Foi-se o tempo em que os profissionais do mercado de imóveis precisavam usar apenas anúncios em televisão, em rádios ou materiais impressos para tornar conhecidos os seus produtos e, assim, atingirem potenciais clientes.
Hoje em dia, com o uso da internet cada vez mais forte entre os consumidores, as empresas conseguem fazer anúncios direcionados e com resultados mais precisos. Diferente do passado, quando não era possível saber ao certo quem se estava alcançando, já que a mídia tradicional é segmentada por dados geográficos e não por interesse de compra.
Com dados sobre o consumidor mais detalhados nas mãos, é possível fechar mais negócios e fazer com que o mercado fique cada vez mais movimentado.Isso é possível usando como ferramenta o marketing digital.
É fato que potenciais clientes atualmente buscam por empreendimentos na web. Então é lá que os seus produtos devem estar, também. Para que a busca seja efetiva, no entanto, seu site, mídias sociais e campanhas devem estar otimizados para a geração de leads. Isso significa que sua empresa precisa oferecer mais do que a comum oportunidade de fechar negócio.
Com o marketing digital você poderá atrair pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel com sua empresa, sem que foque em pessoas que não têm o menor interesse no seu negócio, como acontece nas mídias tradicionais. Pense bem: é melhor ter um alcance menor, mas com nível de interesse garantido; ou um grande alcance que inclui pessoas que não querem comprar um novo imóvel?
Para tanto, você precisa usar recursos que gerem engajamento e comprometimento com a marca. Para isso será preciso tempo e experiência. Siga as dicas a seguir e tenha mais sucesso nas vendas!
1. Ao focar na geração de leads, você terá uma pessoa que é uma oportunidade de negócio para a empresa. Isso porque ela é alguém que já demonstrou interesse no tema do negócio e que, provavelmente, gostaria de receber informações dos seus produtos, tanto em termos de conteúdo educativo, quanto sobre ofertas, serviços e soluções.
2. Ao usar o marketing digital, você pode obter informações preciosas de possíveis clientes, tais como nome, e-mail, telefone, cargo, tipo de imóveis que têm interesse etc. Isso em troca de ofertas gratuitas e de conteúdos educativos sobre o mercado imobiliário ou ferramentas para auxiliar na busca por imóveis, por exemplo.
3. No marketing digital você conversa com diferentes tipos de consumidores. Eles estão divididos pelas etapas de compra, que podem passar pela fase inicial, quando o cliente passa a pensar na possibilidade de adquirir a casa própria; pela fase intermediária, quando o consumidor já tem algumas informações, mas ainda não definiu em qual imóvel investir; ou na fase decisiva, quando já está decidido sobre o estilo de produto que quer adquirir.
4. Ofereça conteúdo de qualidade. Ao desenvolver algum material que será oferecido ao possível cliente em troca de seus dados, como um e-book que ensina a procurar imóveis na web, por exemplo, você fará com que o cliente fique ainda mais próximo da sua empresa. Mais: você também passa ao consumidor toda a sua credibilidade com relação a esse mercado, mostrando o know how que possui no mercado imobiliário.
Além disso, prepare, também, conteúdo para o tipo de consumidores que estão passos adiante na jornada do consumidor. Você pode, por exemplo, fazer uma oferta direta, tal como uma proposta de financiamento do imóvel, para aqueles que já estão na fase final do funil de conversão. Esse tipo de conteúdo deve ser produzido em menor quantidade para que você atinja a maior parte das pessoas que serão abrangidas pelas suas ações de marketing digital.
De acordo com pesquisas, apenas 3% do seu público está de fato buscando opções e querendo comprar algo, enquanto cerca de 6% a 7% estão abertos a propostas. Os outros 90% representam consumidores que ainda não estão interessados no seu negócio.
É por isso que você precisa oferecer conteúdo útil para o cliente, independentemente do momento de compra em que ele estiver. É preciso falar algo interessante para que todos os possíveis clientes lhe deem ouvidos, e não ficar somente mostrando ofertas que seriam interessantes apenas para aqueles que já decidiram que realmente vão comprar um imóvel. Permita que os outros clientes percebam essa necessidade.
5. A tecnologia está aí para ajudar o corretor de imóveis a fechar mais e melhores negócios através da internet. Por isso, não deixe que nada passe em branco por você. Invista em ações no seu site, blog e nas redes sociais, pois na web todas essas ferramentas são muito importantes para conversar com o seu potencial consumidor.
Fonte: Blog Leardi