Entenda a importância da vistoria no imóvel

0
A vistoria no imóvel evita futuros prejuízos tanto ao inquilino quanto ao locatário
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech

Apesar de serem consideradas por alguns corretores como um tanto quanto desagradáveis, a realização da vistoria no imóvel antes e depois da locação é de grande importância, de forma que o corretor que se atenta à essa necessidade evita prejuízos para o inquilino e o locatário.

A Lei 8.245/91 que rege a locação em geral no Brasil não obriga a realização de vistoria, contudo, além de ser uma prática de praxe, a vistoria evita muitos desentendimentos.

Para o locador a vistoria é de grande importância pois através dela o mesmo pode obrigar o inquilino a devolver o imóvel no mesmo estado em que o recebeu. Importante esclarecer que o ideal é que a vistoria seja feita antes e depois do início da locação. Nesse sentido, se o corretor do locador deixa de efetuar a vistoria prévia, como poderá haver provas de como estava o imóvel antes do uso? Como poderá cobrar do locatário eventuais reformas e repinturas?

A vistoria no imóvel evita futuros prejuízos tanto ao inquilino quanto ao locatário
A vistoria no imóvel evita futuros prejuízos tanto ao inquilino quanto ao locatário

No caso do locatário, a importância da realização de vistoria é a mesma, vez que, se o corretor do inquilino deixa de realizá-la (ou ao menos acompanhá-la), o inquilino pode se ver obrigado a realizar reformas no imóvel que não estava verdadeiramente obrigado, uma vez que deixou de construir prova essencial de como se encontrava o imóvel antes de utilizá-lo.

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

O judiciário brasileiro tem levado tão a sério a realização de vistoria que, nas mais recentes decisões, têm deixado de condenar o inquilino nas reformas do imóvel se não foi realizado o laudo de vistoria prévio.

Assim, é de bom conselho que o corretor esteja apto e disponível para a realização do laudo de vistoria do imóvel antes e depois da locação, evitando assim dores de cabeça para seus clientes.

Autor: Leandro Vilaça Borges é sócio do Borges, Cunha e Vaz Advogados, escritório de advocacia em Franca, São Paulo, especialista em Direito Imobiliário pela EPD e pós-graduando em Direito Processual Civil pela FDDJ, com certificados de diversas instituições como FGV, HARVARDx, IICS, Uni-Secovi, CIE, dentre outros. Conta ainda com experiência em loteamento de solo urbano e incorporação imobiliária.

Fonte ZAP Pro

Deixe seu comentário