O megainvestidor norte-americano Sam Zell disse hoje em evento em São Paulo que não há bolha no setor imobiliário brasileiro.
Zell investe nesse segmento no Brasil desde a década de 90 e já foi sócio de empresas como a incorporadora Gafisa e a BR Malls, de shoppings centers.
“É muito difícil ter bolha sem um financiamento fora de controle”, afirmou o investidor, durante evento da associação brasileira de shopping centers, a Abrasce.
“Bolhas se referem a sonhos, a coisas fora da realidade. Não consigo olhar para o Brasil e dizer que há uma bolha quando as taxas de juros são seis ou sete pontos percentuais maiores que nos Estados Unidos e onde há capital abundante”, completou.
Apesar disso, ele disse que o cenário de crise na Europa e nos Estados Unidos vai criar “tempos difíceis” para o Brasil nos próximos dois anos.
Segundo Zell, dono da empresa de investimentos Equity International, o tempo de abundância de capital para os países emergentes, que ocorreu nos últimos cinco anos, já passou.
MÉXICO
O megainvestidor disse que está olhando para oportunidades de negócios em outros dois países da América Latina, além do Brasil: Colômbia e México.
Sua firma de investimentos já deteve participações importantes nas maiores empresas de financiamento e do setor imobiliário do México, mas vendeu-as nos últimos anos.
“Estamos voltando a focar no país agora”, disse. Segundo ele, o México tem uma força de trabalho numerosa e jovem e os custos de produção não são tão altos quanto na China.
Por: MARIANNA ARAGÃO
Fonte: Folha