Conheça o que é home equity nos financiamentos imobiliários

Realmente comprar um imóvel financiado já faz parte da cultura do brasileiro. Mas não deveria ser assim. Nossa taxa básica de juros é uma das maiores do mundo.

Isto é péssimo para quem precisa financiar o próprio consumo e ótimo para quem investe dinheiro para consumir de forma planejada. financiamentos imobiliários

A taxa básica nos EUA é 0,25%. Na zona do Euro é 0,5%. No Brasil, estamos com 8,5% e subindo. Isto significa que o dinheiro no Brasil é muito caro.

Não existem, no mundo, aplicações financeiras de baixo risco que pagam taxas reais de juros tão elevadas. Também não existe lugar do mundo onde os bancos cobram tão caro pelo dinheiro que emprestam. financiamentos imobiliários

De nada adiantou o recente aumento na renda da população já que a maioria comprometeu esta renda com o pagamento de juros em financiamentos de carros e imóveis.

Mas o mercado imobiliário sofre mutações constantes em virtude da economia do pais. Diante de toda essa dinâmica do mercado imobiliário nasce o instituto home equity uma nova modalidade de credito pessoal, apesar de antiga, pois surgiu nos Estados Unidos e agora fortalecendo no Brasil. O ponto positivo e taxa menor desse tipo de empréstimo.

Esse modelo de empréstimo e mais seguro para o banco e o contratante, o que diminui a taxa de juros. Funciona assim, você usa seu imóvel quitado residência ou comercial, como garantia. Pode também usar ate 50% do valor do imóvel como garantia, não precisa sair do imóvel o que ótimo. A taxa de juros normalmente desse tipo de credito e de 1 a 2% mais ITR e ainda tem 180 dias para começar a pagar.

Importante esclarecer que Banco fará uma avaliação do imóvel e poderá liberar um empréstimo de ate 50% do valor do imóvel, sendo feita também analise da renda compatível do contratante. Esse empréstimo não esta vinculado somente ao imóvel, mas para outros investimentos.

Por: Júlio César Sanchez

Fonte: Revista Qual Imóveis

Deixe seu comentário