Corretor de imóveis: Divulgar ou não divulgar o endereço do imóvel?

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Divulgar ou não divulgar o endereço do imóvel na internet ou em qualquer forma de anúncio e propaganda é sempre uma grande dúvida de corretores de imóveis e um assunto que gera controvérsias no mercado imobiliário.  Resolvemos ir mais a fundo nesse assunto e expor aqui os dois lados da moeda, indicando os benefícios e também os riscos desta ação.

Se você tem um site na internet ou anuncia em portais imobiliários e toda vez que publica um imóvel fica com aquela pulga atrás da orelha se deve ou não disponibilizar o endereço deste imóvel, confira as desvantagens e vantagens que listamos abaixo e depois tome a sua decisão. Fique a vontade também para comentar no texto e registrar o que você pensa sobre este assunto. E ao final do texto, aproveite para responder a enquete com a sua opinião!

Quais as desvantagens e as vantagens de divulgar o endereço do imóvel em sites na internet?

“Eu já perdi a chance de fechar uma venda porque o interessado foi lá e bateu na porta do proprietário. Tudo isso para não pagar a minha comissão”.  Esta frase foi dita por um corretor de imóveis e muitos outros compartilham do mesmo pensamento.

Existe um receio de que, ao divulgar o endereço completo do imóvel, o cliente não entre em contato com o corretor de imóveis para concretizar o negócio. Na realidade, isso não é só um receio. Muitos corretores de imóveis contam histórias de compradores que foram diretamente bater na porta do proprietário e fechar a transação por conta, fugindo assim, dos encargos da corretagem.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Outra desvantagem, também relatada por diversos corretores de imóveis de todo o Brasil, é que outros corretores ou imobiliárias podem ir até o proprietário para se disponibilizar a fazer a venda do imóvel também. É claro que, se um corretor de imóveis tem o cliente para o imóvel de outro corretor, o certo seria entrar em contato com o corretor responsável pela venda do imóvel, e realizar uma parceria. Além de adotar uma postura ética, com certeza estará abrindo portas para futuras negociações e contribuindo para a valorização da profissão.

Assim, se você acredita que é melhor não divulgar o endereço do imóvel, a nossa dica é mencionar sobre o bairro, o comércio local e outras características das redondezas, para que o comprador tenha ideia da região onde fica o imóvel. Procure indicar o máximo de detalhes sobre a proximidade. Se for um apartamento, por exemplo, indique qual é o prédio, o nome do condomínio e até mesmo o andar. Mas não precisa falar no anúncio qual é o bloco e o número do apartamento. Não seja tão restrito.

Se o imóvel for uma casa, mencione a que altura do bairro fica essa casa, fale se tem escolas, hospital, bancos, shoppings, farmácias, etc. Deixe o comprador curioso para descobrir a localização exata somente no dia da visita, mas não seja tão rigoroso ao ponto de não passar nenhum detalhe sobre as redondezas. Lembre-se novamente: saber os benefícios da localização é fundamental para a decisão.

Além disso, você também pode, para suprir a falta de endereço e chamar a atenção do leitor, garantir a qualidade do anúncio do imóvel em outros aspectos, como: fotos bonitas, descrição detalhada, destaque para as vantagens, salientar condições de financiamento, etc. Mas lembre-se de que ao mesmo tempo em que você deixa de divulgar o endereço, outros corretores e imobiliárias estão divulgando, e é possível que o cliente dê preferência para tratar com quem tem informações mais completas.

Você deve entender também que a localização de um imóvel é fundamental para que o consumidor tome a decisão de compra. Dificilmente alguém se apaixona por um imóvel sem saber a sua localização. Por isso, independentemente da decisão de divulgar ou não divulgar o endereço do imóvel, é importante que o corretor tenha domínio destas informações. Por exemplo, conhecer o bairro, a vizinhança, a infra-estrutura da região ou os detalhes do condomínio, com certeza irão ajudar na hora de falar sobre o imóvel para o seu possível comprador.

Ao divulgar o endereço, o seu anúncio ficará super completo e passará mais confiança e segurança para quem estiver visualizando. Quanto mais detalhes e mais informações melhor para cativar o seu possível cliente. Além disso, você estará gerando leads (contatos de clientes potenciais) muito mais qualificados. Afinal, você pode atrair dezenas de contatos por que o seu imóvel possui fotos bonitas e perder todos eles ao revelar o endereço. O que não é nada legal, certo? Divulgando o endereço antecipadamente, você também estará valorizando o seu tempo.

A internet é feita para ser compartilhada. Um anúncio de imóvel com a localização no mapa, com certeza fica muito mais bonito e transmite mais segurança para quem estiver visualizando a página na internet. Se o seu site faz a localização do endereço do imóvel através do Google Maps, será mais um ponto a favor para melhorar o posicionamento da página deste imóvel nos resultados de pesquisa do Google. Afinal, o Google valoriza os sites na internet que utilizam as suas ferramentas.

Divulgar o endereço do imóvel ajuda você a garantir a exclusividade na venda. Os proprietários podem não gostar que muitas imobiliárias saiam por ai divulgando o seu endereço. Mas se um corretor, especialista na divulgação de imóveis, e com um atendimento diferenciado, garantir que divulgando o endereço o proprietário vai conseguir vender mais rápido, com certeza o proprietário sentirá mais confiança na transação e talvez aceite o desafio em lhe conceder a exclusividade.

Com anúncios completos você também tem muito mais chances de fazer parcerias com outros corretores de imóveis. Desta forma, a venda será concretizada muito mais rápido. Pense da seguinte forma: você tem um apartamento na Torre A do condomínio X, e outro corretor de imóveis tem um cliente procurando um imóvel exatamente neste endereço. Se este corretor encontrar você na internet, com certeza vai fazer contato para fechar um “fifty-fifty”.

E qual é a sua opinião em relação a divulgação do endereço completo dos imóveis?

Fonte: Imobex

Deixe seu comentário