Marketing imobiliário: porque é tão importante escolher um nicho de mercado?

Todos sabemos que a pandemia do covid-19 mudou o mercado imobiliário, agora mais do que nunca, o marketing digital em nosso setor se tornou ainda mais importante e necessário. Uma estratégia interessante e que tem ajudado diversos corretores de imóveis e imobiliárias a vender mais é a escolha de um nicho de mercado.

Nicho de mercado significa um segmento específico dentro dessa área, onde o maior desafio do corretor é se especializar em um publico alvo, seja ele alto padrão, imóveis de luxo ou imóveis populares.

O corretor de imóveis ou imobiliária que trabalha diretamente com o marketing digital, sabe que as ferramentas disponíveis como algoritmos são fundamentais e facilitam o trabalho quando o assunto é direcionar um imóvel para o público correto, permitindo determinar com detalhes ímpares o perfil do cliente para que o anúncio chegue diretamente a ele.

Além de fazer um direcionamento de público mais certeiro, outra vantagem de investir em um nicho de mercado é se diferenciar da concorrência, pois você atenderá um publico mais restrito e personalizado, podendo atender esses clientes com mais sabedoria e paciência.

Qual nicho do Mercado Imobiliário eu devo escolher?

Uma dica que eu dou para todos que me perguntam isso é: não pense somente em dinheiro na hora de escolher seu nicho, lembre-se que o marketing digital feito da forma correta pode te direcionar para outros lados que também lhe dará bastante lucro.

1 – Imóveis de luxo

Esse foi sem dúvidas o nicho que mais cresceu durante a crise do covid-19. Inclusive, secundo o Secovi, esse mercado de luxo tem crescido 20% ao ano. Mas o corretor de imóveis que se especializa nessa área precisa tomar diversos cuidados e mudar alguns hábitos, nesse nicho não é apenas o marketing digital que conta, mas o marketing pessoal também.

Quando você decide se especializar nesse setor, o cuidado com a aparência, etiqueta e boa comunicação (sem gírias, por favor) é fundamental.

2 – Compra e venda de imóveis usados (ou avulso)

Esse setor é o da compra e venda de imóveis que já estão prontos e muitas vezes já foram usados. Eles são vendidos geralmente pelos proprietários, diferente dos imóveis de lançamento. Esse nicho é bem abrangente e você pode trabalhar tanto na venda de imóveis comerciais, quanto de imóveis residências e até escolher a localização que você quer se especializar.

3 – Imóveis populares

Esses imóveis geralmente são vendidos através de programas como o Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela. Nesse nicho o corretor trabalhará com um público de renda menor que necessita de bastante assistência para financiamentos, por isso, o corretor deve estudar todas as possibilidades para atender e oferecer o melhor para o cliente.

4 – Locação e administração de imóveis ou condomínios

Esse nicho é feito especialmente para os profissionais que querem um trabalho mais focado no gerencial. Ele requer uma rotina mais corrida, mas permite que o corretor tenha um salário mensal mais definido, pois a locação e a administração acontecem de forma mais rápida que uma venda.

Porém é preciso muito estudo para atuar nessa área, tendo em vista que trabalhar com imóveis locados e condomínios requer o conhecimento de algumas Leis previstas pelo Código de Defesa do Consumidor e Lei do Inquilinato.

5 – Imóveis novos e lançamentos

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre os lançamentos imobiliários. Esse trabalho geralmente requer parceria com construtoras, nesse nicho é importante saber divulgar os matérias publicitários nas redes sociais e outros canais de divulgação.

Esse nicho é um pouco menos vantajoso que os outros, pois geralmente a comissão do corretor é abaixo do padrão, por isso antes de abraçar esse setor, veja o que a construtora tem a te oferecer, estude bem sobre os meios de divulgação e não desista rapidamente, lembre-se que lançamentos não são imóveis que você venderá de um dia para o outro.

Por: Marcele Machado
Siga no Instagram: @marcele_corretora

Deixe seu comentário