Guia: a lista das principais imobiliárias de Blumenau – SC

Blumenau mais parece um refúgio alemão em território catarinense. A maior entre as cidades do Vale do Itajaí está a apenas 67 km de Balneário Camboriú, 74 km de Itajaí e 162 km de Florianópolis. Ainda assim, é uma cidade bem diferente do restante do Estado.

No artigo de hoje, vamos mostrar que quem visita a Capital Nacional da Cerveja, encontra muita cultura, excelentes opções gastronômicas e uma qualidade de vida de dar inveja ao restante do país. 

Como se não bastasse, Blumenau, ao se analisar o PIB – Produto Interno Bruto, é a 4º maior economia de Santa Catarina. E é uma das cidades que têm conseguido reverter a crise econômica, inclusive criando mais oportunidades de emprego para quem vive lá. 

Para que você tenha ideia, em 2020, enquanto na maior parte do Brasil as empresas fechavam as portas, Blumenau teve um saldo de 3.855 novas empresas abertas. O número é 2,3% maior do que na comparação com 2019. 

Sabendo que não faltam motivos para querer viver em Blumenau, montamos um guia das imobiliárias de Blumenau, nele você vai conferir uma lista de imobiliárias em Blumenau para que possa já ficar de olho no seu próximo imóvel. 

Para começar, que tal conhecer um pouco dos números que fazem desta cidade um lugar que está atraindo tantos olhares, principalmente quando o assunto é desenvolvimento e qualidade de vida?

Blumenau em números

 

Mesmo com todos os problemas causados à economia mundial pela pandemia, o estado de Santa Catarina continuou crescendo. E, aliás, ele é considerado um dos mais promissores mercados do país e conta, hoje, com mais de 946 mil empresas ativas

Blumenau se destaca nesse cenário como a terceira cidade de Santa Catarina que mais criou novos empregos em 2021 e a cidade também está entre as cidades com o maior número de empresas no país. 

Mas esses não são os únicos números que chamam a atenção para Blumenau. Segundo dados mais recentes do Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado, 

Blumenau é o 3º município mais populoso do Estado. A população estimada, segundo o IBGE, é de 362 mil pessoas. 

Quanto às faixas etárias da população, mais de 50% têm idade entre 20 e 49 anos e pouco menos de 25% têm entre 5 e 19 anos, o que representa uma população jovem e ativa. 

Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano de Blumenau (IDH), que leva em conta saúde, educação, expectativa de vida e renda, é 0,806,  classificado como muito alto. Ele é o 6º melhor índice no ranking catarinense. E em termos de IDH longevidade, Blumenau está em primeiro lugar no ranking estadual e nacional, o que mostra como a qualidade de vida na cidade é excepcional. 

Finalmente, quando o assunto é educação, Blumenau possui uma diversidade de cursos de ensino superior. Isso faz com que a média da população com ensino superior seja maior do que a de boa parte do Brasil. 

Alguns desses cursos, inclusive, levam em conta as características da cidade e estão ligados às principais cadeias produtivas da região. Assim, quem se forma já tem boas chances de colocação no mercado de trabalho. 

Cultura e gastronomia local

Blumenau é uma cidade que não nega as suas origens. A cidade foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou até à cidade acompanhado de outros 17 colonos alemães. Mais tarde, chegaram mais imigrantes vindos da Itália e Polônia.

A cultura dos imigrantes europeus está muito presente em Blumenau. Isso pode ser comprovado tanto na arquitetura, no incontável número de ruas que levam sobrenome alemão, e ao se perceber que pelo menos metade da população fala outro idioma, principalmente o alemão e o Italiano. 

Caminhar pelas ruas de Blumenau nos faz sentir como se estivéssemos percorrendo alguns cartões-postais da Alemanha. Sensação que só aumenta quando se visita pontos turísticos como as praças e o Parque Vila Germânia. 

Blumenau, por sinal, é considerada uma das cidades que mais preserva a cultura alemã no Brasil e também como a Capital Nacional da Cerveja. A Oktoberfest de Blumenau, que acontece em outubro, é considerada a maior festa do gênero fora da Alemanha. 

Mas ela não é o único atrativo para quem gosta de um evento desse tipo. Blumenau, ao longo do ano, conta com diversos eventos, muitos deles organizados pelos mais de 30 grupos folclóricos que fomentam bailes e eventos culturais na cidade.

Toda essa tradição também está presente no artesanato, nos costumes e em um dos principais atrativos de Blumenau: a gastronomia. Os pratos típicos da região são clássicos da culinária alemã que combinam com as boas cervejas da cidade. 

Entre os destaques da culinária estão a costeleta de porco (kassler), o joelho de porco (eisben), o marreco recheado com purê de maçã e uma infinidade de opções de salsichas. Para quem prefere os doces, a Apfelstrudel é uma deliciosa torta de maçã com nozes e uva passas, combinação irresistível. 

A economia em Blumenau

Não é segredo para ninguém como a economia brasileira está buscando caminhos para se reinventar diante da crise instaurada pela pandemia. Em Blumenau, desde 2020, muitas empresas e empresários também precisaram repensar seus negócios. 

A boa notícia é que, ao contrário de muitas outras cidades do país, o mercado de trabalho começou em alta em Blumenau este ano. o saldo positivo de 1.813 novos empregos formais, com carteira assinada, no início do ano, é surpreendente para um cenário de crise como o atual. 

No estado de Santa Catarina, Blumenau só ficou atrás de Fraiburgo ( que contratou 1.881, pessoas a mais, boa parte delas em função do início da colheita da maçã) e Joinville ( com 1.876 trabalhadores com carteira assinada a mais do que no ano passado).

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, e mostram como a boa estruturação econômica da cidade, foram importantes para que superasse a pior crise econômica do país. 

A indústria foi quem puxou a abertura de postos de trabalho em Blumenau na largada do ano, com saldo positivo de 1.338 vagas. A cadeia têxtil, reconhecida nacionalmente como um dos principais clusters do Brasil, está entre os maiores responsáveis por esse crescimento. 

Os setores de confecção de artigos de vestuário e acessórios contaram com  mais 543 novos empregos. Já a fabricação de produtos e artefatos têxteis somaram 467 vagas. Isso sem contar as atividades econômicas de outros setores que fornecem matérias primas e insumos para  esse tipo de atividade. 

Mas a quê se deve todo esse bom resultado? Há anos, Blumenau já desenvolve um Plano de Desenvolvimento Econômico, voltado para seus principais setores: comércio, cadeia têxtil, tecnologia da informação e da comunicação, eletrometalmecânica e cadeia da saúde. 

Essas atividades econômicas em conjunto são responsáveis por mais de 70% do Valor Adicionado Fiscal e aproximadamente 40 % do ISS do município, além de representar mais de 50% das empresas e empregos de Blumenau.

Mercado imobiliário de Blumenau

Agora que você conheceu um pouco mais sobre Blumenau, com certeza percebeu porque o mercado imobiliário da cidade tem se valorizado tanto. 

E é por isso que conhecer as as principais imobiliárias em Palhoça e as imobiliárias de Blumenau vão te ajudar a escolher o imóvel mais adequado, seja para morar ou investir na cidade. 

Na análise dos últimos 12 meses, a variação no preço médio de venda (alta nominal) em  Florianópolis foi de +7,35%, enquanto isso, em Blumenau, esse número foi pouco menor, na casa dos +5,51%. 

Essa valorização, em ritmo de capital se deve em parte  à retomada econômica, que foi muito forte em relação ao esperado – o que contribuiu para o ramo imobiliário. E não é para menos, afinal, quem não quer morar em uma cidade onde o empreendedorismo está ganhando espaço e estão sendo gerados muitos empregos? 

O mercado imobiliário está crescendo de forma acelerada em Blumenau, como se verifica também em outras cidades de Santa Catarina. E quem investe não se arrepende. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), quem compra um apartamento de R$300 mil, consegue a valorização e ainda aluga na faixa de R$ 2 mil. Um investimento e tanto. 

Pronto para entrar no rol dos que desfrutam de uma vida com muito mais oportunidades em Blumenau? Então confere o nosso guia das imobiliárias de Blumenau e escolha a sua preferida. 

As principais imobiliárias que você encontra em Blumenau

Torresul Imobiliáriatorresulimobiliaria.com.br
ZELT Imóveiszelt.com.br
Conceito Imobiliariaconceitoimobiliaria.com.br
SHS Imóveisshsimoveis.com
Jacinto Imóveisjacintoimoveis.com.br
Plataforma Imóveisplataformaimoveis.net
Quintal Imóveisquintal.imb.br
Aliança Imóveis Ltdaalianca.imb.br
Conexão imobiliáriaimobiliariaconexao.com.br
Premium Negócios Imobiliários Ltdaimoveispremium.com
ABVALE Imóveisabvaleimoveis.com.br
Avalie Negócios Imobiliáriosavalieimoveis.com
Mauro imóveis ltdamauroimoveis.imb.br
Pamplona Imóveispamplonaimoveis.com
Raymundi Imobiliáriaraymundi.com.br
Exclusiva Imóveisexclusiva.imb.br
Portal Imóveisimoveisportal.com
Venturi Consultoria Imobiliáriaventuri.net.br
Blu Lar Imóveisblularimoveis.com.br
Imobiliária Click Imóveisclickimoveis.imb.br
RT IMOBILIÁRIA LTDAimoveisrt.com.br

Com o intuito de apresentar um breve o panorama do mercado imobiliário foi realizada uma pesquisa com as principais imobiliárias da cidade.

O critério utilizado para confeccionar a ordenação da lista, foi a autoridade de domínio de cada site (DA – Domain Authority), utilizando a ferramenta disponível, Domain Checker, no endereço eletrônico Thehoth.com. Algumas imobiliárias podem não constar na lista devido ao fato de não terem autorizado, não terem atendido a nossa equipe ou não terem sido encontradas. Sugestões ou contato através de [email protected] 

Este artigo foi produzido pela Agência P10 Imob, a primeira Agência de Inbound Marketing Imobiliário.

Conclusão

No artigo de hoje você conheceu um pouco mais sobre Blumenau, uma das cidades mais encantadoras do Vale do Itajaí. 

Mostramos que é uma cidade de forte tradição germânica e onde adquirir um imóvel está em alta devido à valorização imobiliária. 

O crescimento da cidade tem chamado a atenção e colocado ela no mapa das cidades que deram a volta por cima na crise econômica. 

Agora chegou a sua vez, conta para a gente o que você leva em conta na hora de escolher um imóvel. Aguardamos o seu comentário. 

Deixe seu comentário