Cada vez mais acessível, realizar o sonho de comprar um imóvel novo requer cuidados diante das vantagens
Com uma expectativa de R$ 500 milhões em negócios, a quarta edição do Salão Imobiliário Ceará (Simc) acontece de hoje até domingo (16), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Entretanto, com tantas opções e facilidades, o consumidor precisa ficar atento e se precaver na hora de fechar negócio que pode oferecer alguns riscos.
Para o tesoureiro do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), Armando Cavalcante, só é vantajoso comprar um imóvel na planta quando a construtora é capaz de entregar os imóveis no prazo prometido, quando o empreendimento é bem localizado e o preço é convidativo. Ainda segundo ele, uma das maiores vantagens do investimento é a valorização após a conclusão da obra. “A tendência é que o imóvel fique 30% mais caro depois de pronto”, diz.
Conforme Cavalcante, o consumidor precisa verificar se a obra possui registrado um memorial de incorporação. “Ele te dá o direito de participar do empreendimento” diz. A certificação trata-se de um conjunto de documentos com garantia de que a construção será concluída de acordo com as especificações de arquitetura e engenharia existentes no projeto.
Aprovação do projeto
O provável dono do imóvel também precisa se certificar da aprovação da obra por parte da Prefeitura – por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), do governo do Estado e do Corpo de bombeiros. “A construtora tem obrigação de mostrar o projeto aprovado aos clientes, que precisam pedir para ver”, destaca.
Bons corretores
Para auxiliar na escolha do imóvel ideal, o consumidor necessita do auxílio de um corretor. Entretanto, é preciso ficar atento na hora de optar por um bom profissional. Somente neste ano, 400 corretores de imóveis foram caçados no Brasil, segundo Cavalcante. “O cliente hoje pode pedir informações sobre os profissionais no conselho regional”, complementa.
Outro ponto destacado pelo corretor é conferir o tamanho real do apartamento ou casa visitando uma unidade decorada pela construtora, evitando confiar somente na ilustração da planta. “Normalmente, as empresas fazem um apartamento decorado pra se ter uma noção do tamanho exato. É bom que o cliente confira”, aponta.
Sobre adquirir o imóvel na planta, ele completa: “é sempre uma boa opção. É quase uma poupança que você faz”.
Mais informações:
Salão Imobiliário Ceará
Data: 12 a 16 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada gratuita
Informações: (85) 3261-1111
Fonte: Diário do Nordeste