Entre diversas vantagens, a tecnologia trouxe mais simplicidade na comunicação e negociação entre as pessoas. Uma prova disso é a venda de imóveis, que pode utilizar aplicativos como o WhatsApp. Essa ferramenta pode auxiliar o corretor a fazer um atendimento diferenciado aos seus clientes.
Estima-se que mais de 70% dos smartphones no Brasil tenham o aplicativo de mensagens instantâneas instalado. Portanto, o WhatsApp acaba sendo um dos meios de comunicação mais utilizado nos dias de hoje. Entretanto, principalmente no quesito profissional, muitas pessoas não sabem como utilizá-lo. Conheça algumas dicas de como usar o WhatsApp para vender imóveis.
Crie uma boa relação com seus clientes
Na hora de negociar, as conversas devem ser profissionais, porém, isso não minimiza a chance de que você e o consumidor tenha uma relação “amigável”. A ligação entre vocês não é importante apenas antes da venda ou locação, mas também depois que o imóvel for adquirido pelo cliente, para saber se o mesmo ficou satisfeito com a transação ou não.
A ferramenta será útil para enviar mensagens de agradecimento pela confiança, por exemplo, e até mesmo para parabenizá-lo em datas especiais. Assim poderá mostrar a exclusividade que ele tem no seu rol de contatos.
Conheça seu cliente
Antes de contatar o cliente pelo WhatsApp, pergunte a ele por quais meios ele prefere ser contatado. Verificar a disponibilidade do consumidor para responder as mensagens também é imprescindível. Respeite o horário comercial também, a menos que o cliente prefira horários alternativos.
Não seja um negociador inconveniente
O WhatsApp pode ser usado para agilizar as negociações na venda e aluguel de imóveis. Porém, é válido usar o bom senso para não passar dos limites. Após o contato inicial, vale mandar uma mensagem perguntando se o cliente ficou com algum tipo de questionamento ou se já tem uma decisão sobre o empreendimento.
Se um comprador potencial deixar de dar notícias de repente, vale perguntar se está tudo bem e se ele tem interesse em um novo encontro a negócios. Uma sugestão é fazer uma lista de transmissão com os seus contatos interessados nas residências, para mantê-los informados sobre novos empreendimentos. Utilize boas fotos, vídeos, descrições e tudo que possa auxiliar a venda de imóveis por meio do WhatsApp.
Qual o corretor que você mostra ser?
Ao usar o aplicativo para negócios, é preciso lembrar que os clientes não são pessoas íntimas. Portanto, evite gírias, abreviações e pessoalidades excessivas. No perfil, evite usar imagens de sunga na praia, no bar com os amigos ou qualquer outra foto pessoal demais. Aposte em fotos que passem a imagem do bom profissional que você é.
A escrita deve ser outro ponto levado em conta. Mesmo que o aplicativo seja uma ferramenta de comunicação virtual e até informal, é válido diferenciar as conversas pessoais das profissionais. Ou seja, você deve se policiar e lembrar que as conversas serão profissionais sempre. Seja transparente e simpático nas informações que passar e, ao realizar uma comunicação objetiva, tome cuidado para que ela não pareça grosseira.
Seja ágil e fidelize seus clientes
Independente de qual seja o setor, as pessoas valorizam quando os profissionais atendem suas expectativas pessoais. O WhatsApp facilita também nesse sentido, já que permite que o corretor dê uma atenção especial para cada cliente. Com a correria do dia a dia, a maior parte das pessoas prefere as mensagens instantâneas do que enviar e receber e-mails ou atender ligações.
Outra vantagem é que muitas pessoas não podem negociar em horário comercial, pois estão trabalhando, por exemplo. Assim, o cliente pode contatar o corretor a qualquer hora e receber uma resposta mais rápida, agilizando as negociações. Tudo depende também da disposição do corretor de imóveis para com seus consumidores.
Usar o WhatsApp na venda de imóveis pode ser um grande diferencial para o seu trabalho no ramo imobiliário. Atente-se às boas práticas de comunicação e crie bons relacionamentos com os compradores. Caso tenha ficado com qualquer dúvida, deixe um comentário para nós.