os melhores profissionais do ramo imobiliário é importante, é claro. No entanto, se eles ficam pouco tempo na empresa, precisamos rever o planejamento e a execução dos métodos.

Nesse sentido, é fundamental investir em ações concretas para reter os corretores de imóveis mais talentosos, por exemplo:

  • mantendo o clima agradável no ambiente de trabalho;
  • oferecendo comissões justas e compatíveis com o mercado;
  • investindo em treinamentos para desenvolver as habilidades profissionais dos corretores;
  • promovendo ações para integrar as equipes;
  • definindo metas tangíveis para estimular a motivação dos colaboradores.

Lembre-se que quanto mais saudável for o ambiente laboral e mais atrativos forem os benefícios oferecidos, maior será a probabilidade de reter os melhores corretores.

Do contrário, em cenários onde imperam problemas de relacionamento e descumprimento de acordos feitos na contratação, os casos de desligamento voluntários são mais frequentes.

Nessas condições, as taxas de rotatividade são mais altas e podem afetar os resultados. Por isso, é indispensável investir em ações para fidelizar seus colaboradores. Que tal pensar em como estão os processos de recrutamento e seleção na sua empresa?

Para tanto, faça uma análise dos pontos que precisam ser melhorados ao contratar e recrutar corretores de imóveis e para atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais. Afinal, eles são essenciais para garantir resultados no ramo imobiliário.

Por fim, não se esqueça de considerar as características e competências socioemocionais dos candidatos durante o processo de recrutamento e seleção. Para ajudar, baixe nosso guia completo sobre perfis comportamentais e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta