Vidro de PSC é a nova aposta dos
pesquisadores da UCLA para produzir
energia sustentável
|
Os problemas ligados à escassez de eletricidade no futuro incentivaram os pesquisadores da UCLA (University of California), em Los Angeles (EUA), a desenvolverem uma forma de captação de energia sustentável.
A invenção promete revolucionar o modo em que são construídos edifícios comerciais e residenciais.
Intitulado de PSC (Polymer Solar Cell), o sistema descoberto pela universidade consiste em uma célula solar que consegue absorver os raios infravermelhos e transformá-los em energia limpa, segundo informações do site da universidade.
Em 2010, uma iniciativa parecida realizada pela Oxford University já havia sido reconhecida pela criação de um adesivo solar que, inserido nos vidros de janelas, tem a capacidade de produzir energia.
A diferença do produto da UCLA é a visibilidade: o vidro de PSC permite uma transparência maior, de 70%, sem prejudicar a vista para o ambiente exterior.
A nova fibra plástica ainda tem a vantagem de ser leve e flexível, em comparação aos outros materiais, e de poder ser produzida em larga escala.
Líder no projeto, o professor Yan Yang disse que a descoberta abre portas para o desenvolvimento de sistemas inteligentes que podem ser facilmente integrados a construções modernas.
Fonte: Folha