Para fechar vendas de sucesso, de preferência em pouco tempo, o corretor precisa ter um portfólio de dar inveja. Isso significa que você e os respectivos proprietários devem tomar algumas providências para valorizar os imóveis. Afinal, a apresentação faz sim toda a diferença! Quem quer comprar uma casa com aspecto de abandonada, com quintal por limpar e paredes para pintar? O novo morador quer entrar em um lugar aconchegante, limpo, que seja visualmente atrativo. Que tal conhecer algumas dicas para valorizar o imóvel e não perder mais nenhuma venda? Siga em frente!
1. Cuide da limpeza externa
Para tornar o imóvel atrativo, é fundamental fazer uma limpeza geral não só no interior, mas também na parte externa — especialmente se for uma casa com jardim. A grama deve estar aparada, é bom que os muros recebam pintura nova e o portão esteja em ordem. E verifique também a parte que fica para fora do portão, como o estado da calçada e da entrada para carros. Na hora de avaliar o imóvel, converse com o proprietário e dê essas dicas, convencendo-o de que um aspecto bonito vai valorizar o imóvel e atrair compradores com mais facilidade.
2. Deixe a decoração neutra
Se o proprietário continuar morando no imóvel até a venda, o ideal é ajustar a decoração personalizada para que fique mais neutra. Isso significa tirar pôsteres, quadros, adesivos de parede e outros objetos que poluam visualmente o ambiente. O futuro comprador tem que se imaginar morando no imóvel e, assim, decorando-o a seu gosto. Para conseguir ter essa visão, precisa de uma base neutra.
3. Oriente sobre possíveis reformas
Se o imóvel precisa de reformas, o ideal é pensar em fazê-las antes da venda, para valorizá-lo. Paredes podem ser pintadas, rachaduras consertadas, vazamentos eliminados e a louça dos banheiros trocada. Deixar o imóvel com cara de novo vai melhorar a percepção de potenciais compradores e fazer com que a venda seja concretizada mais rapidamente. Use esse argumento com seu cliente para que ele promova as mudanças possíveis!
4. Pense em trocar o piso
Dentro das reformas, pode ser interessante considerar a troca de pisos. Se o acabamento existente estiver gasto, com falhas ou corroído pelo tempo, uma boa forma de valorizar o imóvel é fazendo sua substituição. Essa mudança deve ser pensada para que o piso seja neutro e combine com vários tipos de decoração, já que é impossível prever o gosto do próximo morador.
5. Revise as instalações elétrica e hidráulica
Nada pior para um comprador que se mudar e ter uma enchente graças a um cano rompido ou ficar sem luz por problemas na fiação elétrica. Nesses cenários, pode acreditar: a satisfação com o negócio vai cair bastante. Para evitar esse tipo de situação, oriente seu cliente a fazer uma revisão elétrica e hidráulica completa. Se você tiver um profissional de confiança da área para indicar, faça essa conexão para tentar fechar negócio mais rápido!
6. Tire a bagunça da garagem
Não são poucas as pessoas que, às vezes sem nem perceber, vão acumulando coisas velhas na garagem, não é mesmo? Mas esses itens devem ser eliminados antes da venda do imóvel para não deixar uma surpresa desagradável para o futuro comprador! Pensando nisso, oriente seu cliente a fazer essa limpeza com antecipação, a fim de liberar o espaço para que você possa mostrar todo o potencial do imóvel nas fotos e nas visitas.
Dicas para valorizar o imóvel anotadas? Então aproveite para aprender a vender imóveis mais rapidamente com o home staging!
Fonte: inGaia