Brasília – O Crédito Aporte, modalidade de empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal com garantia de imóvel, foi ampliado de 120 para 180 meses. Para empréstimos de até R$ 200 mil, é suficiente a apresentação do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em substituição à avaliação pela engenharia do banco estatal.
Não há limite máximo de empréstimo ou de valor de imóvel, respeitada a capacidade de pagamento do cliente. Até agora, o Crédito Aporte Caixa só podia ser negociado pelo proprietário de mais de um imóvel – residencial, comercial ou lote urbano. Agora, basta ter um imóvel e não é necessário avalista.
Para a modalidade, a Caixa pratica taxa de juros a partir de 1,51% ao mês, mais Taxa Referencial (TR). É possível financiar até 70% do valor de avaliação do imóvel oferecido como garantia (o qual permanece em alienação fiduciária). O contratante pode utilizar o crédito obtido como bem entender.
Antes mesmo de estender o prazo para quitação do empréstimo, em 2011 o banco estatal já contratou R$ 340 milhões na modalidade Aporte. Esse volume é superior ao total contratado durante todo o ano de 2010.
Fonte: R7