Quanto mais o seu produto for visto, maiores serão as chances de fechar uma venda, certo? Sim, mas visto por quem interessa, o chamado público-alvo. Essa é a regrinha básica de qualquer vendedor, e o corretor imobiliário, por mais especializado e diferenciado que seja, deve compartilhar da mesma premissa: divulgar seus imóveis para quem procura por imóveis. Dessa forma o seu retorno é muito mais rápido e seguro.
Os portais imobiliários, portanto, tornaram-se uma excelente ferramenta para compor a sua estratégia de marketing digital, já que além de ser uma forma de divulgação fácil eficiente, é também de baixo custo. Veja por quê.
Maior visibilidade
Ter seu próprio site imobiliário é o caminho certo para a divulgação dos seus imóveis, mas não é o único. O ideal é que você combine ferramentas que alavanquem a sua marca no mercado, fazendo o seu produto chegar a quem procura por ele. É o caso dos portais imobiliários, que reúnem uma grande quantidade de ofertas para um número excepcionalmente grande de usuários. Você ganha muito mais visibilidade e é também encontrado bem mais facilmente pelos motores de busca dos principais sites de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.
Melhor relação custo-benefício
No entanto, é preciso ter calma. Não há uma fórmula mágica para o sucesso em nenhuma área, portanto o resultado pode demorar um pouco a chegar. O importante é compreender que essa não deve ser a única forma de divulgação, mas um apoio ao seu site próprio, assim como a divulgação nas redes sociais, por exemplo. Uma das vantagens é que o custo do anúncio costuma ser bastante baixo, principalmente quando comparado às mídias tradicionais. Você pode colocar uma quantidade bastante razoável de fotos em boa resolução e uma descrição adequada do imóvel com muitos detalhes.
Resultados são multiplicados
Há um outro fator muito importante: os próprios portais já investem na sua publicidade própria, o que já é mais da metade do caminho andado. São várias as estratégias e campanhas produzidas para levar não apenas o maior número possível de imóveis cadastrados, mas também de pessoas até o portal. Além disso, há também um aprimoramento técnico constante feito por equipes especializadas visando oferecer a melhor experiência de navegação ao cliente, de forma que fica muito mais fácil e agradável encontrar o que ele está procurando – inclusive os seus imóveis.
Como escolher os melhores portais imobiliários
Mas você deve pensar: são tantos, como escolher o melhor portal? De fato, existem centenas de milhares de portais em todo o país e o custo-benefício precisa fazer valer o seu dinheiro investido. Para isso, algumas dicas podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha:
Determine o seu orçamento
Quanto você pretende gastar? Faça um levantamento de preços levando em consideração os portais mais importantes do país e o custo de um anúncio com certo destaque, para você não ser apenas mais um na multidão. Quanto mais influente o portal, mais oneroso pode ser o anúncio, mas também o retorno pode ser bem maior. Talvez seja mais interessante ter uma conta premium em dois ou três portais do que pulverizar sua divulgação em anúncios que aparecem menos. Pense nisso.
O que seus clientes querem?
É importante ouvir os proprietários dos imóveis que você tem à venda. Geralmente eles têm certa preferência por determinados portais e isso pode ser bastante relevante.
Fique de olho na concorrência
Quem são seus concorrentes diretos? Em que portais eles anunciam? Qual o perfil do anúncio? Se você quer entrar na briga precisa conhecer o inimigo para usar as armas adequadas. Analise o que é melhor para você: anunciar nos mesmos portais ou escolher portais concorrentes?
Analise a praticidade do portal
O portal deve facilitar a sua vida, não adicionar mais uma tarefa diária à sua agenda já tão atribulada. Por isso, analise a praticidade de publicação dos anúncios no portal. Veja, por exemplo, se ele oferece uma opção de envio de dados via feeds/XML, para que você não precise ficar postando diariamente a mesma coisa – a menos que seja uma atualização de dados do imóvel.
Veja se o portal tem interação com as redes sociais
A interação de ferramentas é fundamental no marketing digital, e o portal que não a oferecer estará perdendo uma grande chance de divulgação. Procure portais que permitam também ferramentas que atraiam a curiosidade do consumidor, como tours virtuais, mapeamento e apontamento de endereço e a inserção das plantas dos imóveis, por exemplo.
E você, procuraria um imóvel naquele portal?
Sim, esqueça por um minuto que você é corretor de imóveis e coloque-se como consumidor: você procuraria um imóvel naquele portal? Por quê? Como cliente, ele é fácil de usar, intuitivo, tem todas as informações que você buscaria, é agradável de navegar? Corresponde às suas expectativas de cliente?
Com essas considerações em mente você estará apto a investir da melhor forma em um portal imobiliário. Mas não esqueça que deverá fazer um monitoramento regular para determinar como está seu desempenho no portal, fazendo os ajustes necessários à divulgação ou até mesmo mudando de endereço para garantir o melhor investimento.
E você, já utiliza os portais imobiliários? O que você acha desse investimento? Conte para a gente a sua experiência aqui nos comentários!
Fonte: Tecimob