Comprar Imóvel Novo ou Usado: Investimento Imobiliário

Adquirir um imóvel é sonho da maior parte da população do país. Desde jovens, em início de carreira, à pais de famílias, todos buscam ter um lar, um lugar para chamar de seu.

Com o boom da economia brasileira dos últimos anos, muitos brasileiros podem agora realizar este sonho. Mas nem tudo são flores, principalmente para os novos investidores, pois escolher o imóvel adequado pode demandar certo tempo. A maior dúvida entre os iniciantes do mercado imobiliário é decidir entre um novo e um usado.

Com o poder de compra elevado de classes até então não muito favorecidas, a economia do país se mostra estável e com boas perspectivas para o futuro. Medidas adotadas pelo governo, e com a queda do dolar em 2008 e a recente crise na Europa, deixam os brasileiros cada vez mais otimistas em relação a economia.

Para atender a essa parcela da população muito significativa, milhares de casas populares têm sido construídas por todo o território nacional. E da mesma forma, é possível comprar imóveis já prontos, que estão à venda em imobiliárias. Com tantas opções, o investidor iniciante se sente perdido.

Como escolher o melhor imóvel: Novo ou Usado?

Se por um lado, os mais exigentes, preferem comprar na planta, por poderem ter melhor poder de escolha do que lhes parece ser o sonho em realização. Por outro, quem paga aluguel não tem tanto tempo para esperar. Os reajustes dos alugueis são elevados, e trata-se de um dinheiro de certa forma perdido, sem retorno.

Em questão de financiamento em agências bancárias, não há muitas diferenças. Tanto imóveis novos, quanto usados são tratados da mesma forma, em linhas de crédito similares. A valorização do imóvel também não difere muito, visto que há no mercado essa valorização, isso por que trata-se de um desejo que é comum a todos, sem distinção.

Imóveis comprados na planta podem ser um grande risco, uma vez que as construtoras podem atrasar a entrega ou cobrar taxas não combinadas previamente. São diversos os fatores que atrapalham as construtoras, desde a disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, o mau tempo, as perspectivas reais do mercado imobiliário, entre outras.

Já quando se compra um imóvel usado, você pode mudar assim que fechar o contrato. Uma boa reforma pode resolver todos os pequenos detalhes e sair bem mais barato. A melhor forma de investir em imóveis usados é por meio de uma imobiliária especializada no mercado brasileiro, para achar imobiliárias na sua região, sugerimos o Portal Imobiliárias Net. Comprar um imóvel direto dos donos antigos é muito arriscado, afinal você não terá nenhuma segurança.

Não importa qual seja a sua escolha, o primeiro passo é encontrar uma imobiliária de confiança e expor suas necessidades e expectativas. Investimentos imobiliários devem ser sempre acompanhados por profissionais da área.

Artigo enviado por: Portal Imobiliárias Net

Deixe seu comentário