Quase mil corretores de imóveis inscritos na dívida ativa têm títulos protestados

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Aproximadamente mil corretores de imóveis e empresas imobiliárias inscritos na dívida ativa do Creci-PB por débitos até o ano de 2016, relativos às suas contribuições, tiveram os débitos encaminhados para protesto, mediante convênio firmado pelo Órgão com o Instituto de Estudos de Protesto do Brasil, Seção Paraíba.

O protesto das Certidões da Dívida Ativa (CDA) se dá no Tabelionato de Protesto do domicílio do devedor, em face do princípio da territorialidade. Até agora, o maior número de protestos se deu em João Pessoa (697), seguido de Campina Grande (83), Cabedelo (55), Bayeux e Alhandra (30), Santa Rita e Patos (16), Itaporanga (5), Cajazeiras (4) e Lucena, São Bento, Pocinhos, Mamanguape e Cuité (5).

Esgotamento da via administrativa

Essa modalidade de recuperação de créditos através do serviço de protesto de títulos vem ocorrendo tanto na Paraíba como em outros estados da Federação e foi adotada diante do elevado índice de inadimplência acumulado ao longo dos anos, após esgotadas todas as oportunidades administrativas de quitação de débitos.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

No ano passado, por exemplo, através de um Mutirão de Conciliação que teve seu período de duração prorrogado, o Creci-PB disponibilizou condições especiais de atualização desses débitos, como parcelamento em até 20 vezes sem qualquer incidência de juros ou despesas de cobrança.

Inadimplência chega a 40%

Na Paraíba há 8.133 inscritos, sendo 5.528 ativos. Destes, 1.127 inativos e 1.916 ativos se encontram em débito. Das 475 pessoas jurídicas inscritas, apenas 389 ativas, também com alto índice de inadimplência: são 109 inativas em débito e 130 ativas nessa situação.

Assessor de Imprensa Creci -PB

Deixe seu comentário