Veja em nosso artigo as principais características de um corretor de sucesso. O ramo de imóveis é sem dúvida, um dos mais lucrativos do mercado. O motivo? Todo mundo precisa ter um local para morar, sendo necessário comprar ou vender, então o setor é lucrativo e a profissão de corretor de imóveis não é apenas um bom ramo, como também promissor. A tecnologia pode evoluir bastante, mas ainda será preciso ter casa para morar e por enquanto a profissão de corretor de imóveis ainda não pode ser substituída, mesmo com sites fazendo o serviço. Afinal, todo mundo quer ver a casa e é preciso um profissional como guia de venda, não é? Isso a Internet ainda não pode fazer por completo.
Apesar de ser um setor lucrativo, a carreira de corretor de imóveis não é para qualquer pessoa. Você já deve ter visto anúncios de empresas procurando corretores, mas sem sucesso e não é por falta de candidatos, mas por estes não serem tão capacitados. O ramo é bem promissor em lucros, mas será que você tem o que é preciso para ser um corretor de imóveis?
Se você deseja seguir a carreira de corretor de imóveis primeiro fique atento sobre quais características e habilidades são necessárias. Veja algumas a seguir:
Disciplina
Como corretor de imóveis autônomo, é preciso ter bastante disciplina em suas rotinas, metas e afazeres. A maioria dos corretores fracassa por se encantar em ser seu próprio chefe e poder sair e atender a um cliente quando e como quiser. De fato isso é possível, mas não indicado.
Saiba que para ser um corretor de imóveis de sucesso a sua rotina deve ser baseada na disciplina. Tratar a carreira de corretagem como um hobby vai garantir, no máximo, que você pague as suas contas no fim do mês. O ideal é você ter uma rotina, com horário de trabalho e tratar as suas funções com compromisso, nunca faltando a uma reunião marcada.
Saber administrar o seu tempo
O dia tem apenas 24 horas, mas quando bem administrado, ele pode render bem mais ou ser suficiente para realizar todas as suas atividades necessárias. O fato é que um corretor de imóveis é um profissional diferenciado, pois poderá ter dias bem corridos e dias bem tranquilos. O segredo é saber administrar o seu tempo, saber o que fazer e não se esquecer de enumerar as suas prioridades. Clientes sempre são prioridade ante qualquer passeio ou compromisso pessoal, porém, tenha um limite quanto a isso e não atenda a todos a qualquer hora do dia.
Estar sempre bem informado
Você com certeza já viu a diferença entre o profissional da velha guarda e o da jovem guarda. Vendedores antigos, mantendo métodos convencionais e não se informando das novidades podem durar por um tempo, mas em algum ponto de suas carreiras vão ser esmagados pelos avanços da tecnologia.
O mercado de imóveis muda com frequência, assim é importante sempre buscar informações para ficar atualizado tanto quanto ao mercado como ter um sistema de acompanhamento de imóveis disponíveis para venda. A idade do corretor não importa, mas sim o método usado e se ele está antenado com as novas mudanças para oferecer o melhor a seus clientes. A profissão de corretor de imóveis exige muitas horas de estudo e pesquisa. Pode não ser um processo diário, mas é necessário fazer ao menos uma leitura constante de informações.
Ser uma pessoa paciente
Se você está pensando entrar no ramo de corretagem e acredita que não precisa ser paciente, está enganado. A paciência é uma característica importante no dia a dia de um vendedor, sendo bem mais necessária quando se trata de um corretor imobiliário. É preciso ter em mente a rotina deste profissional, sempre precisando vender um produto com valor mínimo estipulado pelo proprietário, chegando em muitos casos a custar meio milhão de reais ou muito mais dinheiro. Por isso, o cliente deste tipo de produto pode ser bem meticuloso, duvidoso e insistente quanto a mudanças e descontos, sendo necessário todo o jogo de cintura do corretor para conseguir efetuar a venda. Tenha sempre em mente o bem maior: agradar ao cliente. Pensando nisso, vai conseguir atingir a sua meta de vendas e também conseguir mais clientes, pois ele estará satisfeito e vai te indicar para mais amigos.
A impaciência com certeza não combina com um corretor de imóveis. Se você não consegue repetir a mesma resposta ao menos umas dez vezes em uma mesma conversa, tem pressa para ter uma resposta sobre uma venda, não aguenta pessoas indecisas, está migrando para a carreira errada. O corretor de imóveis de sucesso deve ser uma pessoa com muito inteligente emocionalmente, com jogo de cintura para sair bem em diversas situações, atendendo as solicitações dos clientes com profissionalismo e clareza.
Ser atencioso em pequenos detalhes
Se você é daqueles que entrega um projeto de qualquer jeito apenas para se livrar de um problema ou de uma atividade, está indo para a profissão errada. O seu dia a dia será de lidar com formulários, contratos, escrituras e outros pequenos trâmites legais. Se você não for uma pessoa atenciosa, pode colocar tudo a perder, inclusive sua margem de lucros ou o seu negócio em si. O mercado imobiliário é extremamente burocrático e requer muita atenção de cada corretor e pessoa envolvida neste sistema. Um erro e você pode colocar a perder uma grande venda.
Saber administrar sua renda pessoal
Existe um pequeno detalhe que todos os novos corretores de imóveis ignoram: não há uma renda mensal fixa. O salário é feito simplesmente de comissões, e isso pode ser bem complicado de administrar a sua renda mensal.
A maioria dos corretores de primeira viagem se empolga com uma grande venda e simplesmente deixa de trabalhar, porque já pagou as suas contas para dois ou três meses. O erro disso? Pode não haver mais vendas nos meses seguintes e fazer compras com longo prazo de pagamento pode não ser uma boa ideia em alguns casos. Em todo segmento de negócio existem os períodos de vacas magras e com o setor imobiliário não é diferente.
O ideal para ser um bom corretor de imóveis é ser uma pessoa disciplinada e motivada, que sabe equilibrar vida pessoal e profissional e que procura administrar o dinheiro que ganha para a instabilidade da carreira de corretor de imóveis.
Você tem as principais características de um correto de imóveis? Conte para a gente!
Fonte: Novo Negócio