O sonho da casa própria está no imaginário do consumidor desde que ele começa a projetar sua independência financeira. Tornar isso realidade é uma satisfação imensa, especialmente quando é fruto de um bom planejamento financeiro.
Para que isso ocorra da melhor maneira, um dos facilitadores nesse processo de aquisição é o corretor de imóveis. Ele é o responsável por cuidar dos seus interesses, auxiliando em alguns processos que precisam ser realizados a partir do interesse de compra até a hora de fechar negócio.
Essa profissão é certificada pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão que regulamenta a profissão e atribui o título de técnico em transações imobiliárias. Dessa maneira, o profissional que possui essa habilitação pode atuar como corretor e possui instrução e conhecimento para dar suporte aos clientes e ajudá-los a encontrar o imóvel ideal.
Para entender os processos em que ele atua e as facilidades que proporciona, separamos algumas dicas que dizem como um corretor de imóveis pode ajudar você na compra de um imóvel. Confira:
Requisitos básicos
– Um bom corretor precisa ter pleno conhecimento técnico sobre os imóveis que se propõe a vender. Ou seja, deve saber os diferenciais de cada projeto e oferecer aquele que se encaixa melhor no seu perfil (renda, número de familiares, estilo de vida, etc.).
– Compreender os fatores que influenciam o preço e a valorização do imóvel (região, metragem, andar em que o imóvel está localizado, etc.) e como funciona o crédito imobiliário.
– Saber o que deve ser feito no âmbito legal (coleta de documentos, taxas, análise de crédito, etc.), para evitar complicações quanto a pagamentos e liberação de documentações.
Funções do corretor
– Intermediação
Essa parte é aquela em que o corretor é mais reconhecido pelas pessoas. Ele é o negociador que facilita o processo de compra e venda de um apartamento ou casa.
Durante o processo de intermediação, o principal objetivo do comprador é fazer o melhor negócio, e a função do corretor é apresentar a opção que atende suas necessidades. Nesse momento, o profissional deve oferecer um valor ou condição que esteja dentro da realidade financeira do cliente para ajudar a evitar percalços futuros como a recusa do financiamento.
– Consultoria
Também é uma das funções desse profissional informar o comprador sobre os principais aspectos do imóvel, atuando não apenas na negociação, mas como um consultor também.
O objetivo é deixar o consumidor ciente a respeito das características do imóvel, do empreendimento e da região em que está localizado. É importante dar um parâmetro sobre o estado e a qualidade da residência, a região e seus diferenciais, como potencial de valorização e as opções de comércio, serviço, acesso e transporte que estão nas proximidades.
– Documentações
Esse é um dos papéis mais importantes do corretor. Transações imobiliárias exigem na maioria das vezes uma série de documentações específicas. O corretor pode auxiliar bastante nesse aspecto, facilitando e explicando de maneira compreensiva como funcionam todos os trâmites legais, economizando possíveis dores de cabeça na hora de tratar desse assunto.
É importante que ao procurar um corretor, o cliente tenha consciência de quais são as obrigações desse profissional e tire o maior número de dúvidas possível. Assim, ele poderá ter um panorama do seu perfil, indicar o imóvel ideal e facilitar todos os envolvidos nos trâmites.
Por: Tibério Construtora, empresa fundada na capital de São Paulo, e que está no mercado imobiliário há 51 anos
Fonte: Administradores