Tecnologia disfarçada de novidade no Mercado Imobiliário

0
Vantagens exclusivas para corretores de imóveis na accounttech
Você já deve ter ouvido falar de empresas de tecnologia que estão mudando diversos mercados, inclusive no mecado imobiliário não é mesmo?

Uber, AirBnb, Ifood, Happy e entre outras empresas que mudaram o modelo de negócio, do tradicional para o inovador, auxiliados pela tecnologia para melhorar a vida e experiência das pessoas.

Isso é muito bom, principalmente quando somos os consumidores e usuários destas experiências. Afinal se há 15 anos atrás dissessem que você iria pedir pizza por um aplicativo e que iria avaliar o serviço para o mundo todo ver, você acreditaria?

Pois é…

No mercado imobiliário temos visto diversas mudanças que já impactam e vão impactar ainda mais o modo de comprar, alugar e vender imóveis. Não é mesmo?

Banner com informações sobre resgate de presentes e publicidade imobiliária

Quem imaginou que teríamos contratos de apartamentos assinados por email, com poder de reconhecimento de firma, sem nenhum custo aos envolvidos na transação (locador e inquilino) ?

A Etic imóveis imobiliária da Mooca já utiliza esse sistema e facilita muito a vida do INQUILINO e do LOCADOR (PROPRIETÁRIO) de imóvel, enviando contratos por email, otimizando assim o tempo e segurança na transação para ambas as partes.

Você imagina quanto tempo foi economizado em cartórios apenas com essa nova tecnologia ?

E o que está por vir ainda no Mercado Imobiliário ?

Essa é uma das evoluções esperadas pelos corretores de imóveis e as imobiliárias também. Mas será que devemos temer este tipo de tecnologia ? Os corretores serão extintos?

Isso deixarei para falar em um outro momento.

Verdade é, que junto à tecnologia surgem diversos discursos disruptivos que se tratam de velhas práticas, escondidas atrás de uma nova tecnologia, mas que na verdade não são de fatos inovadores.

Exemplo disso são as empresas que dizem comprar seu imóvel em poucos minutos, reformá-lo e revendê-lo no mercado com valores abaixo dos praticados.

A tecnologia sim ajuda nesta comunicação, agiliza e melhora este processo. Isso é fato e ninguém vai negar !

Porém, o discurso de serem inovadores utilizando o cruzamento de dados para gerar estatísticas de avaliação do seu imóvel, dentro do “valor de mercado”, nada mais é que calcular por quanto é ofertado atualmente, colocar um percentual X abaixo do valor de mercado e fazer a oferta para sentir se o proprietário está realmente disposto a queimar este imóvel.

Temos que lembrar que a empresa que está investindo não trabalhará de graça e, após a reforma do imóvel em questão, ainda deve ser negociado por um valor bem superior ao pago para que gere lucro.

Antigamente isto era conhecido como “Investidor” e, na minha humilde opinião, continua sendo.

Agora a questão é:

Existe algo de errado nisto ?

Claro que não, negócios são negócios, mas não é isto que eu enxergo como disruptivo quando falamos no mercado de venda, aluguel, permuta e compra de imóveis.

Estamos prontos para a tecnologia mas nem todos estão prontos para a disrupção, desvinculando totalmente o modelo tradicional do inovador.

E você, o que você acha disto ?

Deixe seu comentário