Corretor de Imóveis algumas curiosidades sobre a profissão

0

CORRETOR – Deriva-se do verbo correr. Significa a pessoa que anda, que procura ou agencia negócios de outrem.

CORRETAGEM : É a função do corretor ou o ofício da pessoa que se interpõe entre duas ou mais pessoas para que se aproximem e realizem uma operação ou negócio, recebendo como intermediário o agente uma certa retribuição ou porcentagem.

(ESTA REMUNERAÇÃO, EM ROMA ERA CHAMADA DE PROXENETICUM -Significava a paga do Corretor).

(O CORRETOR, antigamente era conhecido como PROXENETA) – hoje isto não ocorre mais, pois o vocábulo proxeneta carrega um sentido pejorativo.

Como diz DE PLÁCIDO E SILVA, é o medianeiro de mulheres, o corretor de amores ilícitos.

No Brasil, a figura do Corretor, genericamente falando, é antiga, tanto é verdade que o Código Comercial Brasileiro, Lei n.º 556, de 25 de Junho de 1850 traz, no título referente aos agentes auxiliares do comércio, estipulações referentes aos Corretores.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

O símbolo dos Corretores

O pássaro-símbolo dos Corretores de Imóveis, na fauna alada brasileira o Colibri é o pássaro que na luta pela sobrevivência, mais se assemelha à luta do Corretor de Imóveis

E a profissão de Corretor de Imóveis é muito antiga?

Poderíamos responder que não é recente. Iniciou com as primeiras transações imobiliárias.

Visava, inicialmente, socorrer pessoas com maior dificuldade para tratar de assuntos ligados a imóveis.Por exemplo: – Aluguel – viúvas- moribundos – Compra e Venda – além dos casos acima, pessoas com pouco conhecimento da matéria (herdeiros, moradores do interior)

A Regulamentação da profissão no Brasil

No Brasil a profissão de Corretor de Imóveis só pode ser exercida por pessoas devidamente inscritas no conselho regional de corretores de imóveis.

Para se inscrever neste conselho o pretendente deve ter uma capacitação mínima que decorre de dispositivos legais.

A primeira regulamentação profissional, data de 27 de agosto de 1962, o que demonstra ser, no Brasil, uma profissão relativamente nova.

Esta regulamentação inicial veio pela Lei nº 4.116 de 27/08/62, que, embora tímida, trouxe os primeiros parâmetros de desempenho para a categoria.

LEI Nº 6.530/78

Podemos dizer que é a Bíblia dos Corretores de Imóveis. É onde encontramos todos os  fundamentos que baseiam as atividades do Corretor.

Deixe seu comentário