Muitas vezes seus potenciais clientes no mercado imobiliário não são pessoas que se dirigem até o escritório. Podem ser pessoas que, ao visualizarem o anúncio, se interessaram por mais informações e que gostariam de recebê-las por escrito em seu e-mail e por isso entraram em contato.
Porém, esta resposta deve ser feita com todo cuidado para não espantar seu cliente. Afinal, a primeira impressão é a que fica. O mesmo vale para dúvidas e solicitações enviadas por quem já é cliente da sua imobiliária.
Para ajudar, separamos 5 cuidados que você corretor de imóveis deve ter na hora de falar com o cliente. Confira e aprenda!
Seja rápido, mas tenha atenção redobrada
Um dos maiores males que pessoas responsáveis por responderem e-mails podem cometer é acabar respondendo rapidamente para mostrar agilidade no atendimento e deixar de fora informações importantes que fariam a diferença na hora de um possível cliente optar por adquirir um imóvel com a sua imobiliária.
Além disso, pessoas que já são suas clientes e que podem estar querendo tirar dúvidas gostariam de ter um atendimento diferenciado por parte da empresa que contrataram. Por isso responder e-mails sem a devida atenção pode acabar causando uma imagem ruim entre eles. E como este mercado também depende do boca a boca, você pode acabar perdendo potenciais clientes por esta postura.
Mostre-se disposto a responder dúvidas
Quando uma pessoa solicita informações sobre determinado imóvel, por exemplo, ela quer retirar todas as dúvidas que possa ter sobre o tema. Algumas dúvidas podem ficar no ar e você ter que responder dois ou três e-mails seguidos desta pessoa. Mostre solícito. Dê todas as informações possíveis de forma didática, com uma linguagem simples que não deixe margem de dúvida. Deixe claro que estará a disposição caso tenha ficado mais alguma questão. A atenção que você dedica a ele pode acabar conquistando um novo cliente.
Não deixe seus clientes sem resposta
Muitas empresas acabam demorando a responder dúvidas ou solicitações de orçamento ou simplesmente não respondem. Isso gera uma péssima imagem acerca de sua imobiliária. Portanto, mesmo que tenha uma demanda grande de trabalho, dedique algum tempo do seu expediente para responder os e-mails. Afinal, muitos deles podem ser realmente potenciais clientes para seu negócio e você pode acabar não conquistando-os por uma resposta que não deu.
Cuidado com erros de ortografia e gramática
Nada mais desagradável para um cliente do que encontrar um e-mail de solicitação de informação cheio de erros e vícios de linguagem. Por isso atente-se bem para os erros de gramática e principalmente de ortografia. Alguns deles podem gerar até duplo sentido e acabar causando confusão.
Seja educado e cortês
Pequenas coisas podem fazer a diferença na hora de responder um e-mail como começar sempre com um “bom dia/boa tarde/boa noite”; terminar agradecendo o interesse e mostrando que está disposto a responder qualquer dúvida; antes da assinatura inserir um “abraço” ou “atenciosamente”, entre outras formas de mostrar cortesia.
Além disso, por mais que seu cliente possa parecer grosseiro em suas mensagens, seja sempre educado, nunca ofenda ou devolva a grosseria. Lembre-se de que estas mensagens são provas documentadas e podem acabar gerando dores de cabeça posteriormente.
E você, já aplica alguma dessas dicas ao responder os e-mails da imobiliária? Tem alguma outra dica? Conte para gente!