Publicidade Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na Accounttech
Home Blog Legislação Comissão obriga aviso em cartório sobre descontos no registro de imóvel

Comissão obriga aviso em cartório sobre descontos no registro de imóvel

0
Seminário Mulheres no Mercado Imobiliário

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que obriga os cartórios de imóveis e de notas a informarem aos usuários sobre descontos em todos os atos realizados para a aquisição do primeiro imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O texto é um substitutivo do relator, deputado Severino Ninho (PSB-PE), aos projetos de lei 2591/11, de autoria do deputado Edmar Arruda (PSC-PR), e 2920/11, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), apensado.
Segundo o relator, não há dúvidas de que ampliar o acesso a esse tipo de informação, em especial na aquisição da primeira casa própria, atende a um dos princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor, que é a transparência nas relações de consumo.

Segundo o PL 2591/11, uma placa indicativa sobre a redução do valor, afixada em local visível, cumpre a obrigação. Atualmente as taxas para registro e escritura são reduzidas em 50%, e há outros benefícios para programas de baixa renda e imóveis de interesse social, como os do programa Minha Casa, Minha Vida.

“A diversidade e a complexidade da legislação moderna por vezes acabam por fragilizar o entendimento, pelos indivíduos, de todas as prerrogativas e obrigações que lhe cabem”, argumentou. “Um expressivo número de adquirentes de imóveis com direitos a benefícios, contudo, não têm ciência de reduções ou isenções”, completa.

Ele explica ainda que, para harmonizar as disposições das duas proposições, optou por um substitutivo que incorpora quase integralmente o texto mais amplo do projeto apenso, mas aproveita a referência, contida no projeto principal, aos cartórios de notas. “As custas relacionadas à aquisição imobiliária não se esgotam no cartório de imóveis, incidindo também na parte notarial”, afirmou.

Tramitação

O projeto ainda será analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Fonte: Agência Câmara

Deixe seu comentário