Embora trabalhadores mais velhos sejam mais propensos a abrir o próprio negócio, devido à experiência ou ao capital acumulado, os jovens, cada vez mais, seguem o mesmo caminho. De acordo com levantamento feito pela consultoria Idados com base na Pnad contínua do 1º trimestre, entre 2012 e 2019, o percentual de pessoas entre 14 e 29 anos que trabalham por conta própria saltou de 37% para 47%. Nesse cenário, os aplicativos que otimizam tarefas e conectam profissionais se multiplicaram e viraram um atalho importante para aumentar o lucro.
É o caso do Homer, app criado pela engenheira de produção Lívia Rigueiral, de 28 anos. A ideia é conectar corretores que têm imóvel para vender ou alugar e os que atendem clientes em busca de um novo lar, para que façam uma parceria segura e fácil.
Acontecia de uma pessoa procurar um corretor de imóveis para comprar um imóvel com determinadas características e o profissional tentar vender outro que tinha na carteira, totalmente diferente das exigências. O cliente fugia e o corretor perdia a comissão. No aplicativo, que é totalmente gratuito, criamos um catálogo com opções no Brasil inteiro e um robô busca e recomenda as melhores opções. Os corretores de imóveis que fazem a venda dividem o lucro e o cliente sai satisfeito — explica.
Lívia, que atua no mercado imobiliário desde 2011, conta que teve a ideia de criar a plataforma porque, antes, as parcerias eram feitas por e-mail, o que dificultava o processo. O corretor imobiliário Filipe Meirelles, de 36 anos, trabalha por conta própria e começou a usar o app em 2016, por causa da crise no setor. Ele conseguiu aumentar o faturamento em 30%:
— Comecei a fazer parcerias em grupos de whatsapp. Mas eram muitas pessoas mandando mensagem o dia inteiro, ficava confuso. No Homer, se tiver chance de parceria, eu vou ver. Não fico mais um mês sem vender, como antes. A tecnologia vem para somar, tanto para o corretor, quanto para o cliente.
O corretor de imóveis Juscelino de Almeida, de 44 anos, mora em Natal e, mesmo assim, conseguiu vender um apartamento localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, através do aplicativo. Ele ainda acrescenta como vantagem não haver riscos para os corretores de imóveis, já que o aplicativo garante a comissão, caso uma das partes não honre o compromisso.
Tenho muitos clientes que são de fora: profissionais que vêm transferidos e têm que organizar a vida do zero. Já estava acostumado a vender imóveis aqui na região mas, desde que comecei a usar o Homer, pude expandir os horizontes porque há um catálogo do Brasil inteiro. Eu tive, em média, aumento de 40% nas vendas. Realizo operações todo mês, o que me dá mais segurança financeira. Há negociações avançadas para imóveis até no Rio Grande do Sul afirma Almeida.
Entenda como funciona:
Homer: A plataforma gratuita é exclusiva para corretores e conecta aqueles que têm um imóvel para vender ou alugar com outros que atendem demandas de clientes, formando uma grande base de dados. Quando há interesse de negociação, os corretores dão match e podem conversar pelo aplicativo. Se o contrato for fechado, devem dividir a comissão.
Saiba mais em: https://share.homer.com.br/publicidadeimobiliaria
Fonte: Extra