Nos dias atuais é bem comum escutarmos clientes solicitando, após adquirir um bem imóvel, indicação de profissionais para realizar a reforma na nova moradia, seja mestre de obra, eletricista, bombeiro hidráulico, pintor, dedetizadora, arquiteto, engenheiro, ou até mesmo empresas especializadas em realizar mudanças.
O corretor de imóveis, nesse momento, pode ficar numa situação muito desconfortável.
Se indicar um profissional, por mais renomado que seja, e o serviço não for realizado totalmente em acordo com o esperado pelo cliente, o corretor pode estigmatizar seu nome em função desta indicação mal sucedida.
De acordo com o pensamento anterior, podemos rapidamente pensar que o melhor seria não indicar ninguém para não nos comprometermos e, consequentemente, não passarmos por apuros. E obviamente não colocar em risco nossa credibilidade, ainda mais em função de erros cometido por outros. Todavia, caso se esquive dessa atenção solicitada, o cliente pode imaginar que o corretor não está preocupado com a situação apresentada. Está apenas preocupado em fechar o negócio, receber seu honorário e pronto. A imagem que pode ser passada, neste contexto, é que o corretor não é suficientemente atencioso.
O que fazer? Como evitar correr riscos dessa natureza?
O risco sempre estará presente, até mesmo com os profissionais que prestam serviços diretamente para imobiliária, como corretores, secretárias, etc. Devemos nos precaver em todos os sentidos.
Caso o objetivo seja fazer parcerias, então, primeiramente, necessita-se fazer uma seleção criteriosa das empresas ou profissionais que irão se unir para esse fim, elaborar termos com responsabilidades e condições da parceria, podendo estipular tabela de descontos, entre outras vantagens.
É importante que, a imobiliária ou corretor, elabore uma lista das empresas parceiras, informando, ainda, e inclusive textualmente, das responsabilidades individuais de cada uma.
Vale salientar, que não se deve engrandecer a imagem de qualquer empresa, por melhor que seja. Isso é uma percepção que cliente deve observar, de acordo com o serviço prestado. A parceria é saudável e bem vista pela sociedade, mas precisamos ter cautela.
Por: Rodrigo Barreto